Conhecido pelo peculiar nome de C… do Padre, por estar localizado atrás da Igreja de Nossa Sra do Monte Serrate, no Largo dos Pinheiros, o Bar das Batidas é um clássico de São Paulo.
Inaugurado nos anos 50, passou para as mãos de Netto (os clientes o chamam de Nettunes) e seu filho Guilherme há alguns anos atrás. Diferente de muitos outros bares que simplesmente morrem após mudarem de dono, o destino do Bar das Batidas, para a sorte dos amantes de boteco (como eu), foi diferente.
Netto não só preservou toda a originalidade da casa, os objetos curiosos, o lindo balcão de mármore e as velhas estantes de madeira, como aos poucos acrescentou seu próprio toque ao local.
Conservas de pimenta
Um dos mais notáveis, de cara, é a sua maravilhosa coleção de conservas de pimenta. Todas em oferta, inclusive com garrafas à venda. Há estilos para todos os gostos: aos mais corajosos que curtem um ardido, até aos que preferem apenas acrescentar um cheiro a comida.
Todas as pimentas são orgânicas, plantadas pela mãe de Netto, Dona Isabel, no sítio da família em Januária, Minas Gerais. Quer mais? O vinagre que conserva as pimentas é preparado por seu pai, Seu Euvino, utilizando o mesmo álcool de cana de açúcar destinado ao seu alambique artesanal.
O alambique de Seu Euvino é responsável, entre outros, pelo fornecimento de barris de cachaça para marcas famosas como a Claudionor e a Velha Januária! Estes e outros tantos rótulos da bebida também estão à disposição dos fregueses.
Batidas clássicas
As receitas das clássicas batidas que fizeram a fama do lugar também foram mantidas e somadas a sabores misturados, preparados por Guilherme. Entre eles a Zé Trovão, uma das mais pedidas, que mescla coco e amendoim. São 14 pedidas no cardápio, sem contar as infinitas possibilidades de infusão entre elas.
Para comer, o boteco também ganhou opções interessantes como uma ótima porção de carne seca, que vem acompanhada de uma mandioca (aipim para os cariocas) primorosa! Além disso, também há petiscos como a linguiça calabresa apimentada, sanduíches e espetinho de carne (muito recomendados).
Boa gente, Netto gosta de bater papo e faz questão de que provemos tudo por ali. Ele mesmo atende os clientes e conhece todo mundo que frequenta o local pelo nome. Ante de tudo, parece gostar de gerenciar o movimento de sua casa e isso faz toda a diferença para o astral de um bar.
O que não falta ao local é personalidade e não a toa enche quase todas as noites de uma clientela fiel ao seu estilo único. Achei o lugar tão diferente e fascinante, tão cheio de histórias que o coloco em minha lista de botequins imperdíveis de São Paulo.
Bar das Batidas C… do Padre
Endereço: Rua Padre Carvalho, 799 – Pinheiros. São Paulo (SP).
Horário: de segunda à sábado das 11h às 01h. Domingo das 15h às 00h.
Contatos: (11) 2856-0927
Para saber mais: instagram.com/ocdopadre
Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.
Encontre outras dicas de destinos em São Paulo em: comer e beber em Sampa