O tradicional e ótimo restaurante alemão de Santa Teresa, a Adega do Pimenta está renovada, mantendo a atmosfera aconchegante que a tornou famosa. O bar é uma referência gastronômica carioca e parada obrigatória para quem sobe as ladeiras do bairro.
Desde 2019 que eu não tinha o prazer de parar por lá e, por sorte, esbarrei com William, que toca o negócio com grande carinho. É esse cuidado que faz o Pimenta ser tão especial, passando pela equipe sempre muito atenciosa. Aproveito para prestar uma especial homenagem ao garçom amigo Ademir, falecido ano passado e que nos deixou saudades.
Alma Alemã
A Adega do Pimenta foi fundada em1984 por um alemão chamado Holf Pfeffer. William comprou o bar e aos poucos o foi moldando ao seu modo. Um diferencial do restaurante é o cuidado com os fornecedores, sempre escolhidos a dedo. Os embutidos, por exemplo, são produzidos pela Fazenda do Alemão, em Mendes, no Sul Fluminense.
O cardápio é um festival de ótimas salsichas e linguiças, petiscos tentadores (vale citar os deliciosos croquetes) e opções recentemente muito bem-vindas como a barriga de porco crocante. Dos pratos principais destacam-se o Bolo de Carne e o Joelho de Porco grelhado.
Como não poderia deixar de ser, há uma variedade de cervejas para acompanhar as refeições. Além das schnaps, boas para ajudar na digestão.
Herr Pfeffer
Com o sucesso da Adega do Pimenta, William abriu uma filial da casa no Leblon em 2002. O Herr Pfeffer, como chamado, já está enraizado na Zona Sul. O cardápio varia um pouco e existem diferenças sutis no conceito das duas casas. Há o público de Santa e o do Leblon. Eu gosto da casa da Zona Sul, mas a de Santa, pelo bairro e pela história, é a minha paixão.
Adega do Pimenta
Endereço: Rua Almirante Alexandrino, 296. Santa Teresa, Rio de Janeiro / RJ
Horário: Segunda a Sexta das 12h às 22h. Sábado das 12h às 20h e domingo das 12h às 18h.
Contatos: (21) 2224-7554 / contato@adegadopimenta.com.br
Saiba mais em:
adegadopimenta.com.br
instagram.com/adegadopimenta
Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.
Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio