Guia gastronômico do bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro.
Adega do Pimenta
Para mim trata-se da melhor casa de comida alemã do Rio. A Adega do Pimenta tem cinco ingredientes que a fazem ser tão especial. A começar pelo comandante William que gosta do que faz e toca a casa com paixão junto aos seus filhos Gustavo e Fábio (este último na chefia do Herr Pfeffer no Leblon).
O segundo fator é a excelente equipe do restaurante, da cozinha aos garçons. Terceiro o ambiente: o charme de Santa Teresa e o pequeno espaço do restaurante.
Quarto a excelência do chopp Brahma sempre muito bem tirado e sem dúvida um dos melhores da cidade. Quinto e último ingrediente, o fornecedor, o grande segredo por trás da salsicha: A Fazenda do Alemão.
Endereço: Rua Almirante Alexandrino, 296. Santa Teresa, Rio de Janeiro / RJ
Horário: Segunda a Sexta das 12h às 22h. Sábado das 12h às 20h e domingo das 12h às 18h.
Contatos: (21) 2224-7554 / contato@adegadopimenta.com.br
Saiba mais em:
adegadopimenta.com.br
instagram.com/adegadopimenta
Armazém São Thiago (Bar do Gomes)
Clássico destino de Santa Teresa, sofreu uma profunda reforma em meados dos anos 2000 tendo sido transformado numa espécie de bar-museu em homenagem a categoria, incluindo o resgate do belíssimo chão de azulejos hidráulicos.
O Armazém São Thiago – um exemplar perfeito da influência galega no Rio – abandonou completamente sua função de secos e molhados para se tornar um botequim.
Sua área interna foi tomada de mesinhas e hoje os produtos básicos deram lugar a um cardápio interessante de petiscos, com destaque para a polpeta (bolo de carne) e os frios e queijos cortados finamente. As opções de bebidas são muitas também, com uma seleção ótima de rótulos de cervejas, além das cachaças.
Endereço: Rua Áurea, 26 – Santa Teresa. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: de segunda a sábado das 12h às 23h. Domingo das 12h às 21h.
Contatos: (21) 2232-0822
Para saber mais:
instagram.com/armazemsaothiago
Bar do Arnaudo
Tradicional casa nordestina de Santa Teresa, o Bar do Arnaudo foi inaugurado em 1970 e segue atraindo muitos fãs ao bairro por sua comida simples, boa e ainda a um custo baixo.
As porções são grandes e sempre atendem mais de uma pessoa. Para acompanhar, cerveja gelada e uma boa seleção de cachaças.
Com salão modesto, onde se destacam os quadros do chileno-carioca Selarón, o restaurante é um lugar charmoso e costuma lotar na hora do almoço nos finais de semana.
Rua Almirante Alexandrino, 316, loja B – Santa Teresa. Rio de Janeiro (RJ).
Horário: de segunda a sexta do meio-dia às 23h. Sábado e domingo até as 20h.
Contatos: (21) 2210-0817
Para saber mais:
facebook.com/BarDoArnaudo
Bar do Mineiro
A cozinha de influência mineira e o nome da casa remete ao dono, Diógenes Paixão, nascido em Carangola, sul de Minas Gerais.
Não falta personalidade a este lugar que já se tornou um ponto turístico de Santa Teresa. A casa vive lotada, principalmente nos finais de semana. Por isso é bom chegar cedo se quiser arrumar uma canto qualquer para sentar ou ir durante a semana, quando tudo está mais tranquilo.
É um lugar para quem não se assusta com gente nem com barulho. O motivo da fama não é à toa: o Bar do Mineiro segue servindo uma boa comida a um preço ainda acessível.
Entre os destaques estão à carne seca e o sempre impecável feijão preto. Porém célebre mesmo é a porção de pasteizinhos de Feijão Mineiro de entrada, uma delícia. A cerveja de garrafa é sempre servida gelada e há muitas opções de cachaça para quem preferir (e caipirinhas).
Endereço: Rua Paschoal Carlos Magno, 99 – Santa Teresa (próximo ao Largo dos Guimarães). Rio de Janeiro / RJ.
Horário: terça a sábado das 11h às 23h. Domingo das 11h às 22h.
Contato: (21) 2221-9227
Para saber mais:
instagram.com/bardomineiro
bardomineiro.net
Goya Beira
O velho botequim de esquina é um dos mais belos bares do Rio em minha opinião. Nasceu como mercearia e tornou-se um charmoso cantinho para bebericar.
O conjunto é perfeito: o cenário de cidade de interior do largo, as velhas portas de madeira, com sua cor descascada e mesinhas de mármore. Completam o chão em cerâmica vermelha, cadeiras saídas de um filme dos anos quarenta e as estantes ainda conservadas com um curioso relógio entalhado.
Dentro do cardápio é possível encontrar algumas coisas para satisfazer a fome. As pizzas feitas na pedra são bem faladas. Um dos pedidos que mais sai por ali é a porção honesta de aipim com queijo.
Há pasteizinhos gostosos semelhantes aos servidos no Bar do Mineiro, lá no outro largo. Cervejas de garrafa sempre geladas, acompanham bem. Tudo a um preço ainda em conta.
Endereço: Largo das Neves, 13 – Santa Teresa. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: de terça à domingo das 18h à 00h.
Contatos: (21) 2232-5751
Para saber mais:
instagram.com/bargoyabeira
Bar do Serginho (Mercearia)
Exemplar muito interessante de mercearia típica carioca, o simpático Bar do Serginho (ou mercearia) é o caçula da lista e resiste no charmoso bairro de Santa Teresa. Por ali, os produtos básicos da estante ainda ocupam um espaço importante dentro do botequim. Mas o local também se tornou uma mercearia-deli com variedades de Queijos, frios para Fatiar, Pães entre outras coisas.
É um lugar muito agradável de ficar e que costuma encher nos finais de tarde da vida, com clientes que se sentam junto as mesas na rua. Como opções de comes e bebes é possível apreciar sanduíches com frios e queijos com cortes finos e cervejas servida muito geladas.
Endereço: Rua Dias de Barros, 2-A – Santa Teresa. Rio de Janeiro / RJ
Funciona de segunda a sexta das 7h às 22h. Sábado das 8h às 21h e domingo das 9h às 16h.
Contato: (21) 2509-6957
Saiba mais em:
instagram.com/bardoserginhodb2
Gostou da dicas? Então quando der um pulo em um dos locais indicados não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.
Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio