Prêmio Rio Show 2011. Os melhores da gastronomia carioca

Fui agraciado com um convite para o evento de entrega do Prêmio Rio Show de gastronomia no ótimo espaço do MAM. Que beleza é aquele lugar, não?

Pois feliz estava com o estande da cervejaria Bohemia, onde distribuíam a boa cerveja, geladíssima para os sedentos convidados. Que delicia!

Já comecei logo com o destaque do evento. A premiação? Sim, vai a seguir, em outros parágrafos. O lugar mais cheio durante toda a noite foi mesmo aquele estande da Bohemia. Mandaram bem.

Eu tomei foi muita cerveja e no meio do papear daqui e de acolá, encontrando tanta gente boa do meio da gastronomia carioca, além dos colegas jornalistas que também cobriam o acontecimento. Esqueci até de comer. Imagina! E olha que não faltaram quitutes por ali nos estandes dos restaurantes.

Gafanhotos agridoces

Pois eu ignorei risotos e outros pratos e o único petisco que chamou minha atenção foi à porção de gafanhotos agridoces oferecidos de cortesia no Ten Kai. Eu sempre tive um enorme desejo de provar a iguaria, pois sou fascinado pelos pratos e preparos com insetos. Ainda um grande tabu no ocidente.

Prêmio Rio Show de gastronomia 2011
Iguaria rara e deliciosa: gafanhotos agridoces. Cortesia do Ten Kai

Nós brasileiros já tivemos mais insetos em nosso cardápio alimentar, principalmente pela influência indígena em nossa culinária. Nas grandes cidades, porém, só de se falar nisso muita gente fica enojada. Que besteira!

No interior, como na região do Vale do Paraíba, até hoje muitos moradores rurais têm a tradição de comer a bunda da saúva em determinada época do ano. Já foi até chamada de o caviar brasileiro. Bom, não estou aqui para falar tanto de insetos, mas vale esta citação aos ótimos e crocantes gafanhotos do Ten Kai.

Premiando unanimidades

Quanto ao prêmio, não houve muitas novidades. Talvez, poderia dizer, muitas unanimidades. Em várias categorias os vencedores foram bastante merecidos. Quem vai contestar, por exemplo, o prêmio de melhor bar com vista para o Aprazível e Bar Urca?

Restaurante com vista sempre foi algo irônico no Rio, pois nesta cidade com tanto visual legal há muitos poucos lugares interessantes para se comer com uma vista bacana. Talvez seja porque o carioca, tão habituado a vistas estonteantes, não ligue para isso quando vai sair para comer e bebericar.

Entre outros incontestáveis vencedores, em minha opinião, estão o Antiquarius, como melhor restaurante português. O Satyricon venceu com justiça como o melhor restaurante de Peixes e Frutos do Mar. Já o clássico Café Lamas, como melhor Tradicional. E claro, o Cervantes como o melhor Sanduíche e a Academia da Cachaça com o melhor cardápio de cachaças.

Prêmio Rio Show de gastronomia 2011
Cícero, garçom do Capela, sobe ao palco para receber o prêmio de melhor Garçom

A premiação também foi bem dada ao Da Silva, como Melhor Custo Benefício, ao BB Lanche como melhor Suco e ao Bar D’Hôtel e Meza Bar pelos Drinques. O Pavão Azul ganhou como melhor Pé-sujo (já recebeu vários nesta categoria).

Melhor garçom

Vale citar como destaque a premiação de melhor garçom para o Cícero, do Nova Capela. É uma figura queria e famosa nas boemias da Lapa. Muito legal! Os paulistas Astor e Bráz levaram respectivamente o de melhor Pé-limpo e Pizza. Também merecem.

É claro que por outro lado, eu particularmente não premiaria alguns escolhidos daquela noite. Porém, não estou aqui para criticar e sim parabenizar aos citados vencedores pelo prêmio e a organização do evento pela festa, pois foi muito legal.

Gostou do texto? Então não deixe de comentar o que achou no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

0 Comments on “Prêmio Rio Show 2011. Os melhores da gastronomia carioca”

  1. Cara, recomendo fortemente pedir Antiquarius pelo Disk Cook. É mais em conta do que você imagina. Bem, é comida no potinho, mas é Antiquarius. Destaque pro super bem servido risoto de pato com paio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.