Comer e beber no Centro de São Paulo

Guia gastronômico do Centro de São Paulo e da região da Sé e Anhangabaú.

Ao Bar Guanabara

Guia Gastronômico do Centro de São Paulo

Fundado em 1910, o Guanabara é uma dos restaurantes mais antigos ainda em atividade em São Paulo. Um bom destino para quem busca experimentar a típica gastronomia tradicional paulistana em pratos como o Virado à Paulista.

Tem um jeitão meio fora de moda, o ambiente pede uma penteada, mas o serviço é muito bom. Agrada a um público que gosta de restaurante tradicional e não se apega somente a estéticas moderninhas e descoladas. O cardápio contempla pratos variados, mas tem como foco as carnes, que são preparadas na brasa.

Endereço: Avenida São João, 128 – Anhangabaú / Centro. São Paulo / SP.
Horário: segunda à sábado das 09h às 17h.
Contatos: (11) 3228-0958

Para saber mais:
instagram.com/barguanabara1910

Bar do Mané

Guia Gastronômico do Centro de São Paulo

Trata-se de um dos bares mais tradicionais dentro do Mercado Municipal, aberto em 1933. Todos os dias seu balcão fica lotado de clientes a procura de seu famoso sanduíche de mortadela, que leva um colosso de 300 gramas do embutido da marca Ceratti.

Endereço: Rua da Cantareira, 306 – Mercado Municipal, Rua E, boxe 14 – Centro. São Paulo / SP.
Funciona de segunda à sábado das 04h30m às 17h. Domingo das 06h às 15h.
Contatos: (11) 3228-2141

Para saber mais:
instagram.com/bardomane
bardomane.com.br

Casa das Ostras

Guia Gastronômico do Centro de São Paulo

Os donos da Casa das Ostras são o mesmo da peixaria Ki-peixe. Inauguraram o pequeno box em 2011 com a proposta de ofertar os pescados e frutos do mar disponíveis na loja.

O carro chefe são as ostras frescas, trazidas diariamente de Cananéia, no litoral paulista e de Florianópolis, em Santa Catarina. O cardápio, no entanto, não se restringe apenas as ostras.

É possível apreciar outros petiscos interessantes como espetinhos de camarão, peixes fritos variados e ceviches. Quem preferir pode escolher o pescado direto na peixaria e levar para a galera preparar por ali.

Endereço: Rua da Cantareira, 306 (Mercado Municipal). Centro – São Paulo / SP.
Horário: de terça a sábado das 6h às 17h30m. Domingos e segundas, das 6h às 16 horas.
Contatos: (11) 94005-4080

Para saber mais:
instagram.com/acasadasostras

Casa Godinho

Guia Gastronômico do Centro de São Paulo

Trata-se de um lugar, antes de tudo, histórico na cidade de São Paulo. A loja foi fundada em 1888 pelo português José Maria Godinho então na Praça da Sé. No ano de 1924 mudou para a rua Libero Badaró, no Centro, onde funciona até hoje e mantém muito do seu ambiente original.

Em resolução publicada no Diário Oficial do Municipio em janeiro de 2013, a Casa Godinho foi declarada patrimônio cultural imaterial da cidade pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de São Paulo (Conpresp).

Lá é possível encontrar produtos finos como embutidos importados, bacalhau, bebidas e toda a sorte de coisas. Confesso que em alguns casos eu não achei os preços tão atraentes assim, mas estar em um lugar como aquele para mim já vale o programa.

Endereço: Rua Líbero Badaró, 340 – Centro. São Paulo / SP.
Horário: de segunda a sexta das 7h às 18h30m.
Contatos: (11) 3104-1520

Para saber mais: 
merceariagodinho.com.br

Hocca Bar

Guia Gastronômico do Centro de São Paulo

Um dos mais tradicionais bares do Mercadão da Cantareira, foi no Hocca Bar que surgiu o clássico pastel de bacalhau que virou um dos símbolos da gastronomia paulistana. Hoje conta com três quiosques no mercadão e segue servindo algumas pedidas famosas além do pastel como o sanduíche de mortadela. Eu particularmente recomendo o Antigão, um lanche de pernil com queijo provolone espetacular.

Endereço: Rua da Cantareira, 306 (Mercado Municipal de São Paulo) – Sé. São Paulo (SP).
Horário: de segunda a sábado, das 8h às 18h horas. Domingos das 8h às 16h30m.
Contatos: (11) 3227-6938

Para saber mais:
instagram.com/hoccabar__oficial

Mercado Municipal de São Paulo

Guia Gastronômico do Centro de São Paulo

Segue sendo um programa muito legal, apesar das hordas de turistas que lotam o local atrás de um dos lanches mais famosos da cidade de São Paulo: tradicional sanduíche de mortadela e o pastel de bacalhau. A procura deixaram os preços não mais tão atraentes também. Há desde lojas com produtos como embutidos, queijos, passando por carnes até os estandes vendendo lanches rápidos. Sábado o mercado costuma ficar lotado, por isso recomendo que prefiram os dias da semana (sempre indo de metrô, em qualquer dia).

Endereço: Rua da Cantareira, 306 – Centro. São Paulo / SP
Horário: Segunda a sábado, das 6h às 17h
Contato: (11) 3313-3365

Para saber mais:
mercadomunicipalsp.com

Gostou das dicas? Então der um pulo lem um dos locais indicados não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de destinos em São Paulo em: comer e beber em Sampa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.