Se existe um lugar no Rio que merece verdadeiramente o título de Reino do bacalhau é a Adega D´Ouro, em Vicente de Carvalho.
O tradicional botequim serve o que para mim é a referência máxima em termos de bolinho de bacalhau ao estilo carioca. Está acima do melhor bolinho. Devia ser tombado, colocado no ponto mais alto do altar como objeto de adoração religiosa botequinesca ou no trono como a majestade do mundo dos bolinhos.
O bolinho do botequim é perfeito até naquilo que alguns diriam ser imperfeito. Ou o fato de vir com uma azeitona portuguesa, com caroço, no meio. Este para mim é mais um dos detalhes que o tornam tão especial.



Acrescento ainda a crocância de uma fritura sem erros, o tamanho ideal e o balanço no ponto certo entre a batata e o bacalhau. Pendendo um pouco mais para este último. Acima de tudo, também a qualidade dos ingredientes.
Bacalhau empanado
Além do bolinho, outro prato que merece destaque no cardápio é o Bacalhau Empanado. A porção executiva do prato vem acompanhada de salada e batatas cozidas e alimenta fácil duas pessoas. Em minha opinião tem ótimo custo-benefício dado à qualidade do bacalhau e o preparo, com o peixe empanado e crocante.



A Adega D´Ouro é um botequim fundamental e imperdível do Rio de Janeiro. Não só pelo bacalhau, mas também por seu ambiente autêntico e impecável. Tem um longo e charmoso balcão de bancos “bunda-de-fora”. A simpatia da equipe local e do dono, o português Manuel Gonçalves, mais conhecido como “Seu Neca”, contam pontos a favor.
Localizado praticamente em frente à Estação de Metrô de Vicente de Carvalho, o clássico bar é de fácil acesso, mas deixe a jornada para os dias menos quentes no Rio.
Adega D´Ouro
Endereço: Avenida Pastor Martin Luther King Jr., 6.031, Loja A – Vicente de Carvalho. Rio de Janeiro /RJ.
Horário: de segunda a quinta, das 9h às 22h. Sextas e sábados de 9h as 00h. Domingo das 9h às 16h.
Contatos: (21) 2482-1571
Para saber mais:
Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.
Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio
André, você TEM que conhecer o City Bar.