Se tem um lanche que é a cara de São Paulo, é o sanduíches de pernil no pão francês. Tradição que atravessa gerações, esse clássico paulistano pode ser encontrado em lanchonetes, botecos e até em barracas de mercado.
Nesta jornada, selecionei 5 sanduíches de pernil que considero imperdíveis na cidade. Cada um tem sua própria personalidade, mas todos carregam aquela combinação irresistível de pão crocante e carne suculenta.
1. Lanches BH – o clássico da Rua Augusta
Aberto em 1957, qualquer hora do dia ou da noite seu pequeno espaço está cheio de almas em busca de um bom salgado, lanche ou uma refeição.

O lanche de pernil deles é imponente, com carne suculenta e regado de um delicioso molho de cebola e pimentões. O pão francês quase não sustenta o conjunto.
É perfeito pra matar a fome em qualquer hora do dia ou da madrugada. Afinal, o Lanches BH não fecha nunca! É isso mesmo.

Dica: não deixe de acrescentar algumas gotas do molho de pimenta da casa, que é imperdível.
Endereço: Rua Augusta 1533, Consolação, São Paulo – SP
Horário: Funciona 24h.
Para saber mais:
instagram.com/lanchesbhaugusta
2. Recanto da Lapa – o lanche de pernil do Mercado da Lapa
Dentro do Mercado da Lapa, o Recanto da Lapa é um boteco raiz que serve um dos lanches de pernil mais saborosos da cidade.
A carne é macia, úmida, bem temperada e equilibrada. O molho de cebola no pão francês dá aquele toque especial. Ele tem um tamanho bom, sem exageros.

Eu adoro devorar aquele lanche de pernil delicioso em meio ao vai e vem do Mercado da Lapa. Que aliais, é um ótimo lugar para fazer compras.
Endereço: Mercado da Lapa, Rua Herbart, 47 – Lapa, São Paulo – SP
Horário: Segunda a Sábado das 8h às 18h
Para saber mais:
3. Bar do Jão – tradição portuguesa na Penha
Na Zona Leste, o Bar do Jão é conhecido pelos petiscos premiados no Comida di Buteco. Aberto em 1994 por João Alves, o famoso Seu Jão, português da Ilha da Madeira, serve porções como os deliciosos bolinhos de bacalhau.
Mas quem vai às quintas e sextas encontra outro tesouro: o sanduíche de pernil da casa.

O pernil é preparado com carinho: temperado dois dias antes, assado devagar, fica molhadinho e super saboroso.
No pão francês, com molho e pimentão é perfeito para acompanhar o chope Black muito bem tirado da casa.
Endereço: Rua Antônio Lobo, 33 – Penha de França, São Paulo – SP
Horário: Segunda a Sábado das 12h às 22h
instagram.com/bardojaoetradicao
4. Zezé do Pernil – um clássico do Ceagesp
Entre caixas, mercadorias e o corre-corre do Ceagesp, está a lendária barraca do Zezé do Pernil.

O sanduíche de pernil com queijo canastra e bacon deles é uma coisa de outro mundo. O pernil é cortado e depois picado e chapeado junto com o bacon e então eles dão uma maçaricada nas fatias de queijo em cima do conjunto que finalmente é inserido nas fatias do pão francês.
É suculento, bem temperado, um sanduíche robusto que é a glória de muita gente que trabalha e passa pelo mercado.
Zezé começou por lá há 28 anos e monta sua barraca aos sábados e domingos de manhã dentro Pavilhão do Mercado Livre do Produtor e as quartas no Varejão Noturno, que apesar do nome, começa a funcionar meio-dia.

De tão famoso ele acabou por abrir um ponto fixo, uma lanchonete dentro do espaço do Ceagesp, perto do relógio. Mas como ele mesmo me revelou, o bacana é comer o pernil clássico nos dias em que monta a barraca.
Sem dúvida é um dos sanduíches de pernil mais marcantes de São Paulo.
Endereço: Av. Dr. Gastão Vidigal, 1946 (Ceagesp), Vila Leopoldina, São Paulo – SP
Horário: às quartas das 12h às 22h no Varejão Noturno. Sábado e domingo das 6h às 14h no Mercado Livre do Produtor.
Para saber mais:
instagram.com/barracazezedopernil
5. Lanches Estadão – o mais famoso da cidade
Nenhuma lista estaria completa sem o Lanches Estadão, talvez o sanduíche de pernil mais famoso de São Paulo.
O segredo está no molho de tomate, cebola e pimentão, que deixa a carne suculenta e desfiando. Servido no pão francês e aquecido na chapa, é simples e perfeito.

O Estadão funciona 24 horas, vendendo até 45 peças de pernil por dia, seja nos sanduíches de pernil ou porções de pernil nas refeições. Seja de manhã, tarde, noite ou madrugada, seu lanche por lá está sempre garantido.
Endereço: Viaduto Nove de Julho, 193 – República, São Paulo – SP
Horário: Funciona 24h
instagram.com/barelanchesestadao
Sanduíches de pernil : uma tradição paulistana
Cada paulistano tem o seu sanduíche de pernil preferido. Esses 5 lugares fazem um panorama desta tradição. Seja no balcão de mercado, num boteco de bairro ou numa lanchonete 24 horas, o lanche de pernil segue firme como um símbolo da gastronomia paulistana.
E você? Qual é o seu favorito? Deixe sua dica nos comentários!
Se você curte esse tipo de conteúdo, continue acompanhando o Diários Gastronômicos e compartilhe esse post com a galera que ama um sanduíche!
Espero que tenham gostado da dica e quando derem um pulo nos locais indicados não deixe de falar pra mim como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos , aqui no blog o nos comentários do canal no Youtube.
Quem estiver procurando outras dicas de bares e restaurantes em São Paulo dá um pulo na aba: comer e beber em Sampa

