A Marisqueira e as alheiras de Mirandela

Pegamos um táxi para Copacabana com vontade de ir no restaurante A Marisqueira. O local parece sustentada pelos mesmos clientes desde os anos 50. Além de alguns turistas que se aventuram por lá. Parou no tempo e ficou um pouco fora de moda. Mas isso até lhe dá um charme.

Adoro a vitrine que dá para rua, com a mostra dos peixes do cardápio. Ou o clássico toldo verde de letras gastas. Mas visivelmente o local passa um certo ar indisfarçável de decadência. Será uma pena se chegar a fechar Ao menos fica essa impressão pelos poucos clientes na hora do almoço no final de semana.

A Marisqueira é um restaurante português tradicional do bairro de Copacabana


Mas entre tudo, o que curto mesmo na velha A Marisqueira é a deliciosa Alheira de Mirandela. Segundo o garçom, ela é feita por uma senhorinha moradora de Copacabana. Essa apetitosa entrada artesanal é difícil de encontrar em terras cariocas.

A Alheira de Mirandela

O embutido é feito geralmente à base de carne de frango, misturado com alho, pão e páprica, mas as receitas variam.

As alheiras, segundo reza a lenda, foram inventadas pelos judeus no século XV, ao norte de Portugal. Como não comem carne de porco, eles desenvolveram este embutido a base de diversas outras carnes. Como galinha, vitela e cordeiro. Misturadas ao pão e especiarias davam aparência semelhante a tantos outros embutidos de porco portugueses.

Desta maneira, os judeus poderiam consumir as alheiras em público, sem assim revelar sua opção religiosa através da rejeição à carne de porco. Diversas páginas na internet confirmam a origem judaica do embutido, incluso o sitio do município de Mirandela, em Portugal – onde a iguaria é considerada um dos principais patrimônios.

Não são somente as Alheiras, porém, a me atrair. De certa maneira A Marisqueira tem aquele clima sisudo e antigo, com cara de avô, que me deixa bastante confortável.

Tradição que não pode acabar

Depois que a gente se livra do primeiro impacto com o ambiente fora de moda, entende-se que o restaurante vive um bonito e digno processo de envelhecimento junto com o seu dono, o velhinho português sentado ao fundo, ao lado da caixa registradora.

A Marisqueira é um restaurante português tradicional do bairro de Copacabana

Compreende-se, igualmente, que os garçons são extremamente atenciosos. Além de tudo não ficam nos empurrando nada, importunando-nos com toda aquela insuportável linguagem de profissionais treinados e com o marketing na ponta da língua.

Por ali os garçons nos deixam na gloriosa paz de nossos próprios pensamentos. Percebe-se, então, que todos os poucos presentes no grande salão parecem certos do motivo pelo qual estão ali e já não precisam do cardápio para pedir.

Por fim, vê-se que alguns casais mais novos, da minha geração e de uma geração abaixo da minha também frequentam o lugar, um sinal de que, talvez, a tradição ainda consiga sobreviver por mais tempo. Daí passamos a gostar de lá exatamente da maneira que ele é.

É uma tradição que não é para todo dia, ao menos não o leitão que nós pedimos, muito gostoso, com aquela pele crocante e irresistível que faz com que queira o meu fígado pular de meu corpo toda vez que tenho a intenção de comer.

Milagrosamente, ajudado pelo olhar de reprovação da minha esposa, não comi toda a deliciosa pele, apenas belisquei uns tiquinhos daqui e de acolá. A cerveja de garrafa bem gelada e o forte ar-condicionado fecham para mim a questão. Eu me apeguei A Marisqueira.

Endereço: Rua Barata Ribeiro, 232, loja A – Copacabana. Rio de Janeiro / RJ
Horário: de terça a sábado das 12h às 22h. Domingo das 12h às 20h.
Contatos: (21) 2547-3920

Para saber mais:
instagram.com/amarisqueirarj

Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio.

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.