Nova Capela, um clássico da Lapa carioca

Dediquei uma passagem dia destes pelo Rio de Janeiro para matar a saudade do Nova Capela, um clássico da Lapa Carioca.

Um dos grandes acertos da casa foi, ao abrir um anexo há cerca de uns anos atrás, manter a arquitetura e decoração do local mais antigo. O ambiente remonta à 1967. O restaurante, porém, foi inaugurado no início do século XX no Largo da Lapa, mudando-se depois para a Men de Sá.

Cardápio com ótimas pedidas

Entre as boas pedidas da casa estão os pratos como o Filé à Oswaldo Aranha e o Filé à Francesa. Este último, por sinal, foi inventado lá e não no Café Lamas, como muitos supõe. No entanto, eu tenho cá minha atração pelo Polvo com Arroz a Brócolis. Mas tá o olho da cara e nem sempre estou disposto a me gastar em tanto…

Nova Capela
O cabrito aperitivo é uma boa opção para dividir entre amigos e sai mais em conta que o prato

A grande estrela de lá ainda é sem dúvida o Cabrito. Há outros ótimos cabritos no Rio, mas o do Capela tem personalidade única.  Acompanhado do excelente Arroz a Brócolis da casa, o bicho fica delicioso. Por outro lado eu também curto o aperitivo, para beliscar uma conversa com os amigos – que foi minha pedida em minha última visita.

Bem verdade que os preços foram subindo conforme a fama do lugar aumentou – principalmente depois de se tornar um destino turístico-gastronômico bastante procurado no Rio.

Nova Capela
O bolinho de bacalhau da casa é de respeito: grande, redondo e crocante

Antes de qualquer coisa, porém, eu sempre inicio a escala no restaurante da Lapa com um bolinho de bacalhau. É uma versão de muito respeito, que está na minha lista dos 10 mais do Rio. Isso não é pouca coisa não. O bolinho do Capela é grande, redondo, extremamente crocante e com bom balanço entre bacalhau e batata.

Garçons experientes

Não há nada mais carioca do que o serviço pessoalíssimo dos garçons de lá, que parecem lembrar os rostos de todo mundo que um dia chegou a sentar no velho salão. O atendimento pode variar dependendo se eles vão ou não com a nossa cara. Sorte que sempre foram bem com a minha.

A comida não demora a chegar, assim com os chopes. A equipe tem bastante experiência e, principalmente, sabe manejar um público bastante variado, de idade, de tribo e de graduação alcoólica.

Nova Capela
As grandes peças de cabrito ficam expostas no balcão no fundo da casa…
Nova Capela
… ao lado das frutas e de outras carnes
Novos tempos, novas gerações

É comum ver o salão encher e se esvaziar com incrível rapidez em diferentes momentos ao longo do dia até a madrugada.

No entanto, em uma Lapa com cada vez mais e mais restaurantes pipocando, o Capela talvez já não esteja na mente das novas gerações como uma preferência. Mas sustenta-se (até quando?) com um público fidelíssimo, incluindo eu. Além dos gringos que inevitavelmente em algum momento param por ali.

O programa continua valendo a pena. Não é para uma noite inteira, até porque o chope de lá nunca foi um ponto forte. Mas para uma passagem de noite, almoço ou madrugada é perfeito.

Nova Capela

Endereço: Rua Mem de Sá, 96, Lapa. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: diariamente das 11h às 2h.
Contato: (21) 2252-6228

Saiba mais em: instagram.com/nova_capela

Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio.

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

One Comment on “Nova Capela, um clássico da Lapa carioca”

  1. leio sempre comentários sobre restaurantes e um dos melhores que conheço é o nova capela.
    porém o que sinto falta é que nos comentários e elogios , nunca se falou do joão o melhor garçom que
    conheci e a quem o capela deve a metado do seu sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.