Três sanduíches imperdíveis na Z Deli, em São Paulo, tradicional rede de lojas focadas em sandubas e burgers.
O maior desafio ao chegar na Z Deli é decidir o que comer. Afinal, o bar serve alguns dos melhores sanduíches de São Paulo. A menos três opções do cardápio são sempre muito tentadoras em minha opinião. E vou falar um pouco mais sobre elas aqui nesse texto, deixando claro que não há uma ordem de qual eu gosto mais.
Black Burger
Há muitos hamburgueres que amo em São Paulo, de diferentes estilos. Mas o Black Burger tem algo que o faz estar sempre no topo de minha lista. É o fato de vir com uma quantidade insana de tutano de boi em cima do disco de carne.
Eu sou completamente apaixonado por tutano. Imagina, então, juntar essa paixão com um burger que mesmo simples já seria excelente. Para completar, ele ainda é regado com molho feito da redução do osso. Demais!
Mas para você que ama tutano e já está aí salivando, o Black Burger só é servido na unidade da Z Deli no bairro de Pinheiros. Curte tutano? Então esse hambúrguer é uma obrigação. Pois já se organiza aí para ir em Pinheiros e de preferência chegue cedo, ou em horários alternativos, pois o local enche.
Sanduíche de Pastrami no Pão de Leite
Eis um clássico das delicatessens judaicas. Mas na Z Deli o sanduíche de pastrami ganhou outra dimensão por uma ideia genial deles. Lá é possível pedi-lo no Pão de Leite. O que já era ótimo no pão de centeio (mais tradicional) ficou fenomenal no brasileírissimo pão de leite.
Junto das fatias de pastrami defumado, o sanduba leva relish de pepino, mostarda e maionese caseiras. Tudo é preparado por eles de forma artesanal.
O pastrami é curado por vários dias e feito com carne de alto grau de marmoreio. Como consta no Instagram do grupo, é fornecida por uma fazenda do Uruguai que cria gado de grande porte de alta qualidade.
Sanduíche de Língua de Boi no pão de centeio
Outro lanche espetacular da Z Deli é o de língua bovina. São fatias finíssimas de língua defumada, molho tártaro e mostarda forte no pão rústico de centeio, feito na padaria do grupo.
As fatias de língua de boi têm uma consistência de mortadela italiana (a boa mortadela) e desmancham na boca de tão macias. É um sanduíche servido frio, realmente muito bom.
Assim como no caso do sanduíche de pastrami, o de língua também vem acompanhado do tradicional picles de fermentação natural da casa.
História da Z Deli
A Z Delicatessen surgiu em 1981, aberta por Zenaide, Rosa Raw e Lonka Lucki, inspirada nas Delis judaicas de Nova York, que Zenaide conheceu nos tempos de EUA nos anos 70. No início era um pequeno salão na Rua Haddock Lobo, que servia comida kosher no balcão. O negócio pegou e duas outras casas foram abertas na Alameda Gabriel e Lorena.
Em 2011 surgiu o filhote, a loja mais focada nos sandubas que primeiro ocupou o endereço original na Rua Haddock Lobo. Mas logo fez tanto sucesso que virou rede. Hoje já são quatro casas espalhadas por São Paulo. A loja de Pinheiros foi inaugurada em 2014 e desde então testemunha filas na porta.
Além disso, também há a padaria, de onde saem os ótimos pães dos sanduíches.
Burgers, Sanduíches e bagels
Para fechar, vale esclarecer que o cardápio da Z Deli vai muito além dos 3 sanduíches citados no texto. Há uma parte só dedicada aos hambúrgueres. Também se destacam os bagels, como o Lox, com salmão defumado. Ainda rola um hot dog com salsicha produzida por eles. Esse ainda tenho de provar…
Para acompanhar os lanches, a dica é a Z Deli Fries, batatas fritas com casca, alecrim e Z Powder. Uma versão mais hardcore é a Pastrami Fries, com fritas, pastrami desfiado, queijo fundido, sour cream e cebolinha.
Z Deli Sandwiches
Endereço: Rua Francisco Leitão, 16 – Pinheiros, São Paulo / SP
Horário: de domingo à quinta das 12h às 00h. Sextas e sábados das 12h às 01h.
Contato: (11) 2305-2200
Para saber mais:
zdeli.com.br
instagram.com/zdelisandwiches
Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.
Encontre outras dicas de bares e restaurantes em São Paulo em: comer e beber em Sampa