Nova Capela, um clássico da Lapa carioca

Dediquei uma passagem dia destes pelo Rio de Janeiro para matar a saudade do Nova Capela, um clássico da Lapa Carioca.

Um dos grandes acertos da casa foi, ao abrir um anexo há cerca de uns anos atrás, manter a arquitetura e decoração do local mais antigo. O ambiente remonta à 1967. O restaurante, porém, foi inaugurado no início do século XX no Largo da Lapa, mudando-se depois para a Men de Sá.

Cardápio com ótimas pedidas

Entre as boas pedidas da casa estão os pratos como o Filé à Oswaldo Aranha e o Filé à Francesa. Este último, por sinal, foi inventado lá e não no Café Lamas, como muitos supõe. No entanto, eu tenho cá minha atração pelo Polvo com Arroz a Brócolis. Mas tá o olho da cara e nem sempre estou disposto a me gastar em tanto…

Nova Capela
O cabrito aperitivo é uma boa opção para dividir entre amigos e sai mais em conta que o prato

A grande estrela de lá ainda é sem dúvida o Cabrito. Há outros ótimos cabritos no Rio, mas o do Capela tem personalidade única.  Acompanhado do excelente Arroz a Brócolis da casa, o bicho fica delicioso. Por outro lado eu também curto o aperitivo, para beliscar uma conversa com os amigos – que foi minha pedida em minha última visita.

Bem verdade que os preços foram subindo conforme a fama do lugar aumentou – principalmente depois de se tornar um destino turístico-gastronômico bastante procurado no Rio.

Nova Capela
O bolinho de bacalhau da casa é de respeito: grande, redondo e crocante

Antes de qualquer coisa, porém, eu sempre inicio a escala no restaurante da Lapa com um bolinho de bacalhau. É uma versão de muito respeito, que está na minha lista dos 10 mais do Rio. Isso não é pouca coisa não. O bolinho do Capela é grande, redondo, extremamente crocante e com bom balanço entre bacalhau e batata.

Garçons experientes

Não há nada mais carioca do que o serviço pessoalíssimo dos garçons de lá, que parecem lembrar os rostos de todo mundo que um dia chegou a sentar no velho salão. O atendimento pode variar dependendo se eles vão ou não com a nossa cara. Sorte que sempre foram bem com a minha.

A comida não demora a chegar, assim com os chopes. A equipe tem bastante experiência e, principalmente, sabe manejar um público bastante variado, de idade, de tribo e de graduação alcoólica.

Nova Capela
As grandes peças de cabrito ficam expostas no balcão no fundo da casa…
Nova Capela
… ao lado das frutas e de outras carnes
Novos tempos, novas gerações

É comum ver o salão encher e se esvaziar com incrível rapidez em diferentes momentos ao longo do dia até a madrugada.

No entanto, em uma Lapa com cada vez mais e mais restaurantes pipocando, o Capela talvez já não esteja na mente das novas gerações como uma preferência. Mas sustenta-se (até quando?) com um público fidelíssimo, incluindo eu. Além dos gringos que inevitavelmente em algum momento param por ali.

O programa continua valendo a pena. Não é para uma noite inteira, até porque o chope de lá nunca foi um ponto forte. Mas para uma passagem de noite, almoço ou madrugada é perfeito.

Nova Capela

Endereço: Rua Mem de Sá, 96, Lapa. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: diariamente das 11h às 2h.
Contato: (21) 2252-6228

Saiba mais em: instagram.com/nova_capela

Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio.

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

0 Comments on “Nova Capela, um clássico da Lapa carioca”

  1. leio sempre comentários sobre restaurantes e um dos melhores que conheço é o nova capela.
    porém o que sinto falta é que nos comentários e elogios , nunca se falou do joão o melhor garçom que
    conheci e a quem o capela deve a metado do seu sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.