No coração do Centro de São Paulo, na região da República, está um verdadeiro patrimônio gastronômico paulistano: o Lanches Estadão. Aberta em 1968 e assumida pelos atuais proprietários em 1974, a lanchonete é conhecida pelo seu icônico sanduíche de pernil, servido 24 horas por dia.

Uma tradição que nunca fecha as portas
O nome Estadão surgiu porque o prédio ao lado abrigava o jornal O Estado de São Paulo e muitos jornalistas frequentavam o local. Mas, desde sempre, o lugar atrai trabalhadores da região, boêmios, turistas e toda sorte de paulistanos amantes de um bom lanche.
Uma característica peculiar é que o Estadão nunca fecha, funciona 24 horas por dia. Seja de madrugada, manhã, tarde ou noite, o seu lanche de pernil está sempre garantido por ali.

A imperdível Coxa Creme
Antes de atacar o sanduíche mais famoso da casa, vale experimentar a Coxa Creme, digamos que para abrir o apetite. É uma receita muito tradicional de São Paulo e essa do Estadão só fica um pouco atrás do estrelato do sanduíche.
Trata-se de uma coxa inteira de frango, empanada e envolta em um creme suave, frita até ficar dourada. A do Estadão é generosa no tamanho, saborosa e perfeita para começo de conversa.
Para quem quiser variar, há também a Coxinha 2.0 de pernil, além de outros salgados como os risoles.

O lendário sanduíche de pernil
O lanche de pernil do Estadão é preparado com a carne desfiada e aquecida na hora, acompanhada de um molho especial de cebola, tomate e pimentão. Servido no pão francês, tem o tamanho ideal em minha opinião.
Um dos diferenciais está no molho exclusivo, que realça ainda mais a carne. O pernil é muito macio e praticamente desmancha a cada mordida. É um lanche simples, mas cheio de sabor.
Faz tanto sucesso que o Estadão vende, em média, de 40 a 45 peças de pernil por dia, entre as porções no pão francês ou nas refeições. É uma verdadeira indústria do pernil.

Outras opções do cardápio
Apesar do pernil ser a estrela, o Estadão também serve outras opções de sanduíche como o de mortadela e hambúrgueres.
No fundo fica o salão com um longo balcão de bancos fixos onde também oferecem refeições completas a preços bem interessantes.

Vale a fama?
Sim! Essa é a minha opinião. O sanduíche de pernil do Estadão está facilmente entre os cinco melhores da cidade, e talvez até no top 3. Quem curte lanche de pernil passar no por ali é uma obrigação.
Mas e quanto a vocês, conhecem o Lanches Estadão? Vocês preferem o pernil tradicional, só com o molho, ou com queijo. Deixem aí nos comentários.

Se você curte esse tipo de conteúdo, continue acompanhando o Diários Gastronômicos e compartilhe esse post com a galera que ama um sanduíche!
Espero que tenham gostado da dica e quando derem um pulo lá não deixe de falar pra mim como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos , aqui no blog o nos comentários do canal no Youtube.
Quem estiver procurando outras dicas de bares e restaurantes em São Paulo dá um pulo na aba: comer e beber em Sampa
Bar e Lanches Estadão
Endereço: Avenida Nove De Julho, 193 – Centro. São Paulo / SP.
Horário: funciona ininterruptamente, 24 horas sem parar.
Contatos: (11) 3257-7121
Para saber mais:
instagram.com/barelanchesestadao

