Aperitivos Valadares e a comida típica dos botequins de São Paulo

Com o nome oficial de Aperitivos Valadares, esse boteco é com justíssima razão considerado um dos mais clássicos e famosos de São Paulo.

Fundado por irmãos mineiros nos anos 60, apesar da origem de seus donos, oferta no cardápio uma espécie de resumo da comida típica dos botequins de São Paulo.

Aperitivos Valadares
No balcão do Valadares estão dispostos alguns dos mais de 50 aperitivos em oferta
Botequim Clássico de São Paulo

São mais de 50 sugestões de aperitivos, dos mais simples como o filé e o frango a passarinho, aos mais exóticos, como os testículos de galo e de boi. Por tudo isso, de todos os botequins clássicos de São Paulo, o Valadares é o que eu mais ansiava retornar.

A casa singela é o retrato do boteco de bairro, frequentado por clientes fiéis, que já conhecem de cor o cardápio e chamam todo mundo pelo nome.

Cheguei com meu irmão numa tarde de quinta-feira. Alguns fregueses bebiam cerveja no balcão, provando muitos dos acepipes especiais da casa, como a linguiça de chorizo, ou morcela ali exposta.

Aperitivos Valadares
A singela casa de esquina da Lapa é um dos mais tradicionais botequins de São Paulo

O Valadares é um estabelecimento para profissional botequeiro. Mas aos que não são chegados a profundezas culinárias, há também opções normais aos paladares menos aventureiros como as batatas na serragem (cobertar de farofa e tempero especial da casa).

Da útima vez que estive por lá, há cerca de uns anos, fiu acompanhado de meu irmão Tavo e os amigos André Alencar e Pedro. Daquela experiência ficou a lembrança dos testículos de galo que provamos. Confesso que na época não posso dizer que curti tanto assim o exótico aperitivo.

Aperitivos Valadares
O balcão é parte fundamental do Valadares, reservado aos antigos clientes da casa

Desta vez estava a procura de outra iguaria local: os testículos de boi.

Testículos de boi

Hoje falar em comer testículos é tabu, mas a verdade é que esta parte baixa do boi pouco comercializada nos centro urbanos já foi bastante consumida no Brasil e ainda é admirada pelo interior do país.

Para um homem comer testículos é sempre um troço esquisito, por mais que gostemos da iguaria. Quando vi os enormes objetos esféricos no Mercado da Lapa aquilo me deu um grande aperto nos meus.

Aperitivos Valadares
A imagem não é tão ruim assim. Disfarçada, a porção de testículos nem parece ser o que é

Já no Valadares a sensação de aperto retornou. Não era nojo, mas uma angustia nos baixios, um sofrimento testicular.

Penso que para facilitar o processo, a casa serve a iguaria cortadinha em pequenos pedaços e empanada. Ao ver o prato cheio abstraí o que exatamente era o aperitivo e lancei mão imediatamente do palito. Humm… Não é que é bom!

Tentei inutilmente comparar aquele sabor com qualquer outro. Não, não é parecido com frango. Na verdade lembrou-me algo como uma mistura entre ova de tainha e fígado de galinha (que eu adoro).

Aperitivos Valadares
Por dentro do testículo: o legal é que o gosto e a textura são incomparáveis. Eu adorei

Besteira! Esta mania de comparar o incomparável. O especial do testículo de boi é exatamente isto: não tem comparação.

É saboroso, de gosto não tão intenso quanto poderia supor e um pouco esponjoso, mas não tanto quanto a ova de tainha. Olhei para o meu irmão e ele já estava lá, mandando ver também. Solicitamos uma meia porção, que terminou em um parágrafo de filosofias de mesa de botequim.

Mercado Municipal da Lapa

Preparamos nosso apetite com uma passada no interessante Mercado Municipal da Lapa, antes de nosso almoço no Valadares.

Fundado em 1954 e com corredores que formam um enorme triângulo, este mercado é menor e menos conhecido que o da Cantareira (o Mercadão).

No entreposto tradicional do bairro da Lapa é possível encontrar de lojas de biscoitos a carnes de primeiríssima qualidade, além de especiarias das mais diversas.

Mercado da Lapa, próximo ao Aperitivos Valadares
A fonte para o carro chefe do Valadares, os testículos de boi, é o interessante Mercado da Lapa

Lá há ótimos açougues e são justamente nessas casas que os donos do botequim ao qual nos destinamos depois compram iguarias como os testículos de boi.

Vi muitas coisas interessantes no Mercado como coração de peru. Como podem imaginar é basicamente um coração de frango gigante. Também avistei muitos miúdos para sarapatel e lindas peças de ossobuco e rabada. Maravilha!

Após abrir o apetite com aquela carne toda, tomamos um ônibus num sol escaldante para nosso desejado destino.

Rã a Milanesa, Cordorna e Jiló
Aperitivos Valadares
Seguimos com uma porção de codorna e de rã

Logo fomos agraciados com uma cerveja Heineken estupidamente gelada. Gelada mesmo! O botequim oferta uma variedade interessante de rótulos da bebida. Quem prefere uma cachaça também não ficará desapontado. São dezenas de rótulos de pinga à disposição.

Depois dos testículos, seguimos nossa petiscada no Valadares com uma porção de codorna. Seguida de rã a milanesa e uns jilós cozidos.

Aperitivos Valadares
Para fechar muito bem os aperitivos, solicitamos uns jilós cozidos

Como tínhamos planejado seguir beliscando por outro boteco da área, paramos nossa jornada alimentar pelo Valadares por ali. Demos apenas mais um tempo para umas rodadas da cerveja geladíssima, pois afinal o calor estava brabo aquele dia.

Apesar de algumas reformas ao longo dos anos, o botequim mantém muito de sua originalidade e o mais importante, preserva seu jeito despojado e o espaço do balcão aos seus clientes mais fiéis.

Como naquele dia em que lá estive com meu irmão, os assíduos ficam a biritar sobre a vida no aconchego do modesto lugar e sendo muito bem atendidos pelos simpáticos garçons.

Aperitivos Valadares

Endereço: Rua Faustolo, 463 – Água Branca. São Paulo /SP.
Funciona de segunda a sábado das 12h às 23h.
Contatos: (11) 3862-6167

Para saber mais: 
instagram.com/aperitivosvaladares

Mercado Municipal da Lapa (Rinaldo Rivetti)

Endereço: Rua Herbart, 47 – Lapa. São Paulo / SP
Horários: de segunda à sábado das 8h às 18h

Para saber mais:
mercadaodalapa.com.br

Gostou das dica? Então der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes em São Paulo em: comer e beber em Sampa

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.