Udon Jinbei, ótimas massas artesanais no Bairro da Liberdade

Macarrão Udon, Udon Jinbei, Udon, comida japonesa, comida asiática, macarrão japonês, caldo de macarrão, massa japonesa, Lamen, Ramen, Bairro da Liberdade, São Paulo, Kakuni Udon
Caldo bem encorpado do Kakuni Udon

Aberto em 2021, o Udon Jinbei rapidamente se tornou um dos restaurantes japoneses mais disputados da Liberdade. O movimento é intenso. Para se ter uma ideia, antes mesmo da abertura, já há fila na porta. Mas como a rotatividade é alta, geralmente a espera por uma mesa não é longa.

Como o nome já revela, o restaurante é especializado em udon. Mas também se destaca pelos tempuras e donburis.

Macarrão Udon, Udon Jinbei, Udon, comida japonesa, comida asiática, macarrão japonês, caldo de macarrão, massa japonesa, Lamen, Ramen, Bairro da Liberdade, São Paulo, Kakuni Udon
Udon é um tipo de massa mais espessa que a do Lamen
A tradição do udon japonês

Logo que a tigela chega à mesa a gente logo repara na espessura do macarrão, diferente do estilo, por exemplos, servidos nos lamens. O udon é uma massa mais grossa à base de farinha de trigo, sal e água. Uma receita simples e deliciosa.

Sua origem remonta ao Período Nara (710–794 d.C.), quando se acredita que monges budistas tenham levado a receita da China ao Japão.

Com o tempo, se consolidou como prato popular, principalmente servido em caldos quentes e reconfortantes. Hoje, cada região japonesa possui sua própria versão de udon.

No Jinbei, as massas são feitas artesanalmente no próprio restaurante, assim como os caldos. Sem dúvida, um dos pontos fortes de lá, a massa fresca e os caldos saborosos.

Macarrão Udon, Udon Jinbei, Udon, comida japonesa, comida asiática, macarrão japonês, caldo de macarrão, massa japonesa, Lamen, Ramen, Bairro da Liberdade, São Paulo, Kakuni Udon
O movimento intenso no Udon Jinbei, no Bairro da Liberdade, durante o almoço
Abrindo com um tempura

Não fugi de uma espera, ainda que rápida, logo que aportei no local, assim que a casa abriu as portas antes de meio dia. Para abrir os trabalhos, decidi por um tempura.

A casa até serve uma versão de Tempura Udon, em que é possível devorar os dois pratos em uma cumbuca só. Mas logo que bati o olho no menu já sabia qual seria meu caldo, um Kakuni Udon.

Como estava louco também por um tempura, optei por pedir ele de entrada. O tempura misto da casa (R$ 21,80), que vem com camarão, legumes e shimeji. Um clássico japonês que, apesar de frito, é delicado e não pesa.

Macarrão Udon, Udon Jinbei, Udon, comida japonesa, comida asiática, macarrão japonês, caldo de macarrão, massa japonesa, Lamen, Ramen, Bairro da Liberdade, São Paulo, Kakuni Udon, Tempura
Tempura Misto com camarão, legumes e cogumelo shimeji
Origem portuguesa do tempura

O tempura surgiu na idade média por influência dos missionários portugueses no Japão. Durante a quaresma, como não comiam carne, costumavam empanar legumes. Uma tradição típica de Portugal onde petiscos como Vagem empanada, chamados por lá de “Peixinhos da Horta”, são populares.

 Existe até uma discussão inclusive em relação ao nome. Alguns acreditam que tenham origem no latim de tempora curasmae, ou até na palavra portuguesa temperar. O fato é que surgiu realmente de uma influência dos missionários portugueses.

 Ao longo do tempo, no entanto, os japoneses desenvolveram essa receita até chegar no ponto que nós conhecemos hoje.  Uma verdadeira arte da fritura!

Kakuni Udon

Como estrela do almoço optei, como já disse, pelo Kakuni Udon (R$ 39,80). Servido em um caldo encorpado de galinha, o macarrão Udon vem acompanhado de barriga de porco cozida (kakuni), ovo ajitama com gema cremosa, crocante de tempura, gergelim e cebolinha, além de pequenos flocos de tempura por cima.

Macarrão Udon, Udon Jinbei, Udon, comida japonesa, comida asiática, macarrão japonês, caldo de macarrão, massa japonesa, Lamen, Ramen, Bairro da Liberdade, São Paulo, Kakuni Udon
Kakuni Udon, com a massa acompanhada de fatias de barriga de porco

Eu nunca resisto a um prato que leve barriga de porco e sou louco por uma receita japonesa chamada Buta no Kakuni em que a barriga de porco é cozida lentamente em um molho meio agridoce e desmancha de tão macia.

Pois é justo assim que estava a barriga de porco daquele Udon, suculenta, de sabor levemente agridoce e que praticamente derretia na boca. Bom demais!

É muito nítido também o frescor da massa e o caldo de galinha estava também muito bom. Um prato maravilhoso, desses que nos fazem sentir abraçados.

Vale a pena visitar o Udon Jinbei?

Sem dúvida! Se você procura udon em São Paulo, essa é uma parada obrigatória. Com massas artesanais, caldos encorpados e opções criativas como o Kakuni Udon, o Jinbei é sem dúvida é uma grande pedida para fãs da culinária japonesa.

Mas como já citei, a experiencia pode exigir um pouco de paciência com espera. Principalmente no final de semana. O serviço, no entanto, é muito rápido e até pelo perfil do próprio local, os clientes não costumam demorar muito nas refeições.

Endereço: Rua Thomaz Gonzaga, 51- Liberdade – São Paulo/SP
Horários: Segunda à Sexta das 11:30~14:30 e das 18:00~21:00. Sábados, Domingos e Feriados: 11:00 às 21:00
Contato: (11) 3132-0053 / contato.udonjinbei@gmail.com

Para saber mais:
udonjinbei.com.br
instagram/udonjinbei

Fontes de consulta:

How Udon Noodles Became a Japanese Favorite

Japanese Udon

Sanuki Udon Noodles, Considered Ramen’s ‘Poor Cousin,’ Are Japan’s Latest Mania

Udon Jimbei – São Paulo – Brasil

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.