Polvo a espanhola na Marisqueira

Alheira de Mirandela. Esse desejo brotou nos pensamentos. Foi assim que retornei ao restaurante A Marisqueira com a Silvia, onde vez por outra nos aventuramos para provar algumas iguarias da terrinha.

Como todo restaurante tradicional, a casa da Rua Barata Ribeiro tem os seus segredos que possibilitam um almoço mais em conta – já que não é um lugar necessariamente barato. Entre os quais a sardinha portuguesa de entrada, que dá para umas três pessoas, além da sagrada Alheira de Mirandela, prato que a Silvia apaixonou-se à primeira garfada.

Atravessamos o enorme salão, cruzando com os poucos e cativos clientes, para sentar-nos de frente a uma pequena televisão ao lado da caixa registradora (sim, isso ainda existe). A Marisqueira é um restaurante com cara de antigo, a começar pelo público, pelos donos e os garçons.

A Marisqueira é um tradicional restaurante português em Copacabana
A imperdível Alheira de Mirandela de entrada

Pedi logo uma garrafa de cerveja e o couvert. Vem o clássico básico: azeitonas portuguesas, manteiga, ovos de codorna e torrada.

Polvo à Espanhola

Devoramos a alheira tão rapidamente que quase não me recordo de ter comido. Como prato principal, e em homenagem ao Polvo Paul (que mais uma vez estava acertando o resultado de um jogo da Alemanha), decidimos comer um de seus parentes. Acabamos por pedir um Polvo à Espanhola (cozido e depois frito, acompanhado de batatas coradas, tomate, pimentão, ovos e cebola).

A Marisqueira é um tradicional restaurante português em Copacabana
Polvo à Espanhola (acompanhado de batatas coradas, tomate, pimentão, ovos e cebola)

Poderia dizer que a porção é muito decente para duas pessoas normais. Silvia deu-se por satisfeita, mas eu poderia ter comido mais alguns tentáculos sem problema. O polvo estava bonito e muito bem preparado. Dispensei o excesso de batatas e comi o molusco até as migalhas.

Como eu disse antes, a casa deixa sempre algumas brechas no cardápio para um almoço mais econômico, entre os quais alguns pratos para uma pessoa com quantidade suficiente para duas, desde que se coma mais de uma entrada. Satisfeitos com o polvo, saímos mais uma vez de uma de nossas caminhadas almoço, já pensando no jantar que combinamos para a noite.

Endereço: Rua Barata Ribeiro, 232, loja A – Copacabana. Rio de Janeiro / RJ
Horário: de terça a sábado das 12h às 22h. Domingo das 12h às 20h.
Contatos: (21) 2547-3920

Para saber mais:
instagram.com/amarisqueirarj

Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.