Bar das Batidas, o conhecido C… do Padre, em Pinheiros

Conhecido pelo peculiar nome de C… do Padre, por estar localizado atrás da Igreja de Nossa Sra do Monte Serrate, no Largo dos Pinheiros, o Bar das Batidas é um clássico de São Paulo.

Inaugurado nos anos 50, passou para as mãos de Netto (os clientes o chamam de Nettunes) e seu filho Guilherme há alguns anos atrás. Diferente de muitos outros bares que simplesmente morrem após mudarem de dono, o destino do Bar das Batidas, para a sorte dos amantes de boteco (como eu), foi diferente.

Netto não só preservou toda a originalidade da casa, os objetos curiosos, o lindo balcão de mármore e as velhas estantes de madeira, como aos poucos acrescentou seu próprio toque ao local.

Conservas de pimenta

Um dos mais notáveis, de cara, é a sua maravilhosa coleção de conservas de pimenta. Todas em oferta, inclusive com garrafas à venda. Há estilos para todos os gostos: aos mais corajosos que curtem um ardido, até aos que preferem apenas acrescentar um cheiro a comida.

Bar das Batidas, C... do Padre
As receitas das clássicas batidas que fizeram a fama do lugar
Bar das Batidas, C... do Padre
A batida Zé Trovão, uma das mais pedidas

Todas as pimentas são orgânicas, plantadas pela mãe de Netto, Dona Isabel, no sítio da família em Januária, Minas Gerais. Quer mais? O vinagre que conserva as pimentas é preparado por seu pai, Seu Euvino, utilizando o mesmo álcool de cana de açúcar destinado ao seu alambique artesanal.

O alambique de Seu Euvino é responsável, entre outros, pelo fornecimento de barris de cachaça para marcas famosas como a Claudionor e a Velha Januária! Estes e outros tantos rótulos da bebida também estão à disposição dos fregueses.

Bar das Batidas, C... do Padre
O bar conta com uma maravilhosa coleção de pimentas
Bar das Batidas, C... do Padre
Ótima porção de carne seca, acompanhada de uma mandioca
Batidas clássicas

As receitas das clássicas batidas que fizeram a fama do lugar também foram mantidas e somadas a sabores misturados, preparados por Guilherme. Entre eles a Zé Trovão, uma das mais pedidas, que mescla coco e amendoim. São 14 pedidas no cardápio, sem contar as infinitas possibilidades de infusão entre elas.

Para comer, o boteco também ganhou opções interessantes como uma ótima porção de carne seca, que vem acompanhada de uma mandioca (aipim para os cariocas) primorosa! Além disso, também há petiscos como a linguiça calabresa apimentada, sanduíches e espetinho de carne (muito recomendados).

Bar das Batidas, C... do Padre
O bar é conhecido pelo peculiar apelido de “C… do Padre”
Bar das Batidas, C... do Padre
O boteco histórico ainda mantém parte de sua originalidade

Boa gente, Netto gosta de bater papo e faz questão de que provemos tudo por ali. Ele mesmo atende os clientes e conhece todo mundo que frequenta o local pelo nome. Ante de tudo, parece gostar de gerenciar o movimento de sua casa e isso faz toda a diferença para o astral de um bar.

O que não falta ao local é personalidade e não a toa enche quase todas as noites de uma clientela fiel ao seu estilo único. Achei o lugar tão diferente e fascinante, tão cheio de histórias que o coloco em minha lista de botequins imperdíveis de São Paulo.

Bar das Batidas C… do Padre

Endereço: Rua Padre Carvalho, 799 – Pinheiros. São Paulo (SP).
Horário: de segunda à sábado das 11h às 01h. Domingo das 15h às 00h.
Contatos: (11) 2856-0927

Para saber mais: instagram.com/ocdopadre

Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de destinos em São Paulo em: comer e beber em Sampa

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.