Cantina Donanna, boas massas caseiras e preços em conta

Os moradores de Copacabana reservam quase como um segredo exclusivo a Cantina Donanna, restaurante familiar simpático e tradicional.

Cantina Donanna, Copacabana
Ambiente extremamente simples e panos coloridos: uma tipica cantina

Apesar de ser uma cidade onde a influência portuguesa predomina na culinária, o Rio de Janeiro também reserva alguns restaurantes italianos bastante bons e com preços justos como essa cantina. Um estabelecimento de bairro que alimentou diferentes gerações de cariocas.  

Ambiente singelo

Para quem realmente deseja um prato de massa caseira bacana a um preço bem em conta, a Donanna é o lugar certo e a definição perfeita de uma típica cantina. É um lugar extremamente simples, que pediria certa reforma, mas que a falta desta acredito até ser parte de seu charme.

Cantina Donanna, Copacabana
A cantina já esta na Rua Domingos Ferreira há anos servindo uma clientela fiel

Nas mesas, panos coloridos e alguns até esfarrapados. Nas paredes, alguns espelhos e quadros tão velhos que já quase não é possível identificar as paisagens da Itália ilustradas.  

A televisão passando a programação da tarde de sábado indica que por ali os incomodados é que devem se mudar. Mas apesar disso, a casa é limpinha e o serviço eficiente.

Cantina Donanna, Copacabana
A Silvia ficou no Talhatelli (como escrito no cardápio) com bolonhesa

Eu que sou um fã da simplicidade tendo sempre a gostar mais de lugares informais e despretensiosos, onde o que realmente importa é a tradição e não o marketing.

A Donanna já está ali na Rua Domingos Ferreira há anos, com uma clientela fiel que passa de geração a geração. Este apego se explica pelo cardápio: a massa feita ali é ótima e o valor cobrado cabe no bolso da classe média já saturada de altos preços.

Cantina Donanna, Copacabana
Eu optei por um Palha e fieno com molho matriciana. Massa caseira boa e barata
Massa caseira

O cardápio é dividido entre as massas e os tipos de molho. A partir daí, cada um escolhe uma combinação de elementos.

Eu optei por um Palha e fieno. Spaghettinho de massa fresca verde e branca com molho matriciana com bacon, tomate e cebola. A Silvia ficou no Talhatelli (como escrito no cardápio) com bolonhesa.

Antes, no entanto, a entrada revelou-se tão atraente e simples quanto os pratos. Um pão de alho acompanhado de um imperdível molho de tomate fresco.

Cantina Donanna, Copacabana
Como entrada, pão de alho acompanhado de um imperdível molho de tomate fresco

Como não pode deixar de ser quando nos referimos a uma cantina, a quantidade de comida é respeitável. Nós não conseguimos dar conta da grande montanha de massa e molho, que custam em média vinte e poucos reais.

Acho até que com a entradinha, um casal que não quiser exagerar pode dividir uma porção daquelas. Ou seja, você vai comer muito e bem e sairá mais feliz ainda de lá por não ter gastado muito.

Cantina Donanna

Endereço: Rua Domingos Ferreira, 63, loja B, Copacabana. Rio de Janeiro / RJ.
Funciona diariamente, das 11h à 23h.
Contatos: (21) 2255-8841 / 2548-6702

Para saber mais: instagram.com/cantinadonanna

Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

One Comment on “Cantina Donanna, boas massas caseiras e preços em conta”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.