Um dos meus locais prediletos para pit-stop de fim de tarde no Centro do Rio é o Opus, um tradicional botequim não muito distante do Mercado das Flores, na Rua Gonçalves Dias . É uma das minhas ruas prediletas na região e mais famosa por ser o endereço da Confeitaria Colombo.
Essa é uma das coisas que mais curto no Rio de Janeiro, os meus queridos botecos do Centro da cidade. Em muitos deles eu cultivo o hábito de passar apenas para tomar dois chopes, beliscar um início de conversa e partir para outra.
Pernil e tender
O chope do Opus é nada mais do que honesto e está longe de ser destaque. O que importa ali fica atrás da vitrine do balcão: as grandes peças de pernil e tender servidas tanto em sanduíches como em porções aperitivas.
A qualidade da comida e a fama do lugar são comprovadas pelo grande movimento de pessoas ao longo de toda à tarde, que encostam por ali para umas bocadas.
O estabelecimento não conta mais do que o espaço do grande balcão, onde os fregueses ou se aglomeram em pé, junto a rua, ou se espremem em um dos bancos fixos.
Assim como eu, meu irmão Tavo também é um grande fã dos petiscos do Opus. Não era muito incomum, portanto, que tirássemos um tempo para ir juntos curtir as iguarias da casa, como da última vez no final do ano de 2011.
Na oportunidade, tomamos dois chopes e apreciamos uma porção do tender, molhadinho e saboroso. Para quem preferir a casa também oferta outros sabores de sanduíche como de carne assada e linguiça calabresa. Bom boteco, boas lembranças.
Opus
Endereço: Rua Gonçalves Dias, 80 – Centro. Rio de Janeiro (RJ).
Horário: de segunda à sexta das 6h às 9h. Sábado das 6h às 15h.
Contato: (21) 2252-0604
Para saber mais:
instagram.com/opusrio
Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.
Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio