A capital paulista é uma cidade diversa até em sua botecagem. Nesse sentido, preparei uma lista com 7 botecos imperdíveis de São Paulo que representam um panorama de diferentes influências. Cada um com suas peculiaridades, seus petiscos e sua história.
1. Aperitivo Valadares (Água Branca / Vila Romana)

Aberto em 1962 por dois irmãos mineiros, o Valadares é um clássico absoluto da Zona Oeste. O bar se destaca pelos petiscos autênticos — do jiló à famosa batata na serragem, passando por pedidas mais exóticas como os testículos de boi empanados.
O balcão é outro destaque, com diversas opções de acepipes, como morcela, torresmo e muito mais. E claro, pra fechar: uma boa cachaça. Fale com o Seu Luiz e deixe ele te guiar pelo cardápio.
Endereço: Rua Faustolo, 463 – Água Branca. São Paulo /SP.
Funciona de segunda a sábado das 12h às 23h.
Contatos: (11) 3862-6167
Para saber mais:
instagram.com/aperitivosvaladares
2. Bar do Biu (Pinheiros)

Comandado por Severino (o Biu) e Dona Edi desde 1981, o bar é um reduto da culinária nordestina. No fundo do salão, a cozinha de Dona Edi oferta um dos melhores Baiões de Dois de São Paulo, puxado no azeite de dendê. Se puder, vá com uma galera: as porções são generosas.
Se preferirem, podem também curtir um torresmo e uma coxinha no balcão do boteco, que fica na parte da frente do estabelecimento.
Endereço: Rua Cardeal Arcoverde, 772/776 – Pinheiros. São Paulo / SP.
Horário: Funciona diariamente das 11h às 18h.
Contatos: (11) 3081-6739
Para saber mais:
instagram.com/bardobiu
3. Bar do Berinjela (Tatuapé)

Aberto em 1964, o bar foi fundado pelo português Manuel Gomes da Silva, que era conhecido por Seu Berinjela por ser vendedor de berinjelas em feiras.
Atualmente o boteco é tocado pelo filho de Manuel, conhecido como Zé Berinjela e a sua esposa Débora. Eles que criaram os petiscos de berinjela que tornaram o local famoso.
O destaque é o Surpresa de Berinjela, vencedor do Comida di Buteco 2013. Tem também Kiberinjela, berinjela à parmegiana e lasanha de berinjela.
Mas o cardápio vai muito além das berinjelas e inclui uma grande lista de bolinhos. Não deixem de pedir o Tá Doida? um bolinho de carne de panela incrível.
Endereço: Praça Vinte de Janeiro, Tatuapé – São Paulo / SP
Horários: terça a sexta das 16h às 23h. Sábado das 12h às 20h
Contato: (11) 2671-2992
Para saber mais: instagram.com/bardoberinjela_
4. A Juriti (Cambuci)

Fundado em 1957, A Juriti é chamado de Rainha dos Aperitivos por um motivo: o balcão oferece dezenas de petiscos tradicionais, desde rollmops até os torresmos crocantes.
Da cozinha saem pedidas como a emblemática Joana D’Arc, a linguiça calabresa flambada no álcool. Eles também servem uma ótima rã à milanesa.
Com visual retrô e mobília antiga, o A Juriti é uma viagem no tempo e um dos mais lindos da cidade, entra com todos méritos na lista de botecos imperdíveis de São Paulo.
Endereço: Rua Amarante, 31 – Cambuci. São Paulo (SP)
Horário: terça e quarta das 13h às 22h. Quinta e sábado das 13h às 23h30. Sexta das 10h30m às 23h. Domingo das 10h às 18h.
Contatos: (11) 3207-3908
Coisas para fazer perto de São Paulo
Para saber mais:
facebook.com/ajuriti
5. Kintaro (Liberdade)

Misto de boteco brasileiro e izakaya japonês, o Kintaro foi fundado pela família Higuchi em 1993. O cardápio muda todo dia, mas você pode encontrar de berinjela no missô a barriga de porco (Buta no Kakuni).
O clima é íntimo, o balcão é o centro da ação e a conversa flui com facilidade. Um lugar único que mistura com maestria a cultura japonesa com o espírito botequeiro brasileiro. É certo que teria de estar nessa lista de botecos imperdíveis.
Endereço: Rua Thomaz Gonzaga, 57 – Liberdade, São Paulo / SP
Horário: Terça a sexta, das 15h às 22h. Sábado das 15h às 19h.
Contato: (11) 3277-9124
Para saber mais:
kintaro.com.br
instagram.com/izakaya_kintaro
6. Bar do Luiz Nozoie (Bosque da Saúde)

Fundado em 1962, esse bar nasceu como sorveteria, mas virou referência em frutos do mar na botecagem. Polvo, lula, camarão, entre outros itens.
O balcão é abastecido diariamente com acepipes frescos. É possível ainda provar o ótimo jiló recheado ou o rollmops produzido por eles.
Já da cozinha, saem delícias como o espetinho de camarão e o famoso bolinho de milho com queijo (servido às quintas) — tudo servido acompanhado de uma cerveja trincando.
Apesar de encher, o ambiente é amistoso e ideal para quem curte chegar devagar e ficar por horas.
7. Bar do Luiz Fernandes (Mandaqui)

Nenhuma lista de botecos paulistanos está completa sem ele. Comandado pela mesma família desde os anos 40, é o templo dos bolinhos em São Paulo.
O lendário bolinho de carne da Dona Idalina é só o começo. Tem também bolinho de rabada, de alheira, de bacalhau e o balcão de acepipes do Seu Luiz que vai do jiló à orelha de porco. Um verdadeiro clássico que mantém viva a sua alma botequeira.
Endereço: Rua Augusto Tolle, 610 – Mandaqui. São Paulo / SP.
Funciona de terça a sexta 16h a 23h30. Sábado e domingo 12h à 21h.
Contatos: (11) 2976-3556
Coisas para fazer perto de São Paulo
Para saber mais:
instagram.com/bardoluizf
bardoluizfernandes.com.br
Muitos botecos imperdíveis para explorar
Essa foi a minha seleção de 7 botecos imperdíveis em São Paulo — todos visitados, provados e aprovados. Cada um carrega consigo não apenas receitas deliciosas, mas também a memória afetiva, a história da cidade e a alma dos bairros em que estão inseridos.
Se você curte esse tipo de conteúdo, continue acompanhando o Diários Gastronômicos e compartilhe esse post com a galera que ama um bom boteco!
Espero que tenham gostado da dica e quando derem um pulo em algum desses botecos não deixe de falar pra mim como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos , aqui no blog o nos comentários do canal no Youtube.
Quem estiver procurando outras dicas de bares e restaurantes em São Paulo dá um pulo na aba: comer e beber em Sampa

