Adega Pérola Copacabana | Adega Pérola Rio de Janeiro | Adega Pérola em Copacabana.
Cheguei por volta das vinte na Adega Pérola. Meus amigos já estavam a degustar, em pé, no balcão, uma porção de bacalhau em lascas. Antes de cumprimentá-los, olhei a vitrine preocupado. Haveria ainda um pouco de polvo? Sim, um pouco a resistir na bandeja de inox! Gritei pro cara, “Manda vir aqui pra mim 100 gramas do polvo.”.
Depois disso dei um abraço nos meus amigos e pedi um chope, com a ansiedade tranquilizada. Provei um tico do bacalhau. Delicioso! Fantástico! Seria o campeão de toda noite junto com o coração. O polvo a vinagrete também estava gostoso, mas não como o bacalhau e um pouco distante do que provei na última vez em que estive na Pérola.
Devoramos o bacalhau, o polvo e uma cestinha de pães. Mais e mais chopes. Pedi uma porção de favas quando outro amigo chegou. Descolamos uma mesa para a galera, lá nos fundos.
O único problema da Adega Pérola são aqueles banquinho de madeira. É duro de sentar! Levem uma almofada, ou bebam em pé no balcão, o que eu particularmente acho uma ótima opção. Eu cismei que o banco foi o culpado por minha dor lombar já a durar uma semana. Ficamos realmente algumas horas ali naquele exercício de melhor encaixar a bunda, mas pensando bem, não sei se seria suficiente para detonar um problema na coluna.
Coração de frango delicioso
Éramos sete numa mesa de seis banquinhos. Logo nos espalhamos pela mesa ao lado, que vagou. E veio petisco. Batata calabresa, tremoços, carne de sol e uma das melhores pedidas da casa: o Coração Alado. Não que ele chegue voando na mesa. A primeira porção que pedimos veio mesmo é de nau, pois demorou uns trinta minutos. O nome é por causa de… Não faço idéia. Nem o garçom soube dizer. Talvez homenagem ao Fagner e a sua canção Noturno (eu sempre achei que a música se chamava Coração Alado mesmo).
Importante é que é muito gostoso, tem um tempero qualquer que nos faz quase voar. Voar? Será que é por isso? Tudo sempre é servido em mini pratos, mini porções para ficar tapeando daqui e dali.
Não sei como eles conseguem trabalhar com aquela quantidade toda de petiscos. Ainda bem que conseguem! Para fechar a noite, meu irmão ainda solicitou um grupo de sardinhas portuguesas (muito boas). Não posso me esquecer de citar as geladíssimas garrafas de cerveja Therezópolis Gold (Véu de noiva).
Depois de gentilmente oferecidos os chopes de saideira – que tomamos já com as portas da Adega cerradas – pagamos a conta e ainda esticamos prosa na calçada da Siqueira Campos antes de finalmente irmos embora.
Adega Pérola
Endereço: Rua Siqueira Campos 138 – loja A, Copacabana. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: de segunda a sábado das 11h à 01h.
Contatos: (21) 2255-9425
Para saber mais:
instagram.com/adegaperola
Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.
Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio
E põe adorei nisso!Em tempo de Bruscheterias e Vengas foi excelente descobrir um lugar com verdadeiros "tapas" sem pretenção carregada nem preço exagerado.
Uma grande noite pra fechar essa passada pela terrinha… Saudades de todos já! Como diria Fagner "Aaaaaaaaahhhhh cóooooraçãããoo alaaaaado" rs
muito bom!
O melhor foi Coração alado, mas a música!
O aço dos meus olhos
E o fel das minhas palavras
Acalmaram meu silêncio,
Mas deixaram as suas marcas
Genial