O carneiro Do Sertão, restaurante nordestino no Bixiga

O restaurante Do Sertão serve uma comida sertaneja de respeito, incluindo um Carneiro ao Molho que é um espetáculo.

Mas foi pelo mar que tomei o rumo do sertão, numa sexta-feira meio enforcada pelo feriado de Corpus Christi. Fui, a princípio, atrás da famosa Corvina com Baião de Dois e Pirão.  Ao chegar ao meu destino, porém, me informaram que os peixes são apenas para duas pessoas.

Seria muita ogrice partir para dentro do pedido, até porque mesmo os pratos destinados aos clientes solitários, como eu na ocasião, são muito bem servidos.

Do Sertão Bar e Restaurante
Pedida certeira e caprichada: carneiro ensopado com baião de dois e cuscuz

Não cheguei a ficar tão decepcionado assim. Afinal, a casa tem diversas opções que eu simplesmente amo, como como carne de sol, buchada, vaca atolada… e o carneiro. Foi para este último que dediquei minha fome no fim das contas.

Carneiro ensopado

Há dois pratos com carne de carneiro no cardápio. O com molho (ensopado) e o frito (costelinhas fritas). As duas pedidas são encantadoras, mas o Carneiro ao Molho chamou mais minha atenção. Além de tudo a porção para um custava apenas R$ 19,10!

Do Sertão Bar e Restaurante
Há tempos não como um carneiro ensopado tão bom

Trata-se de um prato muito tradicional em todo o sertão nordestino e que eu apreciei muito em algumas de minhas jornadas pelo interior do Nordeste.

Uma receita difícil de encontrar entre mesas de São Paulo e Rio de Janeiro. Imaginem minha felicidade, portanto, ao me esbaldar com o pedido, que como já imaginava, veio muito caprichado.

Do Sertão Bar e Restaurante
A pimentinha arretada fez, junto com o carneiro, a alegria do meu almoço

Há muito tempo não comia um carneiro ensopado tão bom. Poderia dizer mesmo que em terras do sudeste não arrumei outro gostoso como o Do Sertão. A carne do bicho estava tão macia que descolava do osso ao primeiro toque.

O baião de dois estava muito acertado. Como acompanhamento ainda solicitei um cuscuz. Baião com cuscuz misturado com o molho do carneiro é realmente uma coisa maravilhosa.

Do Sertão Bar e Restaurante
Ambiente simples e sem muitos arranjos decorativos, porém limpo e bem ajeitado
Restaurante simples e bom

Com ambiente simples e sem muitos arranjos decorativos, não fosse por um ou outro objeto típico, como um chifre de boi preso na parede, nem dá para dizer que se trata de uma casa de comida nordestina.

Por outro lado é um local muito limpo e bem ajeitado.  A única coisa que mudaria por ali é o volume do som, um pouco alto para o meu gosto. Mas também não chega a estragar a experiência.

A equipe é bastante gentil, conhece bem o cardápio e serve com muita ligeireza. Mal escolhi e o meu almoço já estava à mesa. Acabou tão rápido quanto veio.

Foi uma bela refeição a um custo-benefício excelente. Para o Sertão eu certamente voltarei.

Do Sertão Bar e Restaurante

Endereço: Rua Santo Antônio, 1184 – Bela Vista.  São Paulo (SP).
Funciona diariamente das 11h até às 2h.
Contato: (11) 3107-0884

Gostou das dica? Então der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de destinos em São Paulo em: comer e beber em Sampa

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.