Comer e beber no bairro de Pinheiros, São Paulo

Guia gastronômico com dicas de bares, restaurantes, feiras e mercados no bairro de Pinheiros, em São Paulo.

Ambar Cervejas Artesanais

Pinheiros

Com salão amplo, bonito e agradável de se estar, o bar conta com 15 torneiras de chope, focando em estilos artesanais do Brasil, mas abrindo também para marcas convidadas de fora do país.

O bom é que não investe só em um estilo de cerveja e também oferece marcas de cervejarias de médio porte, um pouco mais em conta.

Cardápio de comes é enxuto, mas com opções que vão de petiscos, taboas de queijos e frios até burgers e sandubas.

Endereço: Rua Cunha Gago, 129 – Pinheiros. São Paulo (SP)
Horário: segunda das 12h às 22h. Terças e quartas de 12h a 23h45m. Quintas à sábado das 12h às 00h45m.
Contatos: (11) 3031-1274

Para saber mais:
barambar.com.br
instagram.com/ambar_cervejasartesanais

Arturito

Pinheiros

Elegante restaurante impressiona pela qualidade de tudo que se come por ali, em termos de frescor e sabor. A inspiração mediterrânea da cozinha não impede que a maioria dos ingredientes utilizados seja de origem nacional. Como, por exemplo, os queijos (só trabalham com queijos artesanais brasileiros ).

A preocupação é tentar comprar tudo diretamente de produtores locais e nacionais, garantindo a boa origem, qualidade e o frescor dos alimentos.

Muita coisa é produzida na própria cozinha. É o caso das linguiças, as massas e os pães caseiros. Possui um cardápio para almoço, jantar e outro apenas aos de passagem no final de semana.

Endereço: Rua Artur de Azevedo, 542 – Pinheiros. São Paulo / SP.
Horário: de terça a sexta das 12h às 15h. Sábados e domingos das 12h às 16h. No jantar de terça à sábado das 19h às 23h.

Para saber mais:
instagram.com/restaurantearturito
arturito.com.br

Fundado em 1950 por uma família de origem libanesa, o Almanara é sem duvida uma das mais tradicionais casas de influência árabe de São Paulo. É surpreendente que mesmo tendo crescido e virado rede, a qualidade da comida do grupo se manteve. Atualmente contam com 14 endereços espalhados pela capital e também Alphaville e Campinas.

Endereço: Avenida Rebouças, 3.970, Loja 151, Piso térreo, Shopping Eldorado – Pinheiros. São Paulo / SP
Horário: diariamente das 11h30 às 22h30m.
Contato: (11) 3031-8411

Para saber mais:
almanara.com.br

Bar das Batidas C… do Padre

Pinheiros

Conhecido pelo peculiar nome de C… do Padre, por estar localizado atrás da Igreja do Largo dos Pinheiros, o Bar das Batidas é um clássico de São Paulo. É famoso pelas receitas de batida. Para comer, uma boa pedida é a carne seca com mandioca e o espetinho de carne que caem bem com uma ampola de cerveja gelada. O estilo único e o clima de boteco artesanal o colocam na lista de botequins imperdíveis na cidade.

Endereço: Rua Padre Carvalho, 799 – Pinheiros. São Paulo (SP).
Horário: de segunda à sábado das 11h às 01h. Domingo das 15h às 00h.
Contatos: (11) 2856-0927

Para saber mais:
instagram.com/ocdopadre

Bar do Biu

Pinheiros

Nos sábados à tarde a parada para um almoço nordestino é perfeita após um passeio pela feira da Praça Benedito Calixto. A refeição farta, boa e barata do Bar do Biu não poderia ter um resultado diferente: fila quase certa na porta do singelo restaurante na esquina da Cardeal Arcoverde com Rua João Moura.

O cardápio traz algumas opções bastante interessantes como o ótimo Baião de Dois, a Mulatinha Assanhada (carne de panela com farofa de feijão de corda) e Vaquejada (carne de sol fatiada e acebolada com pedaços de queijo coalho e farofa de abóbora). A cerveja também está sempre geladinha, impecável.

Endereço: Rua Cardeal Arcoverde, 772/776 – Pinheiros. São Paulo / SP.
Horário: Funciona diariamente das 11h às 18h.
Contatos: (11) 3081-6739

Para saber mais:
instagram.com/bardobiu

Bar do Mário

Pinheiros

Bar do Mário é um maravilhoso botequim de esquina, estilo raiz, na Rua Artur de Azevedo com a Rua Joaquim Antunes. Deveria ser tombado por permanencer resistindo ali com seu jeitão simples e boteco de ser. É um antídoto a gourmetice que domina cada vez mais o bairro de Pinheiros.

O destaque do cardápio fica por conta do bolinho de bacalhau que é excelente, desde que frito na hora. Boa dica é o Chorizo Argentino, muito bem feito e a feijuca aos sábados. Ficar a toa nas mesas da calçada é um programa barato e bem atraente para quem é chegado num boteco.

Rua Artur de Azevedo, 1162 – Pinheiros. São Paulo / SP.
Horário: de segunda a sábado das 6h a 1h.
Contato: (11) 3061-5865

Bar Moela

Rômulo Morente, churrasqueiro e sócio do Moela, se inspirou em suas incursões por botecos tradicionais, especialmente no universo botequeiro de Belo Horizonte para criação do cardápio, que tem como destaque os bolinhos, mas vai muito além deles.

Como o próprio nome do bar releva, por ali cortes como miúdos são as estrelas do cardápio. Então se você gosta de Moela ao Molho ou Língua com jiló o seu lugar é ali. Eu faço parte desse time com certeza.

Os bolinhos são sem dúvida um das principais atrações e fazem muito sucesso com o público. As opções vão de Bolinho de Morcilla, passando pelo de carne com tutano até o Bolovo de Rabada.

Endereço Pinheiros: Rua Cardeal Arcoverde, 2320.
Endereço Vila Buarque: Rua Canuto do Val, 136.
Horário: de quarta à sexta das 14h as 23h. Sábado das 12h às 23h. Domingo das 12h às 18h. Segundas das 15h às 22h (Pinheiros) e terça das 16h às 23h (Pinheiros).
Contatos: (11) 90335-5556

Saiba mais em:
instagram.com/barmoela

Boca de Ouro

Pinheiros

Há muitos atrativos na casa de Pinheiros, como a ótima carta de cervejas e de drinques, além de petiscos muito interessantes. Destaque para o Bolovo com ovo caipira e gema mole e a porção tentadora de torresmos no pote. É um local perfeito para uma escala relaxante após o trabalho e antes de retornar para casa.

Endereço: Rua Cônego Eugênio Leite, 1211 – Pinheiros. São Paulo (SP).
Horário: Terças e quartas das 18h às 0h. Quinta à sábado das 18h às 2h.
Contato: (11) 4371-3933

Para saber mais:
instagram.com/barbocadeouro
bocadeouro.com.br

Borger Burger

Pinheiros

Para quem busca um bom hambúrguer, sem muitas firulas, e de saída rápida, a casa da Dr. Virgílio é uma ótima opção.

O Cheeseburger vem na opção simples com 100 gramas de carne angus ou com dois discos na Double. Partindo daí o lance é ir adicionando livremente os itens complementares, a critério de cada um.

É possível acrescentar, sem custos, alface, picles, cebola, tomate, Borger Mayo e jalapeño. Além disso, também pode-se incrementar o sanduba com umas fatias de bacon e/ou Extra Cheddar.

A Crinkle Fries, batata frita enrugada, é crocante e deliciosa e indispensáveis.

Endereço: Rua Doutor Virgílio de Carvalho Pinto 211, Pinheiros. Sâo Paulo / SP.
Horário: de segunda a quarta das 12h às 23h. De quinta a domingo das 12h as 00h.
Contatos: (11) 2768-3200

Saiba mais em:
instagram.com/borgerburger

Bráz Pizzaria (Pinheiros)

Pinheiros

É certo que em qualquer filial que se vá da pizzaria encontraremos o mesmo bom serviço e o sabor e qualidade garantidos nos alimentos. Não é diferente na filial de Pinheiros.

As pizzas de lá seguem sendo umas de minhas prediletas em São Paulo. Uma pena que tenham ficado caras, o que me impede de ir mais lá. Servem um imperdível pão de calabresa de entrada e um chope de excelente nível.

Endereço: Rua Vupabussu, 271 – Pinheiros. São Paulo / SP.
Horário: de domingo à quarta das 18h30m às 23h30m. Quinta a sábado das 18h30m às 00h30m.
Contato: (11) 3037-7975

Para saber mais:
brazpizzaria.com.br

La Borratxeria Underdog

Esqueça guarnições e acompanhamentos. O lance é concentrar esforços nas carnes, servidas em taboas para dividir. A carne servida lá não deixa nada a dever aos restaurantes considerados top no assunto. Só que na casa da Rua João Moura paga-se menos por mais.

Parrilla é comandada pelo argentino Santiago Roi, que tem como sócio nada menos que o Jão, guitarrista da banda Ratos de Porão. Isso garante um misto de boa comida e uma ótima seleção musical, que circula entre rock, folk, blues e jazz. Tem clima é descontraído e informal. Para beber, boa seleção de cervejas especiais.

Endereço: Rua João Moura 539 (Pinheiros) e Rua Ramos Batista 380 (Vila Olimpia). São Paulo / SP
Horários: deterça à quinta das 12h às 16h e das 18h às 22h30m. Sextas e sábados das 12h às 22h30m e Domingo das 12h às 18h (Pinheiros). Segunda das 12h as 15h. Terça à quinta das 12h às 15h e das 17h às 22h30m. Sextas e sábados das 12 as 22h30m e Domingo das 12h Às 18h (Vila Olímpia).

Para saber mais:
instagram.com/borratxeria

Buzina Burgers

Sou fã desde os tempos em que trabalhavam apenas com o Food Truck . Para ser sincero, considerava o Buzina Food Truck um dos poucos realmente relevantes na moda que assolou São Paulo uns anos atrás. Não é sem razão que o Buzina Burgers segue firme, agora em um novo endereço bacana na Rua Padre Carvalho, em Pinheiros.

Posso dizer é que o Buzina é um lugar sem erros. Serve ótimos hambúrgueres, uma imperdível batata-frita e não inventa muito em cima do tema. Eu particularmente adoro o X-Bacon de lá, até porque burger e bacon pra mim são elementos inseparáveis.

Endereço: Rua Padre Carvalho, 30 – Pinheiros, São Paulo / SP
Horário: de segunda a quinta das 12h às 15h30m às 23h. Sexta das 12h às 15h30m e das 18h às 00h. Sábado das 12h às 00h. Domingo das 12h às 23h.
Contato: (11) 98845-7550 (Whatsapp)

Para saber mais:
instagram.com/buzinaburgers
buzinaburgers.com

Casa de Ieda

Pinheiros

Serve um dos melhores Baião de Dois que eu já comi até hoje no eixo Rio-São Paulo. Um prato saboroso e com gosto. É a própria Ieda que dá conta do serviço ali em seu pequenino, deliciosamente singelo e autêntico restaurante. 

Aprendeu alguns segredos da cozinha regional da Chapada Diamantina, como salgar as carnes, observando o seu pai. Hoje utiliza esta sabedoria no preparo de suas receitas que incluem alguns pratos típicos até então raros de se encontrar em Sampa, como é o caso do Godó de Banana Verde.

Tem menu enxuto e que varia dia-a-dia (geralmente dois pratos principais, duas opções de entrada e uma sobremesa). Todos os ingredientes são escolhidos a dedo e a maioria deles trazidos da Bahia, como é o caso do arroz vermelho.

Endereço: Rua Ferreira de Araújo, 841 – Pinheiros. São Paulo / SP
Horário: de terça a sexta das 11h30m às 15h. Aos sábados das 11h30m às 16h.
Contatos: (11) 4323-9158
Melhor parada: Estação Faria Lima do metrô (Linha Amarela)

Para saber mais:
instagram.com/casadeieda

Cervejaria Nacional

Pinheiros

A já tradicional cervejaria da Avenida Pedroso de Moraes é reconhecida tanto por suas cinco receitas de cervejas artesanais como também pelo cardápio de comidas. Há ambientes para diferentes humores: pode-se optar pelo bar, mais animado e onde costumam ocorrer shows, ou o restaurante no 3º andar, onde é possível apreciar com mais calma os interessantes petiscos e pratos para harmonizar com os sabores de cervejas das torneiras. Vale ainda fazer uma visita à fábrica, no térreo.

Endereço: Avenida Pedroso de Morais, 604 – Pinheiros. São Paulo / SP.
Horário: de segunda a sexta das 17h às 00h. Sábado das 12h às 00h
Contatos: (11) 99712-5576

Para saber mais: 
cervejarianacional.com.br

Chimi Choripanes

Choripan
Choripan clássico do Chimi Choripanes

Com ambiente simples e no esquema pague e coma, seu foco são os choripanes. Os sanduíches são vendidos em diferentes versões. Da clássica (só com linguiça e chimichurri) até as mais elaboradas com queijo provolone, pimentão e diferentes molhos como maionese de páprica.

As gostosas linguiças são de fabricação própria. Além disso, os sandubas vêm em um ótimo pão de fermentação natural. Para acompanhar caem muito bem os rótulos da cervejaria Patagônia.

O primeiro endereço foi o de Pinheiros, mas hoje já contam com casas também no Brooklin, Tatuapé e Vila Olímpia.

Endereço: Rua Artur de Azevedo, 969 – Pinheiros. São Paulo / SP
Horário: diariamente das 11h30m às 23h.
Melhor parada: Estação Fradique Coutinho do Metrô (Linha Amarela)

Para saber mais:
instagram.com/chimichoripanes

Consulado da Bahia

Pinheiros

Servem uma comida baiana bem temperada a preços alcançáveis. Principalmente no menu executivo do almoço. Não é a toa que a casa está sempre cheia de fãs atrás de pratos como moqueca, carne de sol e bobó de camarão.

Algumas porções alimentam tranquilo um casal e até um grupo. Para completar a refeição, cerveja de garrafa – sempre geladíssima – cai muito bem. Quem preferir, a casa oferta diversos sabores de capirinhas.

Rua dos Pinheiros, 534 – Pinheiros. São Paulo (SP)
Horário: de terça à sábado das 12h às 00h. Domingos das 12h às 22h.
Contatos: (11) 30853873

Para saber mais:
instagram.com/consuladodabahia
consuladodabahia.com.br

Cozinha 212

Cozinha 212, Pinheiros

Meio bar, meio restaurante, com foco em pratos na grelha a lenha, o Cozinha 212 é um destino múltiplo. Conseguem preparar de um polvo grelhado memorável até um ótimo Bife de Chorizo. Pode-se optar em ficar nas ótimas entradas também.

É um bom destino para quem curte drinques e vinho, com um carta bem interessante.

Endereço: Rua dos Pinheiros, 174 – Pinheiros. São Paulo (SP)
Horário: de segunda à sexta das 19h às 00h. Sábado de 13h às 16h e das 19h as 1h.
Contatos: (11) 2478-6612 / contato@cozinha212.com.br
Melhor parada: Estação Fradique Coutinho do Metrô (Linha Amarela)

Para saber mais:
instagram.com/cozinha212

Degas Pinheiros

Pinheiros

O tradicional restaurante serve comida farta e por preços justos. Destaco o famoso Filé Parmegiana, uma verdadeira monstruosidade que alimenta, dependendo da fome, até quatro pessoas.

Mas o foco do local são as carnes e o churrasco na brasa. Com clima singelo de restaurante de bairro, tem um atendimento atencioso e rapidez no serviço.

Endereço: Rua Teodoro Sampaio, 568 – Pinheiros. São Paulo / SP.
Horário: diariamente das 11h30 às 23h.
Contato: (11) 3062-1276

Para saber mais:
degasrestaurante.com.br

Cervejaria Dogma

Cervejarias em Pinheiros

Tasting Room da cervejaria paulistana Dogma na região de Pinheiros. A marca, cuja matriz foi aberta em Santa Cecília, é bastante celebrada pelo público cervejeiro. No bar é possível apreciar os sabores de cervejas on tap como a Double IPA Hop Lover que eu adoro.

Endereço: Rua Francisco Leitão, 150 – Pinheiros. São Paulo / SP
Horário: De terça à sexta das 16h às 23h. Sábado das 13h às 23h Domingo das 13h às 20h.
Contato: (11) 94858-7000

Para saber mais:
instagram.com/dogmapinheiros

El Pampero

El Pampeiro, Pinheiros

Pequena e simpática parrilla mescla influências uruguaias, argentinas e gaúchas no cardápio. As carnes estão lá sim, mas o local se destaca também pelos seus sanduíches, que são ótimos! Alguns, como o caso do clássico Chivito uruguaio, ou o Matambre argentino, são raros de se achar em outros lugares em Sampa.

Outro lanche que me apeguei foi o Choripan, que sem exagero, talvez seja o melhor de São Paulo (ao menos que tenha experimentado até hoje). Isso por conta da excelente linguiça artesanal utilizada, além do molho chimichurri.

Endereço: Rua Tucambira, 90 – Pinheiros. São Paulo / SP
Horário: segunda das 12h às 16h. Terça e quarta das 12h às 16h e das 19h às 22h. Quinta e sexta das 12h às 16h e das 19h às 22h30m. Sábado das 12h30m às 22h.
Contatos: (11) 3819-0208

Para saber
instagram.com/el.pampero

Empório Alto dos Pinheiros

Pinheiros

É um verdadeiro paraíso dos amantes de cervejas especiais. Nasceu como uma loja, mas aos poucos foi ganhando contorno de bar.

Hoje conta com centenas de rótulos nas estantes, além de um balcão com dezenas de chopes de marcas nacionais e importadas. O ambiente é confortável e há opções de petiscos e pratos para acompanhar a degustação.

Endereço: Rua Vupabussu, 305 – Pinheiros. São Paulo/SP.
Horário: de domingo à quarta das 11h às 00h. Quinta à sábado das 11h à 1h.
Contatos: (11) 3031-4328

Para saber mais:
instagram.com/eapsp
eapsp.com.br

Feira da Praça Benedito Calixto

Pinheiros

A famosa Feira da Praça Benedito Calixto mistura antiquários, arte, artesanato, bijuterias, apresentações de música, leituras e lançamentos de livro e, como não poderia deixar de faltar, uma área de alimentos com barracas de comidas típicas de diferentes lugares. Por ali dá para encostar a barriga no Pará, comer um acarajé de Salvador, ir até Portugal resgatar um bolinho de bacalhau, ficar nas empanadas chilenas ou caiar dentro de um típico pastel paulistano.

Funcionam todos os sábados das 8h30 às 20h.

Endereço: Praça Benedito Calixto S/N – Pinheiros. São Paulo (SP).

Feira Livre da Rua Antonio Bicudo

Pinheiros

Eu tenho de rodar ainda muitos anos para poder falar com propriedade sobre o que considero o melhor pastel paulistano.

Um pastel de bacalhau que muito admiro no entanto, é o vendido numa barraca na Feira da Rua Antônio Bicudo.

Na feira de Pinheiros, o pastel é menor e no tamanho perfeito para saciar o desejo, sem empanturrar. O recheio é quase uma pasta de sabor suave e no ponto certo de sal, de um bacalhau muito bem desfiado.

Essa Feira Livre é realizada todas as quintas, na parte da manhã. A barraca de pastéis fica quase na altura da Rua Teodoro Sampaio. Não tem erro. É só observar a mais lotada de clientes.

Finnegan’s

Pinheiros

Tem o ambiente típico dos pubs da Irlanda. Escuro, e com muito uso de madeira. Gosto de lá porque é um dos mais descontraídos. Tem clima largadão, um tipo de boteco dos pubs paulistanos, com equipe simpática e uma comida que quebra um galho.

É considerado o pub mais antigo de São Paulo, inaugurado em 1988.

Endereço: Rua Cristiano Viana, 358 – Cerqueira César. São Paulo (SP).
Horário: terça e quarta das 16h às 00h. Quinta das 16h às 01h. Sexta e sábado das 16h às 03h. Domingo das 16h às 23h30m
Contatos: (11) 3062-3232

Para saber mais:
instagram.com/finnegansoficial
finnegans.com.br

Frida & Mina

Pinheiros

Os sorvetes são produzidos com ingredientes orgânicos. O preparo é todo artesanal, feito ali mesmo na própria loja. Há dos mais simples como o de Chocolate e Flocos, até os mais exóticos com Caramelo com Flor de Sal e Morango ao Vinagre Balsâmico.

Com decoração moderninha e agradável, a sorveteria também se destaca por servir água filtrada a vontade para a clientela e um ótimo café de coador. A galera de bike é muito bem vinda por lá – há espaço para colocar bicicletas na calçada.

Endereço: Rua Artur de Azevedo 1147 – Pinheiros. São Paulo (SP).
Funcionam de segunda a sexta das 12h às 22h. Sábados e domingos das 11h às 22h
Contatos: (11) 2579-1444

Para saber mais:
instagram.com/fridaemina

Goose Island Brewhouse

Goose Island Brew Pub, chopp Goose Island, Pinheiros

Um dos maiores destaques do bar em minha opinião são as torneiras com chopes da Goose Island que variam entre receitas tradicionais e outras exclusivas do local, além do terraço com uma vista muito bacana para o Largo da Batata. É um barzão muito bonito e gostoso de se estar.

Os petiscos e pratos fazem o seu papel de bons coadjuvantes da cerveja, diria. Porém, o cardápio tem os seus destaques como o Steak de Angus grelhado na brasa, por exemplo.

Endereço: Rua Baltazar Carrasco, 187 – Pinheiros. São Paulo / SP.
Horário: terça das 18 às 00h. Quarta das 12h às 22h. De quinta à sábado das 12h às 01h. Domingo das 12h às 22h.
Contatos: (11) 2886-9858

Para saber mais:
gooseisland.com/brewhouse-saopaulo
instagram.com/goosesaopaulo

Guarita Bar

Guarita Bar, Pinheiros

A parceria entre o bartender Jean Ponce com o chef Greigor Caisley deu liga no Guarita. O local tem muitas qualidades, que vão dos coquetéis, passando pelo ambiente e indo até o cardápio de petiscos.

Greigor já havia me conquistado com sua Coxinha de Rabada do 12 Burger & Beer, na mesma rua do Guarita. Agora mais uma vez me surpreendeu com a versão de bolovo do Guarita, que é sensacional.

Quem preferir outros comes, pode partir para os sandubas (como o de barriga de porco) ou as pizzas individuais preparadas no forno a lenha. No quesito drinques, fiquei particularmente encantado com o Red Snaper, uma versão do Blood Mary, só que com gin.

Endereço: Rua Simão Álvares, 952 – Pinheiros. São Paulo / SP.
Horário: de terça a sexta das 18h às 2h. Sábado das 17h às 2h. Domingo das 16h às 00h.
Contatos: (11) 3360-3651
Melhor parada: Estação Faria Lima do Metrô (Linha Amarela)

Para saber mais:
instagram.com/guaritabar

Hocus Pocus

Cervejarias em Pinheiros

Com 18 torneiras à frente do balcão, o bar da cervejaria carioca Hocus Pocus abriu em 2022 bem junto ao Largo da Batata, para alegria dos cervejeiros paulistanos. É talvez a mais bem concentuada microcervejaria do Rio, com rótulos que já contam com boa distribuição, como é o caso da American IPA Interstellar, uma das minhas prediletas.

Endereço: Rua Fernão Dias, 690 – Pinheiros, São Paulo / SP
Horário: de terça à sábado das 17h às 00h. Domingo das 12h às 21h

Para saber mais:
instagram.com/hocuspocussp
cervejariahocuspocus.com.br

Izakaya Matsu

Irmão do Izakaya Issa, na Liberdade, o Matsu segue a mesma linha izakaya de ser, com ambiente informal e um longo balcão onde curto sentar para provar as variadas opções do cardápio.

Servem também o takoyaki, além de um ótimo Katsu Sando (sanduíche de milanesa de copa). Há muitos itens deliciosos por ali e é preciso ir mais de uma vez para dar conta. Além das entradas, a carta dá destaque aos ramens, tempurás, pratos de curry com arroz e, também sushis e sashimis.

É o melhor izakaya da região de Pinheiros em minha opinião.

Endereço: Avenida Pedroso de Morais, 403 – Pinheiros. São Paulo / SP.
Horários: de segunda a sábado das 18h às 23h.
Contatos: (11) 3812-9439

Para saber mais:
instagram.com/izakayamatsu
facebook.com/izakayamatsu

Jesuíno Brilhante

Jesuino Brilhante, Pinheiros

O restaurante se mantém fiel as receitas tradicionais do sertão potiguar, com destaque para a carne de sol. Tem uma pegada simples, gostosa, sem excessos – no ponto certo de nossa felicidade.

As porções servem uma pessoa a preços honestos, servidas em charmosos recipientes metálicos.

Acompanhamentos como Arroz de Leite, Macaxeira, Cuscuz Nordestino, Feijão de Corda e paçoca de carne de sol fazem parte do cardápio.

Entre as entradas linguiça artesanal, bolinho de arroz vermelho do sertão, coxinha de costela de boi e croquete de carne de sol.

Endereço: Rua Arruda Alvim, 180 – Pinheiros. São Paulo / SP
Horário: de segunda a sexta das 11h30m às 15h. Sábado das 11h30m às 16h.
Contato: (11) 98619-6329

Para saber mais:
instagram.com/jesuinobrilhante

King of the Fork

Pinheiros

KOF é sigla para ‘King of the Fork’, referência ao KOM ‘King of the mountain’, prêmio dado ao ciclista com o melhor desempenho em uma subida. O garfo (fork) é o ponto em comum entre a bicicleta e comida. Assim define o site do café-bar na Rua Artur de Azevedo, em Pinheiros.

Ponto de encontro para galera que curte bike, cafés e também cervejas especiais. Eles têm um ótimo cardápio. Para mim um cantinho bacana onde curto parar nas tardes da vida para relaxar, seja atrás de cafeína ou cevada pura.

Endereço: Rua Artur de Azevo, 1317 – Pinheiros. São Paulo (SP).
Horário: de segunda à sexta das 08h às 19h. Sábado de 8h às 17h.
Contatos: (11) 2533-9391

Para saber mais: 
kingofthefork.com.br
instagram.com/kingofthefork

Lanchonete da Cidade

O ambiente resgata o clima de lanchonete típica paulistana dos anos 50 e 60. O cardápio de comidas segue o estilo, com boas opções de hambúrguer, em versões clássicas e mais aprimoradas.

Como entrada não deixem de pedir a Batata Rústica, crocante, sequinha e saborosa. A porção é servida em pedaços grossos com a casca e acompanhada de alho assado e alecrim. É simplesmente fantástica!

Em Pinheiros é uma boa opção para ir com amigos ou família após uma visita ao Instituto Tomie Ohtake.

Endereço: Rua Coropés, 51 – Pinheiros. São Paulo / SP
Horário: de segunda a quinta das 12h às 15h e das 17h à 00h. Sexta e sábado das 12h às 01h. Domingo das 12h às 00h.
Contatos: (11) 3086-3399

Para saber mais:
instagram.com/lanchonetedacidade
lanchonetedacidade.com.br

Le Jazz Brasserie

Pinheiros

Decoração muito bem acertada, com um quê de bistrô aconchegante e elegante, e uma maravilhosa trilha sonora: jazz na veia. 

Segue a linha da tradicional comida parisiense. A com o melhor custo/beneficio em São Paulo para mim.

Entre as entradas o tutano assado, a tábua de charcuterie e o queijo camambert empanado sempre me deixam feliz.

Tem pratos clássicos como Mules et frites e Cassoulet também estão presentes.  Vale explorar as ótimas carnes servidas como a bisteca de porco com purê de batatas e molho de cogumelos e o L´Entrecôte.

Endereço: Rua dos Pinheiros, 254 – Pinheiros. São Paulo (SP).
Horário: de segunda a quinta e aos domingos das 12h às 24h. Sexta e sábado das 12h às 01h.
Contatos: (11) 2359-8141

Para saber mais: 
instagram.com/lejazzbrasserie
lejazz.com.br

Low BBQ

Low BBQ, Pinheiros

Acertaram em fazer um mix entre a tradição do preparo de carnes defumadas na Pit, com alguns cortes típicos dos EUA, mas também brasileiros. O ambiente é moderno e com preços justos, sem exageros.

Uma boa opção é o Bandejão Ogro, que traz um pouco das principais carnes da casa: o brisket, a costela, cupim, pulled pork e a linguiça. Além de três acompanhamentos para escolher. É para dois ogros ou três seres humanos com fome normal.

No almoço eles servem menu executivo onde escolhe-se uma carne e dois acompanhamentos e o esquema é pague e pegue no balcão, sem garçom. Na happy hour ofertam o serviço de mesa tradicional.

Funciona de segunda a quinta, das 12h00 às 15h00 e 18h00 às 23h00. Sexta das 12h00 às 15h00 e 18h00 às 00h00. Sábado das 12h00 às 00h00.

Endereço: Rua dos Pinheiros, 1235 – Pinheiros. São Paulo / SP

Contatos: (11) 3042-0001 / contato@lowbbq.com.br

Para saber mais:
lowbbq.com.br
instagram.com/lowbbqbar

Maremonti Trattoria & Pizza

Pizzaria com origem na cidade de Bertioga, hoje já conta com várias filias, sendo três em São Paulo. As pizzas da casa têm ótima massa, não muito fina e com as bordas grossas. Mas vai além.

Para começar, há diversas opções de entradas interessantes e também pratos de massa. Os sabores no cardápio variam, inclusive em cada um dos endereços. No site é possível acessar o menu em cada uma das filiais.

Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 166 – Pinheiros
Horário: diariamente das 18h às 23h.
Contato: (11) 9658-99887

Para saber mais:
maremonti.com.br

Maria Farinha Cozinha

Maria Farinha Cozinha, Pinheiros

Dedicado a cozinha brasileira, a comida ali é servida como deve ser, com tempero de verdade e sem fugir do coentro, pra gente que não tem medo de ser feliz.

Contempla diversas influências da cozinha nacional: Arroz de Polvo, Rabada, Costela de boi com purê de batata doce, Costelinha de porco, Picadinho e até o carioquíssimo Filé à Oswaldo Aranha.

Um dos um dos carros chefes é o clássico nordestino Baião de Dois, servido com um ovo caipira por cima. Muito bom.

Funciona de terça a quinta das 12h as 16h. Sextas e sábados das 12h às 22h.

Rua Padre Carvalho, 771 – Pinheiros. São Paulo / SP

(11) 3031-5496

instagram.com/mariafarinhasp

Meats

Já enraizado no bairro de Pinheiros, a hamburgueria tem mais estilo de restaurante hoje em dia, com cardápio com diversas opções de hambúrguer, mas também de pratos e entradinhas interessantes.

Quem não tiver afim dos burgers mais incrementados pode optar pelo básico, com pão, carne e queijo. A qualidade da carne é excelente e o serviço atencioso.

Para beber, o chope Heineken, tirado com perfeição, cai bem com os pratos. Quem preferir pode ficar na carta variada de drinques da casa. Vale acrescentar o fato de servirem água em jarra, gratuitamente (o que sempre merece meus aplausos).

Endereço: Rua dos Pinheiros, 320 – Pinheiros. São Paulo / SP.
Horário: de terça a quinta das 12h às 16h e das 18h as 23h. Sexta das 12h às 16h e das 18h as 00h. Sábado das 12h as 00h. Domingo das 12h as 23h
Contatos: (11) 2679-6323

Para saber mais:
instagram.com/eatmeats
eatmeats.com.br

Mercado de Pinheiros

Mercado Municipal de Pinheiros

O Mercado é bem antigo e bem tradicional. Foi inagurado em 1910 quando ainda era conhecido como Mercado Caipira, por ser um entreposto entre os produtores do interior e a capital.

Mudou para o prédio atual nos anos 70 após a contrução da Avenida Faria Lima. Conta com uma dezena de boxes que vendem especiarias, carnes, queijos, alheiras e linguiças artesanais. Além das frutas e legumes.

De uns tempos para cá, com a reforma de todo o entorno do Largo da Batata, o local ganhou novas lojas e restaurantes e se tornou uma espécie de mercado gourmet.

Endereço: Rua Pedro Cristi, 89 – Pinheiros. São Paulo / SP.
Horário: de segunda a sábado, das 8h às 18h.
Contato: (11) 3814-6525

Para saber mais:
mercadomunicipaldepinheiros.com

Mestre Queijeiro

Mestre Queijeiro é uma mercearia escondida num trecho calmo da Rua Simão Álvaro, em Pinheiros. É um cantinho cheio de maravilhas, com destaque para a grande variedade de queijos artesanais brasileiros de diversas regiões. Mas é bom tomar cuidado com os bolsos, pois tudo é muito tentador por ali.

Os queijos são vendidos por peça ou quilo, entre eles os famosos mineiros da Serra da Canastra e do Serro.

Há ainda algumas opções de embutidos, como as linguiças de Bragança Paulista. Quem quiser, pode provar tudo por ali mesmo na companhia de uma das cervejas especiais em oferta, ou ainda de uma cachacinha.

Endereço: Rua Simão Alvares 112 – Pinheiros. São Paulo (SP)
Horário: de terça a sábado das 09h às 18h. Segunda das 10h às 17h.
Contatos: (11) 2369-1087 / contato@mestrequeijeiro.com.br

Para saber mais:
instagram.com/mestrequeijeiro
mestrequeijeiro.com.br

Mica

Mica, Pinheiros

Mesclando diferentes influências asiáticas, o Mica serve uma comida ótima e criativa por um preço ainda bem interessante. O cardápio dedica uma parte só para o Bun, o pãozinho chinês preparado no vapor, como o de barriga de porco ou o de Tonkastu.

A ideia por ali é beliscar e a maior parte da carta é voltada para as porções compartilháveis, como o Gyoza de Mexilhão, Rolinho Ho Fun, Toxtex de Camarão e Thai Karrage, entre outros. Há também alguns tentadores pratos preparados na wok como o Arroz Frito de Kimchee, Udon de Camarão ou Udon de Cordeiro.

Com um espaço mais amplo, o Mica conta agora conta com balcão oval de bancos altos onde são preparados drinques (outro destaque da casa). Além disso, o bar espalha diversas mesinhas pelas calçadas da Rua Guaicuí, que aos finais de semana fica fechada para carros, num clima bem maneiro.

Funciona de segunda a sexta das 12h às 15h e das 19h às 00h. Sábado das 12h às 00h. Domingo das 13h às 22h.

Endereço: Rua Guaicui, 33 – Pinheiros. São Paulo / SP

Contato: (11) 3360-2608

Para saber mais:
instagram.com/restaurantemica

Mocotó Café

Mocoto Cafe, Dadinhos de Tapioca, Pinheiros

Da Vila Medeiros para o Mercado de Pinheiros a ótima comida nordestina-paulistana do Mocotó em versão Café.

Comida deliciosa, serviço rápido, por preços módicos. Isso inclui opções para desjejum e almoço. O Café abre junto com o Mercado as 8h da matina.

Quem quiser pode começar o dia com Cuscuz Nordestino com Ovo Mole e esticar o almoço se esbaldando com o Escondidinho de Carne-seca.

Endereço: Rua Pedro Cristi, 89 (Mercado Municipal de Pinheiros – box 62/63) – Pinheiros. São Paulo (SP).
Horário: funciona de segunda à sábado. O café da manhã é das 8h às 11h e o almoço das 11h às 17h.
Contatos: (11) 3031-7932

Para saber mais:
instagram.com/mocoto.cafe

Partisans Pub

Pinheiros

Localizado em uma loja de subsolo – o que garante sempre o ambiente a luz baixa, mesmo durante o dia – é um pub moderno com clima animado e muito Rock and Roll rolando nas caixas de som. Tem alguns bons chopps nas torneiras como os ingleses da Fuller´s, além de uma ótima seleção de cervejas no cardápio que podem ser apreciadas com finger foods típicos de pub.

Funcionam de Terça a Quinta das 11h30m à 01h; Sextas: 11h30m às 03h; Sábado 13h às 3h; Domingo das 15h30m às 0h.
Endereço: Rua Cônego Eugênio Leite, 944 – Pinheiros. São Paulo (SP)
Contatos: (11) 2361-6457 / contato@partisans.com.br

Para saber mais:
partisans.com.br

Pirajá

Pinheiros

Além de um bar que homenageia clássicos botequins da Guanabara, o estabelecimento se tornou um verdadeiro consulado do Rio em Sampa. É frequentado por muitos sambistas cariocas e conta com programação de pagodes e sambas.

As homenagens também estão presentes no cardápio, com um conjunto de pratos como as Abrideiras, Empada de Camarão e Caldinho de Feijão. Há o sanduíche (sanduíche de Pernil com Abacaxi) e ainda pedidas célebres como o filé Oswaldo Aranha.

É uma casa confortável, com boa comida, um chope excelente e atendimento em igual nível. Abriram outros endereços pela cidade, mas a filial de Pinheiros (a primeira da rede) segue sendo a mais bacana.

Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 64 – Pinheiros. São Paulo (SP).
Horário: segunda das 12h às 23h. Terça e quarta das 12h às 00h. Quinta das 12h às 01h. Sexta e Sábado das 12h às 02h. Domingo das 12h às 19h
Contato: (11) 3815-6881

Para saber mais:
instagram.com/barpiraja
piraja.com.br

Pita Bar e Kebab

Pinheiros

A casa reúne um conjunto de atrativos que tem como consequência as mesas cheias quase que diariamente. Servem uma boa culinária árabe a preços acessíveis e tem um clima simpático.

No cardápio os destaques são o kebab de cordeiro, que pode vir no pão ou no prato e pedidas como Falafel Especial com Tabule e frita. Para beber, chope Eisenbahn e caipirinhas bem preparadas.

Funciona de terça à quinta das 12h as 1h. Sábado das 12h às 2h. Domingo das 13h as 0h e segunda das 12h as 0h

Endereço: Rua Francisco Leitão, 282 – Pinheiros. São Paulo (SP).
Horário: de domingo à quinta das 12h as 00h. Sextas e Sábados das 12h às 00h30m.
Contatos: (11) 37874-1792

Para saber mais:
instagram.com/pitabarekebab

St. Chico, Padaria Artesanal, Pinheiros
St. Chico é uma Padaria Artesanal no bairro de Pinheiros

É uma das minhas padarias prediletas, que conheço de longa data. Serve um dos melhores pães de queijo de São Paulo para mim, além dos pães que também adoro. Tem dois endereços em Pinheiros e mais recentemente abriu em Higienópolis.

Endereço: Rua Artur de Azevedo, 542 e Rua Fernão Dias 461 – Pinheiros. São Paulo / SP.
Horário: de segunda a sexta das 7h às 20h. Sábado das 7h às 19h. Domingo das 7h às 18h

Para saber mais:
instagram.com/st.chico

Suri Ceviche Bar

Pinheiros

Fica localizado numa das casinhas que compõe um interessante conjunto de imóveis coloridos da Rua Mateus Grou. O Suri é um restaurante peruano bastante simpático, com uma simplicidade charmosa.

O forte da casa são os ceviches, com especial destaque para o Clássico, que eu achei muito bom. Eles podem até fazer às vezes de um belisco e vale provar mais de um. 

Entre as entradas, uma boa pedida é o Picadito Playero.

Endereço: Rua Mateus Grou, 488 – Pinheiros. São Paulo / SP.
Horário: de terça a sexta das 12h às 15h30m e das 19h às 22:30. Sábado de domingo das 12h às 17h e das 19h às 22h30m
Contatos: (11) 3034-1763

Para saber mais:
instagram.com/suricevichebar

Tan Tan Noodle Bar

Noodles bar, Kare Udon, Pinheiros

Com pegada moderninha e cardápio criativo, o Tan Tan Noodle Bar vivo lotado deste sua abertura. A cozinha é comandada pelo chef paulistano Thiago Bañares e tem como um dos destaques os Ramens e Udons.

O Noodle Bar explodiu entre o público com essa proposta mais descolada, caldos deliciosos e carta de drinques autoral. Ir ao Tan Tan, no entanto, exige um pouco de paciência com a espera.

Vale muito explorar as entradas como o Katsu Sando (sanduíche de barriga suína empanada no pão de miga) e Yoshoku Steak (miolo de paleta bovina na chapa). Como bar, ainda ofertam uma variada carta de drinques.

Funcionam de terça a quinta das 19h às 23h30. Sexta e sábado das 19h à 00h30. Domingo das 19h às 23h30 (fecham todo último domingo do mês)

Endereço: Rua Fradique Coutinho 153 – Pinheiros. São Paulo (SP)
Horário: de terça a sexta e aos domingos das 19h às 23h30. Sábado das 12h às 16h e das 19h às 23h30.
Contatos: (11) 2373-3587

Para saber mais:
instagram.com/tantannb
tantannb.com.br

Tank Brewpub

Cervejarias em Pinheiros

Dos mesmos donos do Ambar, o Tank foi aberto no final de 2020 no conceito de brewpub. Ou seja, uma fábrica com capacidade para 8 mil litros agregada ao bar, que conta com 20 torneiras de chope.

Os clientes podem optar por apreciar os estilos na taça de 290ml, o copo de 473ml ou levar no growler de 1l. Há ainda a possibilidade de provar a régua com quatro chopes em copos de 110ml.

Como brewpub a casa também oferece cardápio de comidinhas, como as asinhas crocantes de frango com molho amanteigado de mel e especiarias picantes que fazem sucesso.

Rua Amaro Cavalheiro, 45 – Pinheiros. São Paulo / SP.
Horário: segunda das 12h às 22h. Terça e quarta das 12h às 23h45m. Quinta à sábado das 12h às 00h45m.
Contato: (11) 93208-2352

Para saber mais:
instagram.com/tank_brewpub

Teus Restaurante Bar

Teus Restaurante, Pinheiros

Restaurante com pegada de bar e clima descontraído, onde se pode optar por partir logo para um prato, ou beliscar com os amigos, numa estada mais esticada. O ambiente amplo, com tijolos aparentes e, principalmente, a aprazível área da varanda dando para a Rua Natingui nos convida a uma escala sem pressa.

Conseguem servir, com muita qualidade, tanto pratos de carne como frutos do mar, agradando diferentes paladares. Lá é possível apreciar um ótimo Hambúrguer de Fraldinha ou um suculento Ojo de Bife. Até um admirável Polvo Grelhado com Batatinhas ao Murro ou uma revigorante porção de Mexilhões.

Endereço: Rua Natingui, 1548 – Pinheiros. São Paulo (SP)
Horário: de terça a quinta das 12h às 15h e das 19h às 23h. Sexta das 12 às 15h e das 19h às 23h30m. Sábado das 12h às 17h e das 19h às 23h30m. Domingo das 12h às 17h.
Contato: (11) 3031-0654

Para saber mais:
instagram.com/teusrestaurantebar

Restaurante, Cervejaria & Cachaçaria Toca do Coelho

Pinheiros

O restaurante inclui alguns clássicos da cozinha urbana brasileira, mas foca mesmo nos grelhados preparados na brasa. Tudo a preços interessantes e porções para duas ou três pessoas.

Como o próprio nome do lugar já indica o destaque são os pratos com carne de coelho, servidos de diferentes maneiras. Contam com variadas opções de cerveja e cachaças. 

Endereço: Rua Teodoro Sampaio, 507 – Pinheiros. São Paulo / SP.
Horário: de segunda a sábado das 9h às 19h.
Contato: (11) 3085-9653

Para saber mais:
instagram.com/toca_do_coelho_restaurante

Vinil Burger

Pinheiros

A rede que começou em Pinheiros conta agora com endereços também nos Jardins, Perdizes e Tatuapé.

Em Pinheiros a hamburgueria fica em um ponto estratégico na esquina da Rua Padre Carvalho com Vupabussu. O clima é muito descontraído e o espaço bem pequeno. É pedir direto no caixa, esperar ser chamado, pegar sua cesta e arrumar um lugar no balcão.

O cardápio atualmente conta com mais opções, mas o destaque é o Vinil Burger, que pode ser apreciado com diferentes acompanhamentos e pontos de carne. As fritas rústicas são servidas à parte e valem muito a pena!

Endereço: Rua Padre Carvalho, 18 (esquina com Rua Vupabussu) – Pinheiros. São Paulo / SP.
Horário: de domingo à quinta das 11h30m à 00h. Sextas e sábado das 11h30m à 01h30m
Contato: (11) 3881-5103

Para saber mais:
instagram.com/vinilburger

Yong Dim Sum, Bao de Pato Laqueado, comida chinesa, São Paulo, comer em Pinheiros
Delicioso Bao de pato laqueado do restaurante chinês Yong Dim Sum

O local de clima moderno mescla um pouco a pegada de bar e restaurante. O cardápio é dedicado aos pediscos chineses chamados de Dim Sum, para serem apreciados em porções pequenas inspirados em Hong Kong. A ideia é que dê para provar mais de um ou mesmo vários, dependendo da fome. O que não vai faltar, pode ter certeza, é vontade de traçar várias coisas por ali.

Rua Fradique Coutinho, 61 – Pinheiros, São Paulo
Horário: segunda e terça das 19h às 22h30m. Quinta e sexta das 12h às 14h e das 19h às 22h30m. Sábado das 12h30m às 16h e das 19h às 22h30m. Domingo das 12h30 às 16h.
Contato: (11) 2649-1666

Para saber mais:
instagram.com/yong.dimsum.bar

Z Deli Sandwich Shop

Pinheiros

O foco são sanduíches inspirados nas delis de Nova York, que tem como destaques os premiados hambúrgueres do chef Julio Raw e o maravilhoso lanche de Pastrami.

Entre os Burgers, a dica fica por conta do tentador Black Burger que vem com tutano e molho rôti. Ou o Joint com cheddar inglês, salada, cebola-roxa, picles e bacon. A porção de fritas crocantes com maionese é imprescindível. Para beber, as ótimas cervejas da Brooklyn Brewery on tap.

O salão moderno divide-se entre um grande balcão com bancos altos e algumas mesas. Há também o espaço da varanda onde não é incomum ver o público a espremer-se comendo em pé.

Endereço: Rua Francisco Leitão, 16 – Pinheiros. São Paulo (SP)
Horário: de domingo à quinta das 12h às 00h. Sextas e sábados das 12h às 01h
Contatos: (11) 2305-2200

Para saber mais: instagram.com/zdelisandwiches

Zuraffa

Cervejarias em Pinheiros

Microcervejaria artesanal fundada por quatro amigos após visitarem mais de 30 cervejarias em 9 países. Seu nome que signifca Girafa em turco, bem como ambientação do bar foi inspirada em uma dessas viagens para a Turquia.

Além das cervejas da marca, também servem produtos locais e artesanais e disponibilizam livros, quadrinhos, cursos e arte. Um lance bacana é que você pode encomendar seu própria estilo de cerveja com ajuda deles. É possível adquirir os rótulos pela loja online.

Endereço: Rua Artur de Azevedo, 1902 – Pinheiros. São Paulo / SP.
Horário: Quinta das 17h às 22h. Sextas e sábados das 12h às 22h
Contato: (11) 96179-5878

Para saber mais:
instagram.com/cervejariazuraffa
zuraffa.beer

Gostou da dica? Então quando der um pulo em um dos locais indicados não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de destinos em São Paulo em: comer e beber em Sampa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.