Bráz: para levar toda a família

Só mesmo numa segunda-feira às 19h para conseguir ir a Bráz Pizzaria, no Jardim Botânico. A casa estava tão vazia que cheguei a ficar desconfiado. Do poder escolher onde sentar, decidimos por estar num canto, junto à parede, lá nos fundos do restaurante. Fica difícil avaliar a eficiência de um serviço com a casa às moscas. No entanto, se levar em conta somente a gentileza dos garçons, a pizzaria ganha nota 10.

A Bráz oferta um senhor chope. Com espuma cremosa paulistana, geladinho, perfeito. Bebi rápido como um suco. Depois mais um e mais um. O serviço atencioso não me deixava tempo de pensar em pedir outro, pois o outro já lá estava. Entre as comidas, as opções de entrada me atraíram bastante. Por sugestão da Silvia (que já conhecia a casa) decidimos ir devagar. Uma entrada para os dois e depois partiríamos para a pizza.

Bráz Pizzaria Jardim Botânico
Pizzaria arrumada e com ótimo serviço
Pão de Calabresa tradicional

Pão de Calabresa tradicional de início. Vi a cara do pão no balcão e já adorei de vista. Não esperava um pedaço tão grande na mesa e o sabor conseguiu me surpreender. Maravilhoso pão e uma calabresa picante fantástica, sem mais adjetivos.

O preço é muito justo, pois a fatia dá para começar bem uma brincadeira entre três a quatro pessoas, sem exagerar na dose. Só o pão preencheu um bom espaço do estômago. Outra entrada, portanto, estava descartada.

Fiquei tentado a não ir para as pizzas, e ficar circulando no início do cardápio, entre o Palito de linguiҫa e a Berinjela ao forno. Porém, era a pizza o motivo de nossa presença. Escolher pizza é sempre um negócio complicado. Mais ainda para quem gosta de tudo como eu.

Um casal, ao menos, pode dividir o sabor da pizza média em dois. Já devidamente informados a cerca dos tamanhos, a média nos pareceu à escolha mais sensata. Dá facilmente para dividir entre duas ou até três pessoas (dependendo das preliminares).

Bráz Pizzaria Jardim Botânico
O indispensável Pão de Calabresa tradicional da pizzaria
Ótima massa de pizza

Depois de muito confabular, e de mais alguns chopes na cabeça, escolhemos os sabores Provençal (rodelas de tomate, berinjela e abobrinhas marinados em alho com mussarela e tomilho fresco) e Primo (rodelas de tomate caqui, mussarela e fatias de parma).

A massa da pizza me lembrou muito a minha infância (o que é ótimo) e principalmente a de uma pizzaria em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos, a Pizza do Padre, que eu adorava. Não é uma pizza tão fina e nem tão grossa. Isso também me agradou.

O que mais gostei, no entanto, foi da grande borda, por vezes crocante. Eu considero a borda tão importante quanto o miolo e parte essencial de uma pizza. Acho um desperdício preenchê-la com recheios mil. Deixe-a pura, com aquele gosto de massa queimada, para ser saboreada como um biscoito delicioso, um pão que acompanha os meandros da pizza.

Provençal e Primo

Gostei dos dois sabores. Presunto de Parma não tem erro (apesar de que se deve considerar a grande qualidade do presunto servido na Bráz). A Provençal me seduziu mais pela mistura bem casada dos ingredientes. Enquanto comíamos, o salão começou a encher, mas não chegou a lotar. Parece que ir as segundas é uma boa dica para quem não quer esperar nas famosas filas do restaurante.

Bráz Pizzaria Jardim Botânico
Escolhemos os sabores Provençal e Primo

Senti-me bastante aconchegado na casa, a decoração não me desagradou, o serviço foi impecável e a comida estava ótima. Comi muito, de sair empanturrado. Entrei de fígado no chope. Brincar de beber chope é bem caro, em qualquer lugar (que bom que aquele valeu à pena). Bebendo-se com parcimônia, a Bráz é um programa com bom custo / benefício. Para levar toda a família.

Depois de quase ser vencido por um último pedaço de pizza, que terminei com esforço (por não caber mais em mim), já não havia mais a menor possibilidade de pensar em comida e em chope. Nem se um mosquito adentrasse por minha boca em um momento de bocejo de pós comer, não caberia, o inseto, dentro de mim.

Endereço: Rua Maria Angélica, 129 – Jardim Botânico. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: de domingo a quinta, das 18h30m à 23h30m. Sexta e sábado, das 18h30m à 00h30m.
Contato: (21) 2535-0687

Para saber mais: 
brazpizzaria.com.br

Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

One Comment on “Bráz: para levar toda a família”

  1. Pingback: Pizzas e pizzas | Diários Gastronômicos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.