A Juriti, um botequim de bairro no Cambuci

O A Juriti, na região do Cambuci, é a própria definição de boteco local, frequentado basicamente pelas gentes da área. É o típico botequim de bairro, preservado como tesouro pelos moradores de uma comunidade. Esses são os que mais me encantam.

A Juriti boteco São Paulo
O extenso balcão da casa exibe diversos dos petiscos disponíveis. São cerca de 50 opções!

Não posso dizer que o A Juriti seja tão desconhecido assim, pois faz tempo que está nas bocas do povo que curte um boteco em São Paulo. É um clássico da cidade.

Primo do Jabuti

Pode-se dizer que esse boteco do Cambuci é primo-irmão do Jabuti, na Vila Mariana. Os fundadores portugueses do A Juriti passaram o ponto para sócios conterrâneos para abrir o bar da Vila Mariana.

A Juriti boteco São Paulo
Na parede, muitas referências a este clássico na imprensa. A casa merece

Os dois botequins têm alguns itens do cardápio bastante semelhantes, principalmente os petiscos de peixes e frutos do mar dispostos ao longo do balcão.

Ambas conquistaram minha atenção pela maravilhosa simplicidade, o estilo despojado, o atendimento pessoal (sem aquela frieza de equipe treinadinha) e a comida boa a preços bastante justos.

A Juriti boteco São Paulo
O caos organizado detrás do balcão. Na parede, algumas linguiças calabresa penduradas
Boteco histórico de São Paulo

Inaugurado em 1957, o A Juriti mantêm muito de seu ambiente original, o que dá um toque bastante especial ao espaço. Estou certo de que suas mesas vintage fariam bastante sucesso em feiras de móveis antigos como a do Bixiga. Eu fiquei louco por elas.

A Juriti boteco São Paulo
Entre os destaques desta bar inaugurado em 1957 eu cito o mobiliário vintage

O longo balcão, seu jeitão antigo, modesto e o público local nos fazem logo nos sentir aconchegados por ali. Com minha esposa eu arrumei um cantinho no mezanino e até agradecemos a forte chuva que desabou sobre o bairro assim que entramos no bar. Uma boa desculpa para ficar por ali até o aguaceiro passar.

A Juriti boteco São Paulo
A escada dá acesso ao mezanino, onde ficamos. O clima despojado nos faz sentir aconchegados

As ruas secaram e nós ainda estávamos por lá. Passamos por alguns petiscos, a começar pela codorna, gostosa, mas quase para apenas coçar a garganta.

A Juriti boteco São Paulo
A codorna estava boa, mas só serviu mesmo para abrir nosso apetite

Depois fomos para a rã a milanesa, uma iguaria tradicional servida em muitos botequins de São Paulo. Estava fantástica! Nunca vi uma tão carnuda e saborosa.

Dispensaria apenas os bolinhos de bacalhau, em formato charuto, que solicitamos logo em seguida. Uma decepção, eu tenho de confessar. Moles e frios, eu desconfio que tenham sido resgatados do balcão, após algumas horas ali expostos.

A Juriti boteco São Paulo
A rã ‘bombada’ da foto foi a melhor que já provei. Não só pelo tamanho, mas o sabor da carne
Joana D´arc, a calabresa no álcool

Este deslize foi rapidamente recompensado pela porção de uma tentadora e deliciosa Linguiça Calabresa assada no álcool (R$ 18,00), de nome Joana D´arc. É o carro chefe da casa.

A Juriti boteco São Paulo
A deliciosa Linguiça calabresa, de nome Joana D´Arc, fechou muito bem nossa passagem pela casa

São Paulo, de maneira geral, vem me revelando uma dimensão muito mais interessante deste típico embutido nacional do que eu estava acostumado no Rio. Apesar do nome, a calabresa é uma invenção brasileira.

A Juriti boteco São Paulo
A calabresa, de carne suave e quantidade certa de gordura, é assada no álcool

No A Juriti a Calabresa afogada no álcool tem sabor suave e pouca gordura, só o suficiente para dar mais corpo ao conjunto. Não é ressecada e acompanhada de uma cestinha de pão francês é quase uma perfeição.

A Juriti boteco São Paulo
Do canto superior da parede o velho ventilador e o cartaz trazendo oferta de batidas

Tivessem alguns amigos em nossa companhia, de certo seguiríamos mais tempo a explorar o extenso cardápio de petisco (são mais de cinquenta opções!), nos aventurando nos frutos do mar e peixes como a Sardinha a Escabeche, o Marisco (mexilhão) e Lula. Imediatamente após esta experiência, incluí o A Juriti no mapa de meus clássicos prediletos em São Paulo. Um bar para ver, viver, voltar e preservar.

A Juriti boteco São Paulo
O antigo balcão serve de paragem a clientela que bebe em pé na porta do estabelecimento

A Juriti

Endereço: Rua Amarante, 31 – Cambuci. São Paulo (SP)
Horário: terça e quarta das 13h às 22h. Quinta e sábado das 13h às 23h30. Sexta das 10h30m às 23h. Domingo das 10h às 18h.
Contatos: (11) 3207-3908

Para saber mais:
facebook.com/ajuriti

Gostou das dica? Então der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes em São Paulo em: comer e beber em Sampa

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

5 Comments on “A Juriti, um botequim de bairro no Cambuci”

  1. Pingback: No balcão: a rã e A Juriti | Diários Gastronômicos
  2. Pois é Dé, fazia tempo que eu não comentava. Mas tô sempre lendo! Hehehe
    Sampa tem muitas aventuras gastronômicas para serem feitas… Ia te indicar o chopp do Bar Léo e os acepipes do Pirajá, mas tu já foi em ambos 🙂
    Não sei se eu pulei algum relato, mas não recordo de ter lido nada sobre o Mercadão… Quando for, além do Sanduba de Mortadela e do Pastel de Bacalhau, prova a empada da Casa Godinho (se sobrar espaço…hehehe)
    Outra dica: Vale a pena uma ida no Izakaya Issa, na Liberdade, pra provar o Takoyaki e o Okonomiyaki.

    Abraço do Sul,
    Otto

  3. Excelente relato, André! Rã é uma iguaria que ainda não experimentei…
    O texto tá meio bagunçado (o último parágrafo deveria ser mais no meio…certo?)

    Abraço do Sul,
    Otto

    1. Fala Otto. Tem tempo que não te vejo comentar por aqui! Você deve ter lido logo que eu publiquei o texto, realmente haviam dois parágrafos fora de lugar. Isso ocorreu na hora que estava arrumando as fotos. Já consertei. Valeu pela observação.

      Este boteco você iria curtir. Bem bacana.

      Abraços,

      Dé Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.