O Bar do Luiz Fernandes está no topo da minha lista como o melhor boteco de São Paulo. Nesse texto eu vou discorrer sobre os motivos pelo qual eu considero esse botequim tão especial.
Bolinho de carne definitivo
O Bolinho de carne que ilustra a foto de abertura do texto é o primeiro motivo para eu amar o Bar do Luiz Fernandes. Criado pela Dona Idalina, ele virou a marca registrada do bar.
É tão importante e famoso que outros botecos de São Paulo começaram assim a colocar no cardápio a sua própria versão do “Bolinho de Carne do Bar do Luiz Fernandes“. Já virou, portanto, uma referência em termos de bolinho de carne em São Paulo.
Crocante por fora, rosadinho por dentro e muito bem temperado. Poderia defini-lo, pois, como o bolinho de carne perfeito. Além de tudo, não é um bolinho pequeno, não. Tem um tamanho bom e satisfaz a gula só no olhar. É realmente uma coisa espetacular e sendo assim por si só, já vale uma ida nesse boteco maravilhoso.
Disneylândia dos bolinhos
Mas o Bar do Luiz Fernandes não fica só no bolinho de carne não, o boteco é a verdadeira Disneylândia dos bolinhos tendo em vista as muitas opções que saem da cozinha da Dona Idalina.
Eu mesmo já provei alguns. Posso citar o Rabo de Toro, um bolinho de rabada com massa de polenta muito bom. E, também, a Surpresa da Dona Idalina, um bolinho recheado com queijo e berinjela.
Nessa minha última passagem por lá pedi o Bolinho de Braga, preparado com massa de alheira. Eu sou completamente louco por Alheira e por isso até publiquei um vídeo no canal do Diários Gastronômicos no Youtube onde conto a história deste típico embutido português. Então, como resistir a um bolinho de alheira? Mais um que adorei.
Independente do bolinho que vocês pedirem, no entanto, não deixem de acrescentar um pouco do molho à vinagrete clássico do bar, que vem com pimenta dedo-de-moça. Perfeito, pois, para acompanhar os petiscos da casa.
Balcão de Acepipes do Seu Luiz
Outro motivo pra eu gostar tanto desse boteco é o balcão de acepipes do Seu Luiz. Desde a primeira vez que eu fui no bar, uma das coisas que mais me fascinaram foi balcão do Seu Luiz com aquela porção de acepipes.
São mais de 60 opções de acepipes que eles servem por lá. Das mais simples, como o jiló, até as que impõem mais respeito, como o pé, a orelha de porco, o fígado de boi e o chouriço.
Eu fiz um vídeo sobre o chouriço recentemente. Pois então, no Bar do Luiz Fernandes você também encontra chouriço. Esse balcão de acepipes do Seu Luiz, dessa forma, é uma coisa que me fascina nesse bar, que eu considero um dos melhores de São Paulo.
Sanduíche de bolinho de carne
Uma grande surpresa para mim nessa última escala, todavia, foi o Sanduíche de Bolinho de carne. O Eduardo, filho de Seu Luiz e que comanda atualmente os salões, passou por mim assim e falou “cara você tem que provar aqui o sanduíche de bolinho!”. Sanduíche de bolinho? É isso mesmo, as sextas -feiras eles servem um sanduba de bolinho de carne dentro de um pão francês com um queijo provolone derretido.
É brincadeira esse sanduíche! Falar o que, Bolinho de carne deles, que é um espetáculo e super bem temperado, com o pão francês, queijinho provolone e ainda o vinagrete com uma pimentinha dedo-de- moça. É um lanche espetacular e, portanto, mais um fator na minha lista pra eu concluir que realmente esse bar é muito especial.
Era então um armazém de bairro
Para mim, no entanto, o motivo fundamental para o Bar do Luiz Fernandes ser tão especial é que ele é um boteco com alma, um botequim de verdade, com história.
Tudo começou como uma mercearia fundada pelos pais de Seu Luiz na década de 40. Com a concorrência dos supermercados, já no final dos anos 60, pois, a família teve que reinventar o negócio. Isso já com Seu Luiz a frente, junto todavia de sua mãe e sua esposa Dona Idalina.
Por conta disso, portanto, começaram a servir bebidas e a Dona Idalina a preparar os bolinhos de carne, que logo ficaram famosos e ajudaram o negócio a pegar. O balcão de acepipes surgiu alguns anos depois e o bar já atraia assim uma freguesia muito além do Mandaqui.
Boteco com alma
Hoje o botequim é tocado, como já disse, pelo Eduardo, filho de Seu Luiz e Dona Idalina, que desde cedo já atendia a clientela, está sempre com sua simpatia a trocar uma ideia com os clientes e a gravar os vídeos do bar para as redes sociais.
Ele gerencia o Bar do Luiz junto com suas três filhas, a Carolina, Catarina e Clara Fernandez. É a terceira geração da família a frente do negócio. Isso é muito legal! E o alicerce de tudo. É um bar, portanto, com alma e história.
Fazendo então um desabafo como botequeiro. O que a gente vê muito por aí, digo em Sampa e no Rio também, por onde eu circulo mais, é boteco enlatado. Bonitinho, com cardápio e clima descolado, mas sem alma.
Faz parte pois. Quem sou eu para ir contra algo, afinal todo mundo tem direto a montar o seu negócio e a ganhar seu dinheiro assim. Mas quem quer conhecer um boteco de verdade, autêntico, tem de ir ao Bar do Luiz Fernandes. Por isso que eu considero esse lugar tão maravilhoso.
Bar do Luis Fernandes
Endereço: Rua Augusto Tolle, 610 – Mandaqui. São Paulo / SP.
Funciona de terça a sexta 16h a 23h30. Sábado e domingo 12h à 21h.
Contatos: (11) 2976-3556
Para saber mais:
instagram.com/bardoluizf
bardoluizfernandes.com.br
Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.
Quer encontrar outras dicas de destinos em São Paulo? Então acesse: comer e beber em Sampa