Bar do Mineiro, da carne seca ao impecável feijão

Bar do Mineiro, Santa Teresa, Rio de Janeiro

Já perdi a conta de quantas vezes tentei, em vão, almoçar no Bar do Mineiro, em Santa Teresa. Almoçar só não, tomar mesmo uma cerveja num fim de tarde desses charmosos de final de semana, no velho bairro montanhoso carioca. Impossível!

O Mineiro vive lotado o tempo todo, de meio dia a hora que fecha. Desisto, pensei uma vez frustrado por mais uma tentativa de buscar um cantinho qualquer para sentar no tradicional botequim.

Bar do Mineiro Santa Teresa
O balcão de entrada que costuma lotar durante a tarde
Boa cozinha a um preço ainda acessível

Este movimento todo tem o seu motivo. A casa oferta uma boa cozinha a um preço ainda acessível. Ao menos se comparada a outras no mesmo bairro.

Há quem diga que a comida de lá deu uma caída e ao contrário os preços que subiram muito. De fato os preços subiram, assim como em toda a cidade do Rio. Ainda acho o Mineiro, porém, um programa menos caro do que outros tantos e o custo-benefício é aceitável.

A comida continua sendo boa, com destaque para o bom feijão da casa e a carne seca. Assim ao menos eu pude constatar nesta minha última passada por lá.

Bar do Mineiro Santa Teresa
Chegamos cedo e ainda pegamos a casa vazia. A calmaria durou pouco

Sábado desses, finalmente eu consegui um lugar, mas cheguei cedo com a Silvia. Não eram nem meio-dia quando atravessamos as portas para entrar no salão comprido, de pé-direito alto. Mesmo assim muitas pessoas já estavam por ali a beber uma cerveja (sempre servida estupidamente gelada).

Foi escolhermos nossa entrada que o público do meio dia invadiu as poucas mesas ainda vagas. Um tanto mais de gente ocupou a porta, a tomar uma ampola em pé mesmo junto ao balcão ou na rua, como tanto gosta de fazer o carioca.

Bar do Mineiro Santa Teresa
O bar fica num antigo sobrado. Arquitetura típica de botequim carioca
Sempre movimentado

Para quem não curte multidão, nem tente ir lá num sábado, como fizemos. Por mais que se arrume mesa, a quantidade de público se espremendo na espera e cruzando o salão para ir ao banheiro é tanta que chega a ser irritante.

Igualmente incomoda os decibéis da falação geral. É um bar barulhento. Mas, para quem não é fresco com isto, leve numa boa, encolha o cotovelo e curta sua estada.

O serviço, mesmo com tanta gente, consegue funcionar bem, apesar de, por vezes, ser difícil de acionar o garçom que corre de um lado ao outro.

O melhor momento para se curtir o Bar do Mineiro talvez seja mesmo pouco antes do fim da tarde, durante a semana, quando a casa fica mais tranquila. Fica aí a sugestão para quem visita a cidade.

Bar do Mineiro Santa Teresa
Eis os meus queridos pasteizinhos de Feijão Mineiro
Influência Mineira

A cozinha de influência mineira e o nome da casa remete ao dono, Diógenes Paixão, nascido em Carangola, sul de Minas Gerais. Porém o bar é um exemplar típico de botequim tradicional carioca, desde o sobrado onde se encontra, até o conjunto de azulejos na parede.

Vai além, pois a quantidade de peças de arte curiosas e interessantes expostas por todos os cantos (além de um conjunto bacana de fotografias) fazem de lá uma espécie de galeria-boteco. Não falta personalidade ao lugar e isso parece encantar boa parte do público que o frequenta e sempre retorna.

Bar do Mineiro Santa Teresa
Massa leve e recheio maravilhoso. Uma marca registrada da casa
Pastel de feijão

Mais do que pelos pratos de comida e a cerveja gelada, o que sempre me trás de volta ao Bar do Mineiro são os famosos pasteizinhos de entrada (fornecidos para a casa). Principalmente o de feijão.

Muito antes de a cidade ser tomada pela moda dos bolinhos de feijoada, o Mineiro já servia o seu pastel de feijão delicioso, de massa leve, que se come feito um biscoitinho. Continua sendo o melhor pastel de feijão do Rio para mim.

Bar do Mineiro Santa Teresa
A Carne Seca com Abóbora, Couve e Feijão não tem erro

Cheguei a supor que a porção de 16 mini pastéis de feijão mineiro seria um exagero para Silvia e eu começarmos os trabalhos naquele almoço de sábado. Na verdade a bandeja veio com dezessete, mas são 16 no cardápio por R$ 18,00. Não há porção que seja exagerada, pois aquele pastel, por sua massa fina, é leve. Podemos comer vários, sem o corpo reclamar.

Fato é que devoramos a entrada com incrível rapidez. Não fosse o plantão da Silvia, certamente nos esticaríamos sem pressa por ali ao longo da tarde. Afinal um bom almoço de sábado no Rio é aquele que acaba por virar lanche e finalmente jantar.

Bar do Mineiro Santa Teresa
Um prato saboroso e bem servido que além de tudo é colorido
Carne Seca com Purê de Abóbora

Depois dos pastéis pedimos logo a comida principal: Carne Seca com Purê de Abóbora, Couve e Feijão. Trata-se de um prato bonito de ser ver posto numa mesa, pelo colorido do laranja intenso da abóbora, o roxo da carne seca e o verde da couve. Além do preto do feijão.

Não tem erro, é uma das grandes pedidas da casa e um exagero para duas pessoas, pois vem muita comida. Tudo estava bom, da carne seca ao impecável feijão.

Bar do Mineiro Santa Teresa
O que não falta ao Bar do Mineiro é personalidade

Não conseguimos dar cabo de tudo, aí já era demais. Sobretudo depois dos pastéis. Fiquei bastante satisfeito com o almoço e feliz por sair de lá carregando uma rechonchuda quentinha (completa) que daria uma ótima refeição de domingo.

Depois de um tempo ausente foi bom conseguir voltar, mas pelo visto se eu quiser ir no sábado, vou ter que chegar bem cedo novamente. A única critica que faço é em relação à luz fluorescente fria do ambiente, que na parte da noite incomoda (frescura).

Ah! Sim, já ia quase esquecendo… Como todo bar mineiro que se preze, o cardápio de cachaças da casa é excelente.

Bar do Mineiro

Endereço: Rua Paschoal Carlos Magno, 99 – Santa Teresa (próximo ao Largo dos Guimarães). Rio de Janeiro / RJ.
Horário: terça a sábado das 11h às 23h. Domingo das 11h às 22h.
Contato: (21) 2221-9227

Para saber mais:
instagram.com/bardomineiro
bardomineiro.net

Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.