“Peça o polvo a provençal”, sugeriu o simpático Francisco, enquanto observávamos as diversas opções no cardápio do tradicional restaurante Álvaro´s.
Cheguei à esquina da Rua Cupertino Durão com Avendia Ataulfo de Paiva uns vinte minutos antes da minha esposa. Foi o tempo de solicitar um pastel de camarão e um chope pequeno. Ali nos vinte minutos de solidão, fiquei a curtir como criança o meu pastel e o chopinho. A Silvia logo chegou para uma nova, e bem vinda, leva de pastéis – agora de queijo.
São duas as minhas memórias das poucas vezes que estive no Alvaro´s: o pastel de formato distinto e massa leve e o copo de chope pequeno. Quando a Silvia me convidou para almoçar na casa do Leblon no findar da ensolarada tarde de domingo, tinha justamente essas duas coisas em mente.
Restaurante tradicional do Rio de Janeiro
O Álvaro´s tem cara de Álvaro´s e mesmo após uma remodelada básica há alguns anos (e da tevê que surgiu como uma herança da Copa) segue com cara de Alvaro´s. Eu nunca fui muito lá porque os meus pais não me levavam. Eu morava no Flamengo e o nosso clássico era o Parque Recreio e o Lamas.
Depois que eu passei a sair para comer com minhas próprias pernas e bolsos, comecei a frequentar discretamente o restaurante, apesar de que minha jovem essência boemia sempre me carregava ao Jobi. Este mais estilo bar, para ficar enchendo a cara até as cinco da matina.
A decoração não é o forte, as cadeiras sustentam o couro envelhecido, as mesas são arrumadas com panos desfiados, guardanapos de tecido (coisa rara hoje em dia). Que importa! O clima é aconchegante e familiar e no quesito comida, ai sim, a casa bate um bolão. E lá também trabalha o seu Francisco, impagável garçom, um patrimônio da nossa cidade.
Polvo a provençal
Minha esposa disse bem, nós poderíamos ter ficado somente a comer os pastéis de tão bons. Mas pedimos também dois bolinhos de bacalhau – em formato charutinho, bem gostoso e sequinho. Foi quando nos deparamos com a dúvida do que escolher para almoçar. “Peça o polvo a provençal”, sugeriu o simpático Francisco.
Ficamos na sugestão. Surpresa! Uma bem servida porção de polvo frito, puxado no alho e acompanhado de arroz a brócolis. Estava uma delícia, tão bom que quase levantei da mesa para dar um abraço no garçom.
Deu para dividir por dois numa boa, sem ficar na vontade de comer mais polvo. E isso tudo pelo preço justo de R$ 58,00! Bem no coração inflacionado do Leblon. Saí de lá numa felicidade só, sem um pingo sequer de reclames. Ótima experiência que me fará retornar a casa com certeza.
Álvaro´s
Endereço: Av. Ataulfo de Paiva, 500 – Leblon. Rio de Janeiro / RJ
Horário: diariamente das 11h às 2h.
Contatos: (21) 2294-2148
Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.
Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio
Muito bom!
Quero ir lá.