O melhor pastel do mundo é da Lanchonete Yoka

Lanchonete Yoka, São Paulo
Pastel da Lanchonete Yoka em São Paulo

Parece exagero, mas ao menos para mim o melhor pastel do mundo é do Yoka, no bairro da Liberdade. Mais especificamente o de carne com queijo e um ovo de gema mole. É uma coisa linda e milagrosa.

A começar pela massa, que é toda feita no Yoka seguindo a mesma receita original criada em 1941 pelo mestre japonês Takashi Yokoyama.

O melhor pastel do mundo é do Yoka
O pastel servido no saquinho
Massa sequinha e crocante

A massa do Yoka se difere das usualmente encontradas nos pastéis de feira, pois sua receita inclui ovos, além de ser um pouco mais fina.

Outro detalhe que torna o pastel da Liberdade especial é que eles usam banha na mistura. Já para deixá-la tão sequinha e crocante adicionam um pouco de cachaça no preparo da massa.

O melhor pastel do mundo é do Yoka
Imponente, mas com massa bem leve e crocante
O segredo da gema mole dentro do pastel

Mas qual o segredo para deixar o ovo com gema mole, mas ao mesmo tempo firme o suficiente para embrulhá-lo na com a carne moída e queijo, sem escorrer e amolecer a massa?

Os ovos ficam por 1h20min, a 62 graus no termocirculador, máquina que deixa temperatura da água constante, garantindo maior precisão no cozimento.

O ovo no ponto certo permite que seja colocado no recheio sem que escorra. O resultado é um pastel perfeito, com massa crocante por fora e o ovo com gema mole no ponto certo.

O melhor pastel do mundo é do Yoka
A gema mole dentro do pastel
É grande, mas até dá para um repeteco

A massa do pastel é muito leve e apesar de grande a gente come aquilo tudo num piscar de olhos. O ideal é começar por uma das beiradas, para que o ovo não caia na travessa. Eu na verdade só cortei no meio para ilustrar a beleza interior na foto.

Não deixe de pingar umas gotas da ótima pimenta da casa, que inclusive eles vendem lá.

O melhor pastel do mundo é do Yoka
O pastel com a lanchonete ao fundo

Vários sabores e salgados

A lanchonete da Rua dos Estudantes, no entanto, não se resume só ao clássico pastel de ovo, carne e queijo. Há diversos outros sabores de pastel disponíveis no cardápio incluindo o de bacalhau, de pizza e linguiça.

Também são conhecidos pelos salgados como a coxinha e o bolinho de bacalhau. Além disso, servem o famoso Pastenoli, uma mistura de canelone italiano com a massa de pastel – uma síntese do amalgama cultural paulistano, mesclando Itália, China e Japão num mesmo doce.

Tradição passada de geração para geração

De Takashi Yokoyama o ponto na Rua dos Estudantes passou para as mãos da filha Luiza Kazuko Yokoyama Ohno. Atualmente o negócio também é tocado pelo neto do fundador, o Chef Jobsom Massayoshi Ohno.

Se tiverem sorte de encontrá-los por lá, puxe uma conversa. A família tem muito orgulho do local, do seu legado e adora contar histórias.

Lanchonete Yoka

Endereço: Rua dos Estudantes, 37 – Liberdade, São Paulo / SP

Horários: de segunda a sexta das 10h30m às 18h30m. Sábado e domingo das 9h30m as 17h45m.

Saiba mais em: instagram.com/pastelyoka

Encontre outras dicas de bares e restaurantes em São Paulo em: comer e beber em Sampa

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

2 Comments on “O melhor pastel do mundo é da Lanchonete Yoka”

  1. O melhor pastel do mundo é do Bar Voga, em Campinas, assim como o melhor bolinho de bacalhau, do City bar. Ufanismos à parte rs.
    O segundo melhor pastel do mundo, é o da Pastelaria Brasileira, do lado do Palmeiras.

    1. Fala João, beleza?

      Tem muitos anos que não vou à Campinas. Queria voltar sim, a cidade tem grandes botecos. O Facca Bar ainda está aberto? Espero que sim. Vou colocar o City e o Bar Voga na minha lista para uma próxima passada por Campinas.

      Essa coisa de pastel é complicado, né? Acho que todo mundo tem o seu predileto. Já ouvi falar sim da Pastelaria Brasileira. Com certeza vou dar um pulo lá. Eu amo pastel.

      Obrigado pelas dicas e pelo comentário!

      Abs,

      André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.