Bar do Berinjela: petiscos criativos e tradição de boteco no Tatuapé

Bar do Berinjela, Tatuapé, São Paulo, boteco, comida de boteco, Surpresa de Berinjela, linguiça curada, Kiberinjela
A entrada do boteco na região de Tatuapé

No bairro do Tatuapé, na Zona Leste de São Paulo, fica um dos botecos mais tradicionais e criativos da cidade: o Bar do Berinjela.

É um desses botequins que a gente chega e não sente vontade de ir embora, tão envolvidos que ficamos com sua atmosfera familiar, além de suas muitas opções de petiscos diferentes.

Bar do Berinjela, Tatuapé, São Paulo, boteco, comida de boteco, Surpresa de Berinjela
Surpresa de Berinjela, o bolinho premiado tem massa de berinjela com calabresa e recheio de parmesão
A Surpresa de Berinjela: petisco premiado

Minha visita começou com a Surpresa de Berinjela, um dos petiscos mais famosos do bar. Esse bolinho de berinjela com calabresa e recheio de queijo parmesão é simplesmente delicioso.

Crocante por fora, é macio e com a massa leve, por ser feita de berinjela, que equilibra com o recheio generoso de queijo. E ainda vai bem com o molhinho de pimenta da casa, feito com dedo-de-moça.

Não à toa o Surpresa de Berinjela foi o campeão do Comida di Buteco de 2013, o que ajudou a projetar o Bar do Berinjela muito além da Zona Leste.

Bar do Berinjela, Tatuapé, São Paulo, boteco, comida de boteco, Surpresa de Berinjela, linguiça curada, Kiberinjela
O criativo Kiberinjela leva o trigo do kibe, com massa de berinjela e recheio de queijo
Kiberinjela e outras invenções criativas com berinjela

A criatividade com a berinjela não para por aí. O cardápio tem várias receitas com o ingrediente, como a berinjela à parmegiana, escondidinho de berinjela com carne seca e o inusitado Kiberinjela.

Esse último é uma mistura de trigo usado no kibe com a massa de berinjela e recheio de queijo prato. Assim como no caso do Surpresa, é leve pelo uso da massa de berinjela no lugar da carne.

Achei surpreendentemente saboroso. Digo isso pois sou fã de kibes de carne. Tudo bem que não é a mesma coisa, mas poderia dizer que é tão saboroso quanto.

Bar do Berinjela, Tatuapé, São Paulo, boteco, comida de boteco, Surpresa de Berinjela, linguiça curada, Kiberinjela, bolinho de carne louca
O bolinho de carne de panela desfiado é muito bem temperado
Tá Doida? O bolinho de carne de panela

Mas o Bar do Berinjela vai muito além da berinjela. Pedi também o bolinho “Tá Doida?”, feito com carne de panela desfiada, super bem temperada e servido em formato triangular.

Apesar do aspecto a la coxinha, ele me remeteu mais, pelo seu sabor, a um croquete. Ponto alto é que o recheio é bem molhadinho e realmente delicioso. Ele praticamente não tem massa, um bolinho de carne desfiada pura, quase isso.

Bar do Berinjela, Tatuapé, São Paulo, boteco, comida de boteco, Surpresa de Berinjela, linguiça curada, Kiberinjela
As diversas opções de bolinhos do cardápio do boteco

O nome Tá Doida? é uma brincadeira com a carne louca, um preparo de carne desfiada tradicional em São Paulo.

Um ponto legal do bar é justo eles darem a opção de pedir os bolinhos por unidade, o que ajuda muito para quem vem sozinho e quer provar mais de um sabor.

Bar do Berinjela, Tatuapé, São Paulo, boteco, comida de boteco, Surpresa de Berinjela, linguiça curada, Kiberinjela, bolinho de carne louca, acepipes
Uma porção de acepipes variados para fechar essa ótima passagem no Bar do Berinjela
Acepipes, linguiça curada e cerveja gelada

Outra tradição da casa é o balcão de acepipes. Pedi um apanhado das opções que eles oferecem, entre as quais a cebola e alho e conserva e jiló.

Destaco, porém, especialmente a linguiça curada, feita com calabresa comprada de um fornecedor local e que fica curando em cima da chapa do bar. Uma verdadeira iguaria para acompanhar aquela cerveja trincando.

Bar do Berinjela, Tatuapé, São Paulo, boteco, comida de boteco, Surpresa de Berinjela, linguiça curada
A linguiça fica curando no calor do chapa

Fica difícil imaginar uma combinação melhor: acepipe, cerveja gelada naquele clima maravilhoso de botecagem.

Uma bar com alma

O Bar do Berinjela foi fundado em 1964 pelo português Manuel Gomes Leitão, conhecido como Seu Berinjela. O apelido veio da época em que vendia berinjela na feira. Depois de sua morte, o bar passou para seu filho Zé Berinjela e a esposa Débora, que criaram os famosos petiscos com berinjela. Hoje, os filhos do casal também ajudam no negócio.

Bar do Berinjela, Tatuapé, São Paulo, boteco, comida de boteco, Surpresa de Berinjela, Praça 20 de Janeiro
Vista da Praça de 20 de Janeiro a partir do salão anexo do bar

É aquele tipo de boteco com cara de família, como o Bar do Luiz Fernandes ou o Bar do Luiz Nozoie. A tradição segue viva, agora tocada pela segunda e terceira gerações.

Eu já estava pra visitar o Bar do Berinjela fazia tempo — e que bom que cumpri com essa missão. O atendimento é ótimo, com preços muito ok. Sobretudo oferta petiscos surpreendentes. Se eu morasse pelas bandas da Zona Leste, com certeza viraria habitué.

Já conhece o Bar do Berinjela?

E vocês, já conheciam o Bar do Berinjela? Qual petisco é o favorito de vocês por lá? Conta aí nos comentários e aproveita pra me mandar dicas de botecos bons na Zona Leste de SP. Sempre curto descobrir novos lugares com a ajuda de vocês!

Bar do Berinjela, Tatuapé, São Paulo, boteco, comida de boteco
Uma das salas do tradicional boteco da Zona Leste de São Paulo

Se curtiu esse conteúdo, compartilha com a galera que ama um bom boteco. Aproveita também para seguir o Diários Gastronômicos no YouTube e não perder nenhuma nova jornada por aí.

Espero que tenham gostado da dica e quando derem um pulo lá não deixe de falar pra mim como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos , aqui no blog o nos comentários do canal no Youtube.

Quem estiver procurando outras dicas de bares e restaurantes em São Paulo dá um pulo na aba: comer e beber em Sampa 

Endereço: Praça Vinte de Janeiro, Tatuapé – São Paulo / SP

Horários: terça a sexta das 16h às 23h. Sábado das 12h às 20h

Contato: (11) 2671-2992

Para saber mais: instagram.com/bardoberinjela_

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.