O Jabuti Frutos do Mar é um boteco histórico da Vila Mariana que, como o nome já revela, é dedicado às delícias marítimas. Foi aberto em 1968, num tempo em que eram poucos os botequins de São Paulo focados em peixes e frutos do mar. Portanto, tem o seu valor na história da botecagem paulistana.
Retornando ao boteco querido
Eu frequentei muito o Jabuti Frutos do Mar logo que me mudei para São Paulo, nos tempos em que morava em Pinheiros e costumava ir ao bar depois de passear no Parque do Ibirapuera.
Isso justamente por ser um local onde poderia comer, sem medo, porções de ostras frescas, além de matar a saudade de petiscos muito comuns no Rio de Janeiro como o Polvo à Vinagrete entre outras coisas do mar que eu amo, enfim.
Tinha tempo, no entanto, que não encostava a barriga lá. Ao menos desde antes da pandemia. Tanto tempo que já não encontrei mais o Marcão, uma simpatia de pessoa, que comandava a casa junto de sua irmã Ana Lucia. Os dois, pois, filhos de um dos fundadores do local.
Soube, infelizmente, que Marcão veio a falecer. Hoje, então, o Jabuti é segue tocado por Ana junto com uma nova geração, o seu sobrinho, filho de Marcão, o Rodrigo. Também muito simpático por sinal.
Cadê o balcão de acepipes?
Dei o azar do balcão de acepipes estar em manutenção. Aquele balcão, onde era possível então selecionar os peixes frescos ou escolher diversas opções de petiscos, sempre me fascinou.
Tanto que fazia questão de colocar o Jabuti Frutos do Mar entre os botecos com os melhores balcões de São Paulo, junto com pesos pesados como o Bar do Luís Fernandes, Bar do Luiz Nozoie e A Juriti.
Foi um pouco decepcionante, pois, não me deparar com o balcão, mas nada que azedasse esse meu retorno ao boteco da Vila Mariana afinal.
Lulas à Vinagrete
Difícil eu resistir ao Polvo, no entanto resolvi variar um pouco as coisas e começar com uma Lula à Vinagrete. Uma grande porção de anéis de lula vem acompanhada de uma cesta de pães.
Boa pedida para petiscar enquanto tomava o muito bem tirado chope Brahma da casa. Confesso que no fim talvez tivesse preferido o polvo, mas vamos lá. Deu para ser feliz com a lula.
Trilha Frita
Queria seguir com algum peixe frito. Vi que tinha manjubinha no cardápio, mas então bati o olho em outra opção, a Trilha Frita. É um peixinho muito bom. Eu vou para vocês, eu não sei onde em São Paulo vão conseguir comer trilha frita além do Jabuti. É um pescado barato, mas que nem sempre se encontra na cidade.
A trilhas são conhecidas por adorarem comer camarão. Vivem atrás dos cardumes do crustáceo. Por isso mesmo o peixe tem uma coloração avermelhada e um gosto muito particular e saboroso.
Foi, sem dúvida, o ponto alto da passagem, uma satisfação enorme devorar aqueles peixinhos fritos ali com a cerveja gelada.
Peixes a preços interessantes
Achei os preços dos petiscos e pratos de peixe bem interessantes. Os pratos executivos com opções ótimas tais como Dorado, Anchova, Porquinho e Filé de Pescada, estavam entre 34 e 36 reais.
Claro que tem uns petiscos que saem um pouco mais caros, como polvo à vinagrete, por exemplo, já na casa dos 50 reais, mas dificilmente você vai comer muito barato. Ou a Lula à Vinagrete que pedi (R$ 44,00). Mas como disse, porém, a porção era grande. De maneira geral os preços dos frutos do mar, portanto, seguem o padrão de São Paulo.
O grande diferencial, no entanto, são as opções que eles servem, além de prezarem muito pela questão do frescor.
Patinhas de caranguejo
Quem não gosta de caranguejo? Eu adoro e não resisti a porção de patinhas, um petisco também não tão fácil de achar em São Paulo. Com uma pimentinha fica muito bom.
Não dá para encher a barriga de ninguém, mas me pareceu ideal para fechar minha passagem pelo boteco, após os outros dois petiscos anteriores. Delícia.
Bar perto do Ibirapuera
Como eu falei, eu costumava ir ao Jabuti Frutos do Mar depois de passear no Ibirapuera. Isso porque o boteco da Vila Mariana é realmente muito próximo do Parque. É só descer o trecho final (ou seria inicial?) da Av. Ibirapuera, atravessar a passarela da Av. 23 de Maio que você já dá com o Portão 4 do Parque.
Então, pode dar sua caminha e depois de fazer seu exercício subir para comer uns frutos do mar, uma patinha de caranguejo, um peixe frito, camarão, lula, polvo, e muitas outras opções.
Gentileza no serviço e atmosfera despojada
Uma coisa eu garanto, vocês serão muito bem atendidos no Jabuti Frutos do Mar. Eu gostei muito de reencontrar o Gentil, garçom histórico da casa e um cara muito gente boa, desses que não se encontra em qualquer bar. Ao menos não nos mais novos de São Paulo em que o serviço é, por vezes, muito artificial.
Ali no Jabuti o papo é outro. É aquele tipo de boteco, pois, que a gente se sente confortável. Você vê nitidamente que é uma clientela antiga, que já vai lá há muitos anos, então tem esse clima mais família e muito bacana.
Hoje em dia você tem mais opções de bares que também servem peixes e frutos do mar em Sampa. Mas o Jabuti tem essa atmosfera mais raiz. Sem descolamentos desnecessários. Um estilo despojado com os seus garçons experientes. Algo que vale muito, ao menos para mim.
Jabuti Frutos do Mar
Endereço: Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1315 – Vila Mariana. São Paulo (SP).
Horário: de terça à sábado das 11h30m à 23h. Domingos das 11h30m às 17h. Segunda das 11h30m às 16h.
Contatos: (11) 5549-8304
Para saber mais:
instagram.com/jabutifrutosdomar
Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.
Quer encontrar outras dicas de destinos em São Paulo? Então acesse: comer e beber em Sampa