Com clima descontraído e atendimento gente boa, o Tosquinho Lanches foca nos clássicos sanduíches gaúchos como os gigantes Xis e as versões no pão cacetinho.
Embaixada gaúcha na Vila Romana. Nada de churrascaria rodízio e espetos rodando o salão. Ali o lance é outro. O Rio Grande do Sul está bem representado pelo cardápio de sanduíches tentadores.
Xis tudo a la Rio Grande do Sul
A começar pelo tradicional Xis, um sanduíche célebre do Sul. Ele é preparado num pão de hambúrguer com 15 cm, presando com uma porção de elementos junto da carne. Dá para pedir a opção menor, que vem no pão com 12 cm. Ainda assim é uma refeição.
Os clientes tem a disposição diferentes carnes, como bacon, costela de boi, coração de frango, costela suína, galeto e linguiça. Junta-se a isso, então, queijo prato e muçarela, farofa de bacon, milho, ervilha, tomate, alface americana, maionese, mostarda e ketchup. Já estou sem fôlego lendo os ingredientes.
Pão cacetinho do Tosquinho Lanches
O outro lado do cardápio, por onde circulei na noite que passei no Tosquinho Lanches, é dedicado aos sandubas no pão cacetinho. Tem formato semelhante a um pão francês, mas consistência parecida com um pão de leite. Não sei ao certo como definir. Importante é que é gostoso.
Saem os gueri-gueri todos e fica apenas o queijo com as opções de carnes já citadas mais acima. Para quem quer sentir mais o sabor das carnes preparadas por horas na churrasqueira pit, esse estilo de lanche é uma boa pedida.
Eu fiquei encantado com o Coração no Pão. O coração de frango preparado na churrasqueira do bar é muito bem temperado, realmente fantástico. Talvez tenha sido o coração mais bem preparado que já provei. Sem brincadeira. Excelente sanduíche. Por ele já vale um retorno ao Tosquinho Lanches.
Mas não parei por aí. A ogrice bateu e solicitei ainda o Boi no Pão, com Costela de Boi e queijo no pão cacetinho. Ela fica horas na pit, é macia e se desfaz a cada mordida. Muito bom também. Dá para imaginar que os outros sabores, portanto, não fiquem muito atrás.
Molhos gaúchos
Uma coisa bacana do bar é que os molhos, quando não preparados na própria casa, são de marcas do Rio Grande do Sul, como é o caso da mostarda e do Ketchup. Diga-se de passagem, a maionese e a pimenta da casa também são show de bola. No quesito bebidas, servem a clássica cerveja gaúcha Polar. Mas fiquei na infalível Heineken.
Depois dos dois lanches, com a barriga quase explodinho, era hora de ir, bem feliz. Melhor, sem gastar muito. Em minha próxima incursão no Tosquinho Lanches vou provar o Porco no Pão, sanduíche de costela suína, que me pareceu bem suculento.
Tosquinho Lanches
Endereço: Rua Camilo, 763 – Vila Romana. São Paulo / SP.
Horário: de quarta a domingo das 18h às 23h.
Contato: via Instagram
Para saber mais:
instagram.com/tosquinholanches
Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.
Encontre outras dicas de bares e restaurantes em São Paulo em: comer e beber em Sampa