A Juriti, no Cambuci, é um boteco histórico de São Paulo conhecido como a Rainha dos Aperitivos. Isso porque ele tem um balcão com uma grande variedade de acepipes, além de um cardápio repleto de opções de petiscos.
O bar foi fundado em 1957 por portugueses, que posteriormente venderam o ponto para os conterrâneos Roberto e Noberto, atuais proprietários. Trata-se de um boteco de bairro com um ambiente incrivelmente bem preservado. Assim, entrar no A Juriti é como fazer uma verdadeira viagem no tempo.
Particularmente, considero este o boteco mais lindo de São Paulo, com seu mobiliário retrô, um jeitão singelo e os seus garçons tão antigos quanto o próprio local. Mesmo depois de tantos anos desde a última vez que o visitei, tive assim a sensação de que tudo permaneceu absolutamente igual.
Balcão de Acepipes do A Juriti
Sem dúvida, um dos grandes destaques do bar é o seu balcão de acepipes. Embora não seja tão variado quanto o do Bar do Luís Fernandes, oferece uma excelente seleção de petiscos tentadores, muitos deles à base de frutos do mar.
Diante de tantas opções, é difícil escolher por onde começar. Entre as delícias disponíveis, posso citar a Sardinha à Escabeche, Lula, Mexilhão, Vôngoles, Torresmos, Morcela e Rollmops, entre outros.
Rollmops
Para iniciar a experiência, decidi pelo Rollmops, uma iguaria que não saboreava há bastante tempo. Clássico dos botecos mais antigos de São Paulo e do Rio de Janeiro, esse petisco tem suas origens no Norte da Europa, mais especificamente na região da Escandinávia.
Trata-se de uma conserva de peixe criada justamente para permitir o armazenamento por períodos mais longos. Originalmente, era preparada com arenque, um peixe muito comum no Mar do Norte. No Brasil, contudo, passou a ser produzida mais frequentemente com sardinha.
O Rollmops se popularizou na Alemanha no século XIX e foi trazido ao Brasil pelos imigrantes alemães. Embora seja um petisco não tão fácil de encontrar, ainda pode ser degustado em botecos tradicionais como o A Juriti.
Linguiça Joana D’Arc
Outro petisco bastante requisitado no A Juriti é a linguiça calabresa assada no álcool, conhecida popularmente em São Paulo como Joana D’Arc. Esse clássico paulistano é preparado junto ao balcão do bar, num forno dedicado exclusivamente a flambar as linguiças, que permanece em funcionamento constante.
A flambagem no álcool dá um sabor diferente ao petisco, que cai bem com fatias de pão e uma cerveja bem gelada.
Rã à Milanesa
Dando continuidade à petiscada, experimentei a sempre irresistível Rã à Milanesa. Esse é mais um petisco tradicional dos botecos paulistanos. Perto de minha casa, na Lapa, o Aperitivo Valadares também serve uma versão excelente dessa iguaria.
A carne de rã é macia, saborosa e, além de tudo, saudável. Infelizmente, esse petisco não é tão popular e infelizmente enfrenta até certo preconceito. Tem muita gente que não sabe o que está perdendo.
Fechando com uma Pururuca
Voltando ao balcão de acepipes, finalizei assa nova passagem com uma pururuca. No A Juriti, você encontra dois tipos de torresmos: a barriga com carne, as tradicionais barras de torresmos, além da pururuca, o u a pele do porco crocante. O autêntico “baconzitos”, porém em sua forma mais natural.
Escolhi uma peça grande, que mais parecia uma escultura digna de decoração de mesa de centro. Fechei minha petiscada me deliciando com o croc croc da pele de porco.
Um dos Botecos Imperdíveis de São Paulo
Para os apaixonados por botecos antigos, visitar o A Juriti é simplesmente imprescindível. Esse bar faz parte da minha seleção de botecos extraordinários de São Paulo, ao lado de ícones como o Bar do Luís Fernandes e o Bar do Luís Nozoie.
Seja pelo ambiente autêntico, pelos petiscos tradicionais ou pela sua atmosfera de boteco de bairro, o A Juriti é um boteco raiz autêntico cada vez mais raros de encontrar.
A Juriti
Endereço: Rua Amarante, 31 – Cambuci. São Paulo (SP)
Horário: terça e quarta das 13h às 22h. Quinta e sábado das 13h às 23h30. Sexta das 10h30m às 23h. Domingo das 10h às 18h.
Contatos: (11) 3207-3908
Para saber mais:
facebook.com/ajuriti
Gostou das dica? Então der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.
Encontre outras dicas de bares e restaurantes em São Paulo em: comer e beber em Sampa