Comer e beber no bairro do Bom Retiro, São Paulo

Guia gastronômico com dicas de restaurantes nos bairros do Bom Retiro, em São Paulo.

Restaurante Acrópolis

Trata-se de um dos mais tradicionais restaurantes de São Paulo. Inaugurado em 1959, foi adquirido por um dos garçons, já em 1972, o grego Trassyovoulos Petrakis, mais conhecido como “Seu Trasso”. Depois da morte de Seu Trasso, o restaurante segue sendo tocado por sua família com a mesma qualidade.

O ambiente é muito simples, com cara de botequim.  Não é preciso de cardápios por ali. Os pratos do dia ficam expostos junto da cozinha, em grandes bandejas. Entre as opções: carne de cordeiro com batatas, polvo, lulas recheadas e o clássico Mussaká. 

Recomendo a entrada mista. Uma coisa realmente deliciosa. Um pratinho com azeite derramando sobre a mesa e socado de polvo a vinagrete (muito bom) azeitonas verdes e pretas, cebolas em conserva e umas pastinhas gostosas.

Endereço: Rua da Graça, 364 – Bom Retiro. São Paulo (SP).
Horário: diariamente das 7h30m às 18h
Contato: (11) 3223-4386 / (11) 955565270 (Whatsapp)

Para saber mais:
instagram.com/restauranteacropolis

Delishop Cozinha Judaica

Bom Retiro e Luz

Clima singelo, equipe simpática e um cardápio com comidas judaicas bem preparadas a preços honestos – assim é o Delishop. Entre outras pedidas chamam atenção a Linguiça de Cordeiro com Couscous Marroquino, o Shpondra (costela de boi cozida), a Língua de Boi ao Molho de Tomate e o Mussaká. Sextas e sábados servem Tchulent, cozido que é apresentado como a Feijoada Judaica. Todos os pratos são servidos em porções para uma ou duas pessoas. Atualmente a cozinha é comandada pelo chef Nir Baruch, filho dos fundadores, que aprimorou o cardápio, mesclando culinária contemporânea à tradicional gastronomia judaica.

Funciona de segunda a sábado 08h30 às 15h30.

Endereço: Rua Correia de Melo, 206 – Bom Retiro, São Paulo (SP).

Contatos: (11) 3228-4774 / contato@delishoprestaurante.com.br

Para saber mais:
delishoprestaurante.com.br

Falafel Malka

Bom Retiro e Luz

Escondida numa galeria do bairro, o Falafel Malka é um lugar muito simples, mas com atendimento simpaticíssimo e, o ponto fundamental: um falafel maravilhoso! É servido no pão ou no prato com vinagrete de tomate e pepino, picles de berinjela, pepino chucrute regado com uma farta camada de Tahina. A diferença entre o prato e o lanche está apenas no tamanho. No prato vem mais bolinhos. Programa rápido, barato e sem erros.

Funciona de segunda à sexta das 11h às 16h.

Endereço: Rua José Paulino, 345 loja 21/23A – Bom Retiro. São Paulo (SP)
Horário: de segunda à sexta das 11h às 16h.
Contatos: (11) 3222-2157
Metrô mais perto: Estação da Luz

Para saber mais:
instagram.com/falafelmalka.elal

New Shin La Kwan

New Shin La Kwan, comida coreana, Bom Retiro, churrasco coreano, restaurante coreano, São Paulo, prato coreano
O lance é colocar a carne aos poucos na grelha, para curtir o churrasco com calma

É um dos mais tradicionais restaurantes coreanos do bairro do Bom Retiro, região conhecida por abrigar os imigrantes coreanos em São Paulo.

O churrasco é assado em brasa de carvão e vem acompanhados dos banchans.

Eles fazem questão de deixar claro que o sistema lá não é rodízio. Pede-se um estilo de churrasco e ele já inclui os acompanhamentos. Fiquem certos de que é muita comida na mesa.

Outro destaque é o bibimbap, preparado na panela de pedra, com óleo de gergelim, arroz, legumes, carne moída, ovo, alga seca, semente de gergelim e gochujang´.

Para sobremesa, a dica são os S’mores, uma brincadeira bem tentadora. É dourar o marshmalow no carvão colocar ele sobre o chocolate e fazer o sanduíche com bolachas

Endereço: Rua Prates, 343 – Bom Retiro. São Paulo / SP.

Horário: de terça à sexta das 11h30m às 14h30 e das 17h30m às 20h30m. Sábados e domingos das 11h30m às 20h30m.

Para saber mais:
instagram.com/newshinlakwan

Pho.366

Bom Retiro e Luz

Pelo nome já se percebe que o Pho.366 vai direto ao ponto: o número é o endereço na Rua Silva Pinto, no Bom Retiro e o nome é a sua especialidade, o mais popular prato vietnamita, o Pho (pronuncia-se fô).

Trata-e de um caldo preparado a base do cozimento de ossos de boi e que leva macarrão de arroz e um sem número de especiarias aromáticas frescas. Eu pessoalmente indico o Pho de peito e tendão bovino. O tendão desmancha na boca e dá outra cara ao troço.

Mas quem preferir é possível comer com outros cortes de carne, frango, uma versão atraente de frutos do mar, além do vegano. Mas é bom alertar que eles só aceitam dinheiro lá. Então faça as contas antes de entrar.

Funcionam de segunda a sábado das 11h30m às 15h e das 17h30m às 20h.

Rua Silva Pinto, 366 – Bom Retiro. São Paulo / SP

(11) 3807-6141

Para saber mais:
instagram.com/pho.366

Sashimi do Mar

Bom Retiro e Luz

É o lugar certo para se provar a versão coreana do sashimi. Na Coréia, o peixe cru é cortado de maneira muito semelhante ao Japão, mas vem acompanhado dos bachans, com tudo que é tipo de coisa, incluindo o tradicional Kimchi (conserva de acelga bastante condimentada).

Além do sashimi, o restaurante também oferta outros pratos típicos como o  bibimbap e sundubu. Com um salão de aspecto limpo, cardápio e atendimento em português, o Sashimi do Mar torna a passagem mais tranquila para os brasileiros já iniciados, ou não, na culinária da Coréia.

Endereço: Rua Prates, 553 – Bom Retiro, São Paulo – SP, 01121-000
Horário: todos os dias das 11h30m às 14h e das 17h às 22h.
Contato: (11) 3329-9825
Melhor parada: Estação Tiradentes do Metrô (Linha Azul)

Para saber mais:
instagram.com/sashimidomar

Uri Omma Kimchi, restaurante coreano, mercearia coreana, comida coreana, Bom Retiro, São Paulo
Uri Omma Kimchi, mercearia coreana no Bom Retiro, São Paulo

É o templo sagrado do kimchi na cidade de São Paulo. Lá é possível provar diferentes versões. Desde o kimchi tradicional de acelga, passando por kimchi de nirá, kimchi de cebolinha, de mostarda entre outros. Tudo a partir de uma receita guardada há gerações pela famíla a frente do que eles denominam como uma mercearia coreana.

Chamaria como uma mercearia, loja de produtos coreanos e restaurante de comida rápida. É possível fazer os pedidos e comer ali mesmo, no salão. Mas os clientes podem apenas retirar ou mesmo solicitar por delivery.

Além dos kimchis há toda sorte de preparos por ali, com receitas para banchans típicos da culinária coreana. Também servem opções de pê-efes coreanos. O Doshirak, o pê-efe completo e o Cupbab, que eles chamam de pê-efe simples.

Endereço: Rua Três Rios, 244 – Bom Retiro, São Paulo/SP
Horário: segunda a sábado das 9h às 18h30 (salão). Quinta a sábado das 9h às 20h30 (delivery).
Contato: (11) 99991-0893

Para saber mais:
instagram.com/uriommakimchi
uriommakimchi.com

Gostou das dicas? Então der um pulo em um dos locais indicados não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de destinos em São Paulo em: comer e beber em Sampa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.