Os moradores de Copacabana reservam quase como um segredo exclusivo a Cantina Donanna, restaurante familiar simpático e tradicional.

Apesar de ser uma cidade onde a influência portuguesa predomina na culinária, o Rio de Janeiro também reserva alguns restaurantes italianos bastante bons e com preços justos como essa cantina. Um estabelecimento de bairro que alimentou diferentes gerações de cariocas.
Ambiente singelo
Para quem realmente deseja um prato de massa caseira bacana a um preço bem em conta, a Donanna é o lugar certo e a definição perfeita de uma típica cantina. É um lugar extremamente simples, que pediria certa reforma, mas que a falta desta acredito até ser parte de seu charme.

Nas mesas, panos coloridos e alguns até esfarrapados. Nas paredes, alguns espelhos e quadros tão velhos que já quase não é possível identificar as paisagens da Itália ilustradas.
A televisão passando a programação da tarde de sábado indica que por ali os incomodados é que devem se mudar. Mas apesar disso, a casa é limpinha e o serviço eficiente.

Eu que sou um fã da simplicidade tendo sempre a gostar mais de lugares informais e despretensiosos, onde o que realmente importa é a tradição e não o marketing.
A Donanna já está ali na Rua Domingos Ferreira há anos, com uma clientela fiel que passa de geração a geração. Este apego se explica pelo cardápio: a massa feita ali é ótima e o valor cobrado cabe no bolso da classe média já saturada de altos preços.

Massa caseira
O cardápio é dividido entre as massas e os tipos de molho. A partir daí, cada um escolhe uma combinação de elementos.
Eu optei por um Palha e fieno. Spaghettinho de massa fresca verde e branca com molho matriciana com bacon, tomate e cebola. A Silvia ficou no Talhatelli (como escrito no cardápio) com bolonhesa.
Antes, no entanto, a entrada revelou-se tão atraente e simples quanto os pratos. Um pão de alho acompanhado de um imperdível molho de tomate fresco.

Como não pode deixar de ser quando nos referimos a uma cantina, a quantidade de comida é respeitável. Nós não conseguimos dar conta da grande montanha de massa e molho, que custam em média vinte e poucos reais.
Acho até que com a entradinha, um casal que não quiser exagerar pode dividir uma porção daquelas. Ou seja, você vai comer muito e bem e sairá mais feliz ainda de lá por não ter gastado muito.
Cantina Donanna
Endereço: Rua Domingos Ferreira, 63, loja B, Copacabana. Rio de Janeiro / RJ.
Funciona diariamente, das 11h à 23h.
Contatos: (21) 2255-8841 / 2548-6702
Para saber mais: instagram.com/cantinadonanna
Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.
Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio
Nossa, tem anos que não vou a esse lugar! Obrigada por me lembrar, agora que moro no bairro… Bjos