Comer e beber no bairro da República, São Paulo

Guia gastronômico com dicas de bares, restaurantes e mercados na região da República, São Paulo.

Aboud Shawarma & Comida Arabe


Em sua pequena birosca árabe no Largo do Paissandu o sírio Aboud serve, com muita simpatia, um dos melhores shawarmas de São Paulo.

O seu shawarma se destaca pelo equilíbrio entre os diversos ingredientes. Nada no sanduíche enrolado no pão folha parece se sobrepor e tudo se encaixa perfeitamente. A pasta de alho não rouba o sabor da carne e o tempero utilizado no assado também é perfeito.

Sugiro a versão mista, com carne de boi e de frango. As fatias sortidas, com uma casquinha deliciosamente crocante, ficam ótimas juntas.

Funciona de segunda a sábado das 9h às 20h.
Endereço: Largo do Paissandu, 55 – República. São Paulo / SP
Contato: (11) 95842-1962
Melhor parada: estação São Bento (linha Azul) ou República (Linhas Amarela e Vermelha)

Para saber mais:
instagram.com/aboudsiria

Restaurante Almanara

Fundado em 1950 por uma família de origem libanesa, o Almanara é sem duvida uma das mais tradicionais casas de influência árabe de São Paulo. É surpreendente que mesmo tendo crescido e virado rede, a qualidade da comida do grupo se manteve.

O endereço original, na República, é por si só um programa. O restaurante é muito legal, com clima anos cinquenta, grandes colunas, garçons experientes, um belíssimo balcão de mármore e os painéis que retratam paisagens da cultura árabe. Uma boa dica nos dias de sábado é o rodízio. Servem um bom chope, num charmoso copo rabo de peixe.

Endereço: Rua Basílio Da Gama, 70 – República. São Paulo (SP).
Horário: diariamente das 12h às 22h.
Contatos: (11) 32577580

Para saber mais:
almanara.com.br
instagram.com/almanararestaurante

Bar da Dona Onça

Encravada no primeiro andar do famoso e imponente edifício modernista Copan e lá que a Chef Janaína Rueda oferta ao público as suas maravilhosas criações.

São muitas as opções interessantes e diferentes no cardápio. Há coisas da roça, coisas da casa da avó, tudo com uma roupagem mais refinada e misturada com diferentes elementos.

Talvez seja um pouco uma representação do que é São Paulo. Ao mesmo tempo cosmopolita e por outro lado apegado as tradições da terra e de todos os que vieram para nela trabalhar.

Endereço: Av. Ipiranga, 200, lj. 27 e 29 – República. São Paulo (SP).
Horário: de segunda a sábado das 12h às 23h. Domingo das 12h às 17h.
Contatos:  (11) 3257-2016.

Para saber mais:
instagram.com/bardadonaonca
bardadonaonca.com.br

Bar e Lanches Estadão

O nome e a logo da casa são uma referência ao jornal O Estado de S. Paulo, que nos anos 60 funcionava num prédio vizinho.

O Estadão já está naquela esquina há mais de quarenta anos funcionando 24h por dia. Serve um dos maiores ícones gastronômicos de São Paulo, o famoso sanduíche de pernil. O tradicional, sem queijo, é acompanhado de cebolas e tomates verdes, preparado no pão francês. 

A cara é de lanchonete, mas o espírito de boteco. O público é bastante variado e o lugar fica lotado em diferentes horas do dia, da noite e da madrugada, quando também atrai a rapaziada que sai da boemia. Pela sua história, e pela qualidade do sanduíche, vale a visita.

Endereço: Avenida Nove De Julho, 193 – Centro. São Paulo / SP.
Horário: funciona ininterruptamente, 24 horas sem parar.
Contatos: (11) 3257-7121

Para saber mais:
instagram.com/barelanchesestadao

Casa do Porco Bar

Casa do Porco, Sao Paulo, torresmo 2-2

O nome resume toda a essência: lá é a casa da carne de porco em São Paulo. Um santuário onde é este animal é tratado de forma sagrada, valorizado em todos os detalhes e preparado de todas as maneiras possíveis.

Misto de restaurante, bar, açougue e loja de sanduíche, é o local de experimentações chef Jefferson Rueda e considerado um dos 10 melhores restaurantes do mundo. Boa parte dos embutidos e defumados é de produção própria, artesanais. Se você gosta de porco, este é um destino obrigatório em São Paulo.

Endereço: Rua Araújo, 124 – República. São Paulo (SP).
Horário: de segunda à sábado das 12h as 23h. Domingo das 12h às 17h.

Para saber mais:
instagram.com/acasadoporcobar

Galeto Lousã

braseiro Lousa, churrasqueto e galeto, República

Fica escondido numa galeria da República. Tem ambiente simples e serviço acolhedor. É o tipo do local em que os fregueses chegam e pedem “o de sempre, naquele ponto que eu gosto”. Num nível em que o cardápio já é totalmente desnecessário.

Servem um galeto de respeito, com pele crocante, sem ser muito seco e bem temperadinho por um preço camarada. Outro prato que vale atenção é a feijoada as quartas e sábados.

Endereço: Rua Dom José de Barros, 70, Galeria Lousã, loja. 21 – República.
Horário: de segunda a sábado das 11h30m às 15h30m.
Contato: (11) 3255-3183

Para saber mais:
galetolousa

Hot Pork

República, Hot Pork

Nascido como uma das criações de Jefferson Rueda para o cardápio do seu badalado A Casa do Porco, o Hot Pork fez tanto sucesso que o Chef resolver abrir uma lanchonete exclusivamente dedicada a ele.

Munido de uma salsicha de 18cm, de pura de carne de porco e nenhum tipo de conservante, mais um conjunto perfeito de molhos, o lanche é é realmente muito bom. 

A ideia do local é de ser um ponto de paragem rápida, com retirada do pedido no balcão, para comer um (ou mais) sandubas, muitas vezes em pé. Também vendem nuggets de porco, sanduíche de porco e a porcopoca famosa da Casa do Porco.

Funcionam diariamente das 11h as 22h.

Endereço: Rua Bento Freitas, 454 – República – São Paulo/SP
Funcionam diariamente das 11h as 22h.
Contatos: (11) 31298735

Para saber mais:
instagram.com/hot.pork

Leiteria Ita

O Ita é um admirável boteco que deveria ser tombado, de cara, por sua arquitetura típica. Seu longo balcão em ziguezague, os banquinhos fixos bunda-de-fora e a parede com azulejos com cruzes de malta. Quando consideramos toda história e os Pê-efes servidos por trás do balcão o restaurante entra em minha lista de ouro de botequins imperdíveis de São Paulo. Sexta-feira saem os famosos pratos de bacalhau a preços camaradas. Espere encontrar filas por lá.

Rua do Boticário, 31 – República. São Paulo (SP)
Horário: de segunda a sábado das 11h30 às 16h30m.
Contatos: (11) 3223 3845
Metrô mais perto: Estação República

Para saber mais:
facebook.com/Leiteria-Ita

Ponto Chic

Inaugurado em 1922, eternizou-se na história da gastronomia por ter sido o local de criação do sanduíche Bauru – inventado em 1937.  Hoje o endereço original no Largo do Paiçandu está longe de se assemelhar aos tempos áureos.

O ambiente era decorado com muitos espelhos, azulejos, balcão de mármore e lustres. O termo chic surgiu justamente por conta disto, já que naquele então a casa ainda não tinha nome.

De tudo sobrou apenas um painel e, claro, o próprio edifício onde a lanchonete está instalada – pois é o único exemplar mais antigo sobrevivente no Largo. 

A marca virou rede com outra casa no bairro de Perdizes e Paraíso. Mas pela história, além do sanduíche, que é de fato delicioso, a passagem pelo endereço da região do Largo do Paiçandu vale à pena.

Endereço: Largo do Paiçandu, 27 – Santa Efigênia. São Paulo (SP)
Horário: de segunda a sábado das 12h às 20h.
Contato: (11) 3222-6528

Para saber mais:
instagram.com/pontochicsp
pontochic.com.br

Gostou da dica? Então quando der um pulo em um dos locais indicados não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de destinos em São Paulo em: comer e beber em Sampa

2 Comments on “Comer e beber no bairro da República, São Paulo”

  1. Adorei o seu blog, acho o centro sensacional. Minha paixão é tanta que me mudei para o Cambuci, só para estar mais próximo do centro, e quem sabe logo mais, estarei com uma lojinha ao lado da Galeria do Rock. Destes lugares já fui em praticamente todos, mas gostaria de deixar uma sugestão que é o “Kibonete” ou ” Os 3 porquinhos”. É sem dúvida um dos PF’s mais baratos e gostosos do centro.

    1. Olá André, meu xará.

      Obrigado pelo seu comentário e o elogio.

      Nossa, dica anotadíssima! Vou com certeza. Olha que esse me escapou mesmo. Valeu por me trazer à tona esse Pê-efe.

      Abraços!

      André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.