A esfiha de carne da Esfiharia Effendi

Há muita esfiha no mundo, mas poucas realmente me tentam, porém quando me conquistam eu logo apaixono. É o caso da servida na Esfiharia Effendi. Acho difícil encontrar, entre um mar de esfihas razoáveis, uma que realmente mereça atenção como é o caso dessa no Bairro da Luz.

Mais do que um salgado

Assim como no caso da coxinha de galinha, é um engano imaginar que a esfiha é um alimento menor, jogado a pejorativa tacha de ‘salgado’. O termo indica muito mais um alimento que se presta ao papel de empanturrar e ponto, do que um tipo ou formato de comida.

Esta iguaria de requer dotes artísticos e temperos secretos (seja do suor, ou de ervas) em seu preparo. Portanto, nem toda Esfiha é um simples salgado.

Esfiharia Effendi
O balcão comprido com bancos fixos ocupa parte do espaço do boteco

Vez por outra eu quebro a minha cara farejando sugestões de esfihas boas. No entanto, em alguns casos, intuitivamente eu sei que determinado lugar tem uma esfiha maravilhosa, sem mesmo antes prová-la.

Já tinha uns meses que tentava arrumar uma vaguinha na agenda para ir até a região da Luz conhecer a Esfiharia Effendi

Senti que esta dica era certeira e também me animei com o fato de algumas esfihas de lá serem abertas. mais comuns na culinária armênia.

Esfiharia Effendi
A esfiha aberta de carne tem massa leve e recheio bem temperado

Cercado entre lojas de vestidos de noivas está o local, um boteco lindo em sua singeleza. O ambiente é limpo, apesar de simples. As paredes são tomadas de azulejos com detalhes floridos.

Um balcão comprido se estica por boa parte do espaço, onde ainda cabem algumas mesas, de diferentes estilos. Um conjunto que parece não ter sido mexido desde que a casa abriu no início dos anos setenta.

Culinária Armênia

A Esfiharia Effendi foi fundada por Armando Deyrmendjian, de ascendência armênia. Talvez um dos segredos das boas opções de comidas ali servidas esteja justamente no tempero de influência armênia.

Sei que fui embora de lá extremamente arrependido por só ter comido uma esfiha, a de carne. Ainda mais depois de ler sobre a passagem de um casal de amigos, e também blogueiros, na sua página – a Tabeteimasu .

Devia ter ao menos provado outras opções como a esfiha de queijo com basturma (carne curada típica armênia) e pratos que sempre me tentam como o Kibe Cru.

Esfiharia Effendi
Detalhes do espaço atrás do balcão com o velho mobiliário ainda preservado
Esfiharia Effendi
O salão com mesas em diferentes estilos e a parede tomadas de azulejos

Vamos nos ater ao meu pedido: a massa da esfiha aberta de carne é inacreditavelmente leve. O recheio (molhadinho na dose certa) guarda ali uns toques diferentes e é bem temperado. Tentei comer vagarosamente, para poder curtir cada segundo daquela degustação, mas logo a esfiha se foi.

A partir deste dia não sei mais se prefiro esfiha aberta ou fechada. Digo além: a de carne da Effendi está certamente entre as melhores que já tive a oportunidade de experimentar. Logo-logo voltarei a casa para uma nova rodada, quer dizer, rodadas.

Esfiharia Bar e Lanches Effendi

Endereço: Rua Dom Antônio de Melo, 77 – Bairro da Luz. São Paulo / SP.
Funciona de terça a sábado das 8h às 15h30. Domingo das 9h às 14h30.
Contatos: (11) 3228-0295

Para saber mais:
instagram.com/esfihariaeffendi
effendi.com.br

Gostou das dica? Então der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de destinos em São Paulo em: comer e beber em Sampa

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

0 Comments on “A esfiha de carne da Esfiharia Effendi”

  1. Olá.

    Que bom que gostou da dica sobre o Effendi! Ficamos contentes quando alguém vai a um lugar que recomendamos e sai satisfeito de lá. E valeu pela indicação!

    Nós viramos fãs das esfihas deles e sempre que dá passamos lá. Deve ter sido difícil comer apenas uma esfiha! Eu acabo comendo várias quando vou…a de queijo com basturma é muito boa e vale a pena provar.

    Eu gosto tanto de esfihas fechadas quanto abertas, mas depende do lugar. Para fechadas eu gosto do Almanara e do Farabbud. Para as abertas o Effendi e a Casa Garabed. O Garabed tem esfihas fechadas muito boas também mas é bem caro.

    Abs

    1. Olá Carlos,

      Sou fã do blog de vocês e sempre recomendo para os amigos. Boa dica mesmo. Já provei a esfiha do Almanara, inclusive estou com um texto quase pronto sobre lá para publicar. Realmente é boa. A Garabed está na minha agenda. Já a Farabbud vou colocar entre os meus compromissos. Depois farei um apanhadão sobre todas estas esfihas.

      E já que estamos falando em esfihas, quando estiver pelo Rio de Janeiro, dê uma passada na Galeria Condor, no Largo do Machado para provar a esfiha de carne e queijo do Oriental. Ou na Saara a Padaria Brasil também serve exelentes esfihas.

      Um abraço e obrigado pelo comentário,

      Dé Comber

      1. Olá Dé,

        Também gosto bastante do seu blog! Acho muito bem escrito e tem dicas ótimas. Sempre estou por aqui. Valeu pelas dicas sobre o Rio. Quando for para lá já sei onde ir e onde pegar mais dicas 😉

        Seu post sobre a Rota do Acarajé me deixou com vontade de voltar lá urgente! Faz tempo que não vou!

        Aproveitando, vi que você gostou dos botecos japas da Liberdade. Tem um que gosto e que vale a pena conhecer. É o Kaburá. Acho que você vai gostar também.

        Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.