Quando escrevi o texto sobre o Bar da Frente, disse que havia tempo que não dava um pulo ao vizinho Aconchego Carioca, hoje um dos mais badalados botequins do Rio de Janeiro.
Pois desde minha última passagem pelo Baixo Praça da Bandeira que a vontade de retornar a famosa casa de comida nordestina rondava a minha cabeça. Uma rápida viagem a trabalho por terras cariocas me pareceu uma oportunidade interessante de desafogar meu desejo. Assim foi.
Como quase sempre, eu procuro algumas testemunhas para me acompanharem em uma jornada gastronômica. É sempre bom estar com amigos tanto para me ajudar a avaliar os comes e bebes, quanto para possibilitar uma rodada maior de comilança. Afinal, o Aconchego não é lugar para ir sozinho, pois os pratos são bem servidos e ademais as entradas são itens indispensáveis.
Bolinho de feijoada entre outros trantos
O restaurante é talvez mais conhecido por seus petiscos do que pelos pratos. A começar pelo Bolinho de Feijoada, que consagrou a casa. Eu e meus sócios e amigos Xaxá e Cascabulho ficamos numa dúvida danada: partiríamos para o de feijoada, que é o mais célebre, ou optaríamos por outro bolinho, entre tantas opções tentadoras?
Todos pareceram concordar em pedir o Bolinho de Feijão Branco com Rabada. O nome é irresistível! Mas quem sabe um Almofadinha (pastel com massa de tapioca e recheio de camarão)? Ou uma porção de Bolinho de Aipim com Bobó (6 por R$ 26,00)? É um cardápio cruel de gostoso.
Ficamos no Feijão Branco com Rabada, decisão muito acertada. Casca crocante, massa saborosa de feijão e recheio delicioso de rabada. Os seis bolinhos acabaram num piscar de olhos. Um petisco bastante diferente e uma demonstração de como a cozinha do Aconchego é criativa e cuidadosa no preparo. É por essas e outras que a casa se tornou o que é.
A fama, é claro, sempre traz alguns incômodos, como filas na porta do restaurante (principalmente nos finais de semana). Aquela quarta feira o movimento estava normal e não tivemos dificuldade em descolar uma mesa. Mesmo após a mudança para um belo sobrado de esquina da Rua Barão de Iguatemi, o espaço ainda não comporta toda a procura. Mas vale esperar .
Baião de Dois
Cogitamos pedir outra porção de petiscos, porém sabiamente partimos direto para o prato principal. Por unanimidade decidimos pelo Baião de Dois (R$ 65,00), que o garçom indicou dar para três pessoas e ser de saída rápida.
Já pelo tamanho da travessa que pousou em nossa frente ficou claro que mesmo 3 respeitados comilões como nós poderiam deixar uma sobra. Daria para quatro seres humanos decentes. Por isso mesmo o preço me pareceu bem justo.
O Baião vem coberto de uma camada de torresmos crocantes e sequinhos e de lascas de carne de sol macias e saborosas, no ponto certo do sal.
O que mais me surpreendeu foi o equilíbrio no uso dos temperos e a leveza do prato (com exceção do torresmo, é claro). Gostei e ao mesmo tempo diria que achei diferente dos que costumo comer.
Daquele dia saímos sem nenhum pingo de críticas negativas, ainda mais por não termos tido problemas de arrumar um lugar logo que aportamos na casa.
Como estávamos num almoço de trabalho, dispensamos o álcool. Com o Baião de Dois o almoço acabou saindo por um preço interessante, considerando a qualidade do lugar. Desembolsamos cerca de 40 pratas cada.
Cardápio de cervejas especiais
Não se enganem, no entanto, pois o programa no Aconchego pode ser bem salgado. A começar pelo grande cardápio de cervejas especiais. A casa já recebeu inclusive prêmios de melhor cardápio de cervejas do Rio.
Pela qualidade da comida, a carta de cervejas e o clima descontraído e aconchegante, eu só posso concordar de que se trata de um bar bastante especial da cidade do Rio.
Aconchego Carioca
Endereço: Rua Barão de Iguatemi, 379 – Praça da Bandeira. Rio de Janeiro (RJ).
Horário: terça à sábado das 12h
Contatos: (21) 2273-1035
Para saber mais:
instagram.com/aconchegocariocarj
Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.
Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio