Tradicional restaurante de comida japonesa na Cobal do Humaitá, o Sushi do Gil tem cardápio criativo e combinados muito bem preparados, por preços justos. Para começar a Pipoca de Camarão é indispensável.
A peixaria da Cobal do Humaitá
É muito bacana a história do local, que se confunde com a figura do próprio dono, o Gil da Cobal como é conhecido. Gil é dono da peixaria da Cobal do Humaitá, mas começou a trabalhar ali no entreposto como carregador.
Foi ascendendo aos poucos, passando a ter dois boxes no mercado até chegar a peixaria. Abrir o restaurante de culinária japonesa foi como uma extensão natural. Afinal, tudo que um bom sashimi precisa é de peixe de qualidade. O que por lá, é garantia.
Por isso mesmo é legal iniciar pedindo uma sugestão para o pessoal, que é muito atencioso, por sinal. Vá no pescado sem medo, pois tudo é realmente fresco.

Cardápio extenso e culinária japonesa com influência brasileira
O cardápio é extenso, com muitas opções interessantes de entradinhas. Dá para ficar só nelas beliscando com uns amigos. O foco é a culinária japonesa, mas com pedidas de influência brasileira.
É o caso, por exemplo, do Dadinho de Tapioca com Tartar de Salmão, Trouxinhas de Salmão ao Molho de Maracujá ou Camarão Empanado com Catupiry e Nirá.
Batemos o olho direto na Pipoca de Camarão com Maionese de Páprica Defumada. O nome nos pareceu irresistível. E de fato o é. Um petisco ótimo e criativo, desses que dá vontade de repetir. Achei as 38 pratas cobradas justas pelo conjunto e quantidade.
Combinados de sushi e sashimi bem servidos e diferentes
Estava com minha mãe e meu filho Arthur. Ele se deu por satisfeito com a Pipoca de Camarão. Assim optamos por logo seguir para o Combinado Especial de 30 peças que nos pareceu ideal para dois.

O preço de R$ 135,00 é bastante normal para um pedido assim. Na realidade, pelo que nos foi apresentado, considerei até muito interessante em comparação a uma média dos restaurantes japoneses no Rio de Janeiro.
Foram 15 sashimis, 8 niguiris, 2 gunkans e 5 rolls, mas tudo muito diferente, bem preparado e bom mesmo. Fica clara a qualidade do peixe, que é realmente um diferencial da casa.
Ambiente sóbrio e com ar-condicionado
Não posso dizer que o ambiente e a decoração tenha algo se destacar. Digo, não tem lá tanto charme, mas é sóbrio e confortável. Especial mesmo é o ar-condicionado, que no verão carioca (e no inferno de calor da Cobal do Humaitá) é fundamental.
Nossa experiência foi ótima, desde a comida, passando pelo atendimento e também o ambiente geladinho e espaçoso de nossa mesa.

O que mais tem no Rio é restaurante japonês mais ou menos cobrando caro. Inclusive um ali ao lado, que não faço a menor questão de voltar. Passo então dica, tanto do Sushi do Gil da Cobal, quanto da sua peixaria.
Cobal do Humaitá
Foi legal voltar a Cobal depois de séculos. É um lugar de boas memórias para mim e que frequento (ou ao menos frequentava antes de pular o muro para Sampa) desde menino com meu pai fazendo compras.
Lembro de um bar chamado Arapuca, de boa comida do norte, onde vez em quando a gente esbarrava com nada mais, nada menos, que o Tom Jobim.
Comi também muita pizza ali no Pizza Park no tempo em que no Rio pizza era servida a francesa, cortada em fatias. Um estilo clássico.
Vou bom voltar e descobri o Sushi do Gil, uma boa novidade.
Sushi do Gil da Cobal
Rua Voluntários da Pátria, 446, loja 13 (Cobal do Humaitá – Humaitá, Rio de Janeiro
Horário: de terça à domingo ds 11 às 00h. Segunda das 16h às 00h.
Contato: (21) 3795-0020
Para saber mais:
instagram.com/sushidogildacobal
Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.
Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio