Conheci o Bia Hoi no Bairro da República, na Rua Rego Freitas. Foi o meu primeiro contato com a comida vietnamita quando provei o Pho Bo, caldo que é considerado o prato nacional do Vietnã.
O Pho Bo
Demorei um pouco a compreender o Pho Bo. Creio que minha desconfiança inicial tenha ocorrido por eu estar mais acostumado com os ramens japoneses, mais intensos e encorpados. O servido no Bia Hoi é inspirado no Pho Bo tradicional de Hanói, com um caldo mais leve, suave e delicado.
Conforme o site do restaurante revela, o caldo de Hanói é diferente do servido em Ho Chi Minh City (ex Saigon), um pouco mais encorpado e picante. Esse é o que se espalhou pelo mundo.
Depois da citada passagem pelo Bia Hoi no Centro, provei o prato em outro restaurante vietnamita de São Paulo, o Pho.366, no Bom Retiro. Ele também serve uma versão aromática e suave, mas muito saborosa.
Aos poucos o Pho Bo foi me conquistando. Talvez eu tenha compreendido a sofisticação e os sabores delicados do caldo aromático. Hoje tenho admiração. Apesar de que, pessoalmente, gosto de caldos mais encorpados.
Comida vietnamita no Bairro de Pinheiros
Mas não voltei ao Bia Hoi pelo Pho Bo. Queria explorar outros pratos vietnamitas do restaurante, que abriu mais recentemente em uma casa mais ampla e colorida no Bairro de Pinheiros.
Dia de domingo, cheguei no badalar de meio dia e logo o restaurante encheu, mas não cheguei a verificar nenhuma fila de espera.
Eles se intitulam como um boteco vietnamita em São Paulo. Menos talvez pelo ambiente, que apesar de descontraído, não chega assim ser um boteco. Creio que seja pelo cardápio dar atenção as comidas de rua mais populares de diferentes regiões do Vietnã. Porém, o Bia Hoi tem ares mais de bar descolado do que de boteco.
Ban Bot Loc
Abri o estômago com o interessante Ban Bot Loc, um dumpling de consistência meio gelatinosa e recheio de camarão com carne de porco moída. Achei o recheio bastante interessante, apesar de não ter curtido tanto a massa.
Me arrependi de não ter partido para o Goi Cuon, que são os rolinhos de papel de arroz transparentes, recheados com folhas aromáticas, macarrão de arroz, pepino e nabo. Um dos mais pedidos da casa é o de camarão. Fica para a próxima.
Côm Chien
Como prato principal escolhi o Côm Chien. O prato, bem servido, vem com Arroz Frito com Legumes, Conserva de Cebola, Coentro e Panceta. Acertei em cheio dessa vez. É substancioso e muito saboroso. Capricham na panceta. Gostei pra caramba.
Para acompanhar a comida vietnamita molhei a garganta com a excelente cerveja IPA da Tarantino. Sou fã da cervejaria paulistana, que fica da Zona Norte da capital.
Explorações pelo Vietnã
A cozinha do Bia Hoi fica a cargo da chef Dani Borges. Os pratos foram inspirados em suas andanças pelo norte do Vietnã, especialmente Hanói. Ela se manteve fiel em alguns preparos tradicionais, como o já citado Pho Bo, mas também se sentiu a vontade para criar suas própria opções.
O que posso afirmar é, se você curte culinária asiática, tem que colocar o Bia Hoi no seu roteiro em São Paulo. Para se ter uma ideia, o endereço da República abriu em 2017. Ou seja, o restaurante já tem bastante estrada e sempre com muito movimento.
Só para não deixar passar a curiosidade. Conforme consta no site deles, bia hoi significa chope em vietnamita. Bia é cerveja (do francês bière) e Hoi é gás. Um brinde então a cozinha asiática!
Bia Hoi
Endereço: Rua Simão Álvares, 454 – Pinheiros. São Paulo / SP.
Horário: segunda a quinta das 12h às 16h e das 19h às 23h. Sextá das 12h às 16h e das 19h à 0h. Sábado das 12h à 0h. Domingo das 12h às 22h30m.
Contato: (11) 3034-5595
Para saber mais:
instagram.com/biahoisp
biahoi.com.br
Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.
Encontre outras dicas de bares e restaurantes em São Paulo em: comer e beber em Sampa
comida vietnamita