Pescados na Brasa, Sabor do Pará no Rio de Janeiro

Pescados na Brasa, Rio de Janeiro, Riachuelo, boteco, frutos do mar, comida paraense, culinária paraense, comida amazônica, peixe de rio, bom e barato, Sabor do Pará, espeto de peixe, pirarucoalho no espeto, boteco paraense, comida brasileira, pintado grelhado, baião de dois, pirão de peixe
Um dos grandes pedidos da casa é o Pintado Grelhado, que servem até 3 pessoas ou mais

Boteco de clima alegre e serviço acolhedor, o Pescados na Brasa serve uma ótima comida paraense no bairro do Riachuelo, no Rio de Janeiro.

Boteco autêntico e com alma

É muito bacana ver uma nova geração de botecos realmente autênticos, e com conteúdo, se firmarem no Rio de Janeiro. Pois o Pescados na Brasa completa 5 anos de abertura em 2024. Ou seja, já se enraizou no panorama botequeiro da Zona Norte do Rio.

No comando da casa está o casal Adriana Veloso, que rege a cozinha, juntamente com o marido Júnior, ou Seu Zé como chamam por lá, a cargo do braseiro.

Pescados na Brasa, Rio de Janeiro, Riachuelo, boteco, frutos do mar, comida paraense, culinária paraense, comida amazônica, peixe de rio, bom e barato, Sabor do Pará, espeto de peixe, pirarucoalho no espeto, boteco paraense, comida brasileira
Boteco de clima alegre e colorido, o Pescados na Brasa serve ótima comida paraense

Fica claro, portanto, que é um bar com alma. Nada desses neo-botecos enlatados que pipocam no Rio e em Sampa. Digamos, descoladinhos, mas muito rasinhos.

Melhor restaurante de comida brasileira no Rio

O Pescados na Brasa está em outro patamar. Arrisco-me até a dizer que no mesmo nível de botequins clássicos do Rio pelo conjunto da obra. Posso começar na maravilhosa cozinha paraense, igualmente por seu atendimento atencioso. Por fim falar da atmosfera descontraída, que me fez sentir em casa.

Não sem razão o elegeram como melhor restaurante brasileiro da cidade pelo Prêmio Rio Show de Gastronomia 2023 e, também, pela Veja Rio em 2022. Podem ter certeza, portanto, de que irão comer muito bem por lá.

Petiscos do Pará, para comer assim sem parar

Eu recomendo ir com um grupo grande de amigos esfomeados, pois o cardápio é recheado de tentações, com diversos petiscos interessantes e criativos.

Pescados na Brasa, Rio de Janeiro, Riachuelo, boteco, frutos do mar, comida paraense, culinária paraense, comida amazônica, peixe de rio, bom e barato, Sabor do Pará, espeto de peixe, pirarucoalho no espeto, boteco paraense, comida brasileira
O cardápio de petiscos do Pescados na Brasa, o Sabor do Pará

Por isso é bom decidir se o lance vai ser esticar a petiscagem, ou partir logo para um prato de almoço, pois comer várias rodadas de beliscos e ainda almoçar é missão impossível.

Uma alternativa interessante é o Menu Degustação. São mini porções de alguns dos pratos mais tradicionais do Pará e assim dá para curtir um pouco de cada. Reúne Maniçoba, Tacacá, Vatapá, Açaí, 1 costela de Tambaqui, camarão seco e farinha d´água. Ou seja, um apanhado geral entre um prato e uma petiscagem.

Pescados na Brasa, Rio de Janeiro, Riachuelo, boteco, frutos do mar, comida paraense, culinária paraense, comida amazônica, peixe de rio, bom e barato, Sabor do Pará, espeto de peixe, pirarucoalho no espeto
Pirarucoalho no espeto, entradinha criativa e gostosa para início dos trabalhos
Pirarucu em duas versões

Porém, eu fui por outro caminho nessa minha primeira passagem pelo Pescados na Brasa, acompanhado do meu irmão e minha mãe.

Começamos a jornada com duas opções de petiscos com Pirarucu, um peixe de rio amazônico que eu adoro. Primeiro o Pirarucoalho no Espeto, o interessante espetinho de pirarucu com queijo coalho.

Pescados na Brasa, Rio de Janeiro, Riachuelo, boteco, frutos do mar, comida paraense, culinária paraense, comida amazônica, peixe de rio, bom e barato, Sabor do Pará, espeto de peixe, pirarucoalho no espeto, boteco paraense, comida brasileira, dadinho de pirarucu, pirarucu frito, iscas de pirarucu
Os Dadinhos de Pirarucu são iscas do delicioso peixe amazônico empanadas

Então o Dadinho de pirarucu frito, ou pequenas iscas de pirarucu empanadas e servidas com um tempero muito bom. Lembrou-me bastante dos petiscos que provei em uma viagem ao Tocantins.

Unha de caranguejo e pastel de camarão com jambu

Até conhecer o Pescados na Brasa, a Unha de Caranguejo do Tacacá do Norte, no bairro do Flamengo, reinava absoluta, então, no pódio do meu pensamento. Não que haja muitas opções desse típico salgado paraense na cidade. De fato, que eu saiba, só o bar do Riachuelo e o restaurante no Flamengo servem.

Pescados na Brasa, Rio de Janeiro, Riachuelo, boteco, frutos do mar, comida paraense, culinária paraense, comida amazônica, peixe de rio, bom e barato, Sabor do Pará, espeto de peixe, pirarucoalho no espeto, boteco paraense, comida brasileira, unha de caranguejo
Unha de caranguejo espetacular a servida no boteco do Riachuelo

As duas são muito deliciosas e assim fica difícil agora afirmar qual é a melhor. Bom para os cariocas, que têm duas excelentes opções de Unha de Caranguejo para se fartarem. Eu, por exemplo, sou completamente louco pelo troço.

Para finalizar a fase de entradas, pedi o gostoso Pastel de Camarão com Jambu. Diga-se de passagem, o cardápio do boteco dedica uma boa atenção aos pastéis, valendo citar ainda o Pastel de Vatapá, Pastel de Caranguejo e Pastel de Pirarucu.

Pescados na Brasa, Rio de Janeiro, Riachuelo, boteco, frutos do mar, comida paraense, culinária paraense, comida amazônica, peixe de rio, bom e barato, Sabor do Pará, pastel de camarão, jambu, boteco paraense, comida brasileira
O bem recheado Pastel de Camarão com Jambu. Os pastéis tem destaque no cardápio do boteco paraense
Banquete de Pintado na Brasa

A hora de escolher o prato principal é outra questão. Os peixes preparados na brasa são um dos destaques do restaurante. E claro, os peixes de rio não poderiam faltar. Tambaqui, Filhote, Pirarucu e Pintado, portanto, estão lá, junto com a Anchova. Esse último, por outro lado, um pescado de mar tradicional na culinária carioca e, que por sinal, eu adoro.

Acabamos optando pelo Pintado, um peixe saboroso que comi muito pelas minhas viagens pelo interior do país. Pedimos o Pintado na Brasa para 3. O que é indicado para 3, depois das entradas, posso dizer, dá para alimentar 4 seres humanos. É muita comida!

Pescados na Brasa, Rio de Janeiro, Riachuelo, boteco, frutos do mar, comida paraense, culinária paraense, comida amazônica, peixe de rio, bom e barato, Sabor do Pará, espeto de peixe, pirarucoalho no espeto, boteco paraense, comida brasileira, Pintado na brasa, pintado grelhado
O Pintado na brasa acompanhado de baião de dois, pirão e farofa. Um verdadeiro banquete

Como acompanhamento o prato vem como pirão de peixe, farofa e uma travessa de Baião de Dois. Sem brincadeira, o Baião de Dois seria o prato principal em qualquer outro boteco da cidade, mas ali ele é simplesmente a guarnição do peixe. Incrível a ogrice.

Mas o principal mesmo é o peixe, um Pintado enorme, grelhado aberto, delicioso demais. Eu sou um verdadeiro fã de churrasco de peixes e os pescados de rio do Brasil são especialmente bons para uso na grelha, por sua carne firme e gordurosa.

Pescados na Brasa, Rio de Janeiro, Riachuelo, boteco, frutos do mar, comida paraense, culinária paraense, comida amazônica, peixe de rio, bom e barato, Sabor do Pará, espeto de peixe, pirarucoalho no espeto, boteco paraense, comida brasileira, cumary do Pará
A cerveja Cerpa e a pimenta cumary do Pará não pode faltar num boteco paraense
Melhores botecos do Rio de Janeiro

Chegamos cedo para o almoço de sábado, pouco antes do meio-dia, enquanto as mesas do local ainda se encontravam vazias. Quando estávamos terminando de devorar nosso banquete, pois, o bar lotou de ávidos adoradores de culinária paraense.

É assim todos os finais de semana. Por isso vale aportar por lá por volta do badalar das 12h. Cabe citar ainda que todo segundo domingo do mês rola apresentações de carimbó em um palco montado na Rua Vitor Meireles, quando a via fica fechada e o clima é bastante animado por ali.

Pescados na Brasa, Rio de Janeiro, Riachuelo, boteco, frutos do mar, comida paraense, culinária paraense, comida amazônica, peixe de rio, bom e barato, Sabor do Pará, espeto de peixe, pirarucoalho no espeto, boteco paraense, comida brasileira
As mesinhas também dispostas na calçada aguardando a clientela, que chega forte nos finais de semana

Sai de lá realizado. Uma maravilhosa sensação de felicidade que eu tenho quando me deparo assim com um botequim que amo. O Pescados na Brasa me conquistou a primeira visita e coloquei ele no meu panteão de grandes botecos do Rio de Janeiro.

Desses, pois, que merece um segundo texto, um novo episódio de comilanças…

Endereço: Rua Vítor Meireles, 92 – Riachuelo, Rio de Janeiro / RJ
Horário: de terça à sábado das 11h às 21h30m. Domingo das 11h às 18h.
Contato: (21) 9935-94753

Para saber mais:
instagram.com/pescadosnabrasa

Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

One Comment on “Pescados na Brasa, Sabor do Pará no Rio de Janeiro”

  1. Que delícia! Nada como saborear pescados na brasa, especialmente com o toque único dos sabores do Pará! A combinação de ingredientes locais e o método de preparo tradicional realmente trazem à tona a riqueza culinária dessa região. Quem mais está com água na boca?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.