A Juriti, a rainha dos aperitivos

A Juriti, boteco, Cambuci, São Paulo, comida de boteco, boteco tradicional, bares tradicionais
As opções de petiscos descritas no painel do A Juriti

A Juriti, no Cambuci, é um boteco histórico de São Paulo conhecido como a Rainha dos Aperitivos. Isso porque ele tem um balcão com uma grande variedade de acepipes, além de um cardápio repleto de opções de petiscos.

O bar foi fundado em 1957 por portugueses, que posteriormente venderam o ponto para os conterrâneos Roberto e Noberto, atuais proprietários. Trata-se de um boteco de bairro com um ambiente incrivelmente bem preservado. Assim, entrar no A Juriti é como fazer uma verdadeira viagem no tempo.

A Juriti, boteco, Cambuci, São Paulo, comida de boteco, boteco tradicional, bares tradicionais, calabresa no álcool, linguiça calabresa, linguiça Joana D´Arc, botequim de bairro, balcão de acepipes, rollmpos, sardinha à escabeche, mexilhão, bar antigo
O bar tem um mobiliário retrô que eu acho maravilhoso

Particularmente, considero este o boteco mais lindo de São Paulo, com seu mobiliário retrô, um jeitão singelo e os seus garçons tão antigos quanto o próprio local. Mesmo depois de tantos anos desde a última vez que o visitei, tive assim a sensação de que tudo permaneceu absolutamente igual.

Balcão de Acepipes do A Juriti

Sem dúvida, um dos grandes destaques do bar é o seu balcão de acepipes. Embora não seja tão variado quanto o do Bar do Luís Fernandes, oferece uma excelente seleção de petiscos tentadores, muitos deles à base de frutos do mar.

A Juriti, boteco, Cambuci, São Paulo, comida de boteco, boteco tradicional, bares tradicionais, calabresa no álcool, linguiça calabresa, linguiça Joana D´Arc, botequim de bairro, balcão de acepipes, rollmpos, sardinha à escabeche, mexilhão
Um dos destaques do A Juriti é o seu longo balcão de acepipes

Diante de tantas opções, é difícil escolher por onde começar. Entre as delícias disponíveis, posso citar a Sardinha à Escabeche, Lula, Mexilhão, Vôngoles, Torresmos, Morcela e Rollmops, entre outros.

Rollmops

Para iniciar a experiência, decidi pelo Rollmops, uma iguaria que não saboreava há bastante tempo. Clássico dos botecos mais antigos de São Paulo e do Rio de Janeiro, esse petisco tem suas origens no Norte da Europa, mais especificamente na região da Escandinávia.

A Juriti, boteco, Cambuci, São Paulo, comida de boteco, boteco tradicional, bares tradicionais, calabresa no álcool, linguiça calabresa, linguiça Joana D´Arc, botequim de bairro, balcão de acepipes, rollmops, sardinha à escabeche, mexilhão
Rollmops, um petisco que você só encontra nos botecos mais tradicionais de São Paulo

Trata-se de uma conserva de peixe criada justamente para permitir o armazenamento por períodos mais longos. Originalmente, era preparada com arenque, um peixe muito comum no Mar do Norte. No Brasil, contudo, passou a ser produzida mais frequentemente com sardinha.

O Rollmops se popularizou na Alemanha no século XIX e foi trazido ao Brasil pelos imigrantes alemães. Embora seja um petisco não tão fácil de encontrar, ainda pode ser degustado em botecos tradicionais como o A Juriti.

A Juriti, boteco, Cambuci, São Paulo, comida de boteco, boteco tradicional, bares tradicionais, calabresa no álcool, linguiça calabresa, linguiça Joana D´Arc, botequim de bairro, balcão de acepipes, rollmops, sardinha à escabeche, mexilhão, rã à milanesa
As variadas opções de petiscos no cardápio do A Juriti
Linguiça Joana D’Arc

Outro petisco bastante requisitado no A Juriti é a linguiça calabresa assada no álcool, conhecida popularmente em São Paulo como Joana D’Arc. Esse clássico paulistano é preparado junto ao balcão do bar, num forno dedicado exclusivamente a flambar as linguiças, que permanece em funcionamento constante.

A flambagem no álcool dá um sabor diferente ao petisco, que cai bem com fatias de pão e uma cerveja bem gelada.

A Juriti, boteco, Cambuci, São Paulo, comida de boteco, boteco tradicional, bares tradicionais, calabresa no álcool, linguiça calabresa, linguiça Joana D´Arc
Linguiças calabresas sendo flambadas no álcool
A Juriti, boteco, Cambuci, São Paulo, comida de boteco, boteco tradicional, bares tradicionais, calabresa no álcool, linguiça calabresa, linguiça Joana D´Arc, botequim de bairro, balcão de acepipes, rollmops, sardinha à escabeche, mexilhão, rã à milanesa
A linguiça Joana D´Arc é uma tradição dos botecos paulistanos
Rã à Milanesa

Dando continuidade à petiscada, experimentei a sempre irresistível Rã à Milanesa. Esse é mais um petisco tradicional dos botecos paulistanos. Perto de minha casa, na Lapa, o Aperitivo Valadares também serve uma versão excelente dessa iguaria.

A carne de rã é macia, saborosa e, além de tudo, saudável. Infelizmente, esse petisco não é tão popular e infelizmente enfrenta até certo preconceito. Tem muita gente que não sabe o que está perdendo.

A Juriti, boteco, Cambuci, São Paulo, comida de boteco, boteco tradicional, bares tradicionais, calabresa no álcool, linguiça calabresa, linguiça Joana D´Arc, botequim de bairro, balcão de acepipes, rollmops, sardinha à escabeche, mexilhão, rã à milanesa
Rã à milanesa: uma iguaria maravilhosa, mas não tão fácil de achar
Fechando com uma Pururuca

Voltando ao balcão de acepipes, finalizei assa nova passagem com uma pururuca. No A Juriti, você encontra dois tipos de torresmos: a barriga com carne, as tradicionais barras de torresmos, além da pururuca, o u a pele do porco crocante. O autêntico “baconzitos”, porém em sua forma mais natural.

Escolhi uma peça grande, que mais parecia uma escultura digna de decoração de mesa de centro. Fechei minha petiscada me deliciando com o croc croc da pele de porco.

A Juriti, Cambuci, boteco histórico, São Paulo, Rainha dos Aperitivos, acepipes, petiscos, boteco de bairro, boteco mais lindo de São Paulo, Balcão de Acepipes, Bar do Luís Fernandes, petiscos tentadores, frutos do mar, Sardinha à Escabeche, Mexilhão, Vôngoles, Torresmos, Morcela, Rollmops, Lula, botecos mais antigos de São Paulo, conserva de peixe, arenque, sardinha, imigrantes alemães, botecos tradicionais, linguiça calabresa assada no álcool, Linguiça Joana D'Arc, clássico paulistano, balcão do bar, flambagem no álcool, cerveja bem gelada, Rã à Milanesa, petisco tradicional, botecos paulistanos, Aperitivo Valadares, pururuca, tipos de torresmos, barras de torresmos, pele do porco crocante, Botecos Imperdíveis de São Paulo, botecos extraordinários de São Paulo, Bar do Luís Nozoie
Pururuca irresistível e crocante que escolhi no balcão
Um dos Botecos Imperdíveis de São Paulo

Para os apaixonados por botecos antigos, visitar o A Juriti é simplesmente imprescindível. Esse bar faz parte da minha seleção de botecos extraordinários de São Paulo, ao lado de ícones como o Bar do Luís Fernandes e o Bar do Luís Nozoie.

A Juriti, boteco, Cambuci, São Paulo, comida de boteco, boteco tradicional, bares tradicionais, calabresa no álcool, linguiça calabresa, linguiça Joana D´Arc, botequim de bairro
O tradicional bar tem clima de boteco de bairro

Seja pelo ambiente autêntico, pelos petiscos tradicionais ou pela sua atmosfera de boteco de bairro, o A Juriti é um boteco raiz autêntico cada vez mais raros de encontrar.

Endereço: Rua Amarante, 31 – Cambuci. São Paulo (SP)
Horário: terça e quarta das 13h às 22h. Quinta e sábado das 13h às 23h30. Sexta das 10h30m às 23h. Domingo das 10h às 18h.
Contatos: (11) 3207-3908

Para saber mais:
facebook.com/ajuriti

Gostou das dica? Então der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes em São Paulo em: comer e beber em Sampa

 

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.