Poucos restaurantes do Rio de Janeiro contam com uma vista tão estonteante da cidade como a do Bar Urca. Melhor ainda é curtir o visual com boa comida e chope gelado.
Morei no bairro da Urca por um ano antes de migrar para Sampa. Um dos meus programas prediletos era parar na murada defronte a Baía de Guanabara, já próximo a entrada do Forte de São João, e comer umas sardinhas fritas e uns pastéis em frente ao Bar Urca.
Quando a fome batia mais forte e em dias mais quentes, me refugiava no salão com ar-condicionado para apreciar a cozinha carioca do restaurante.
Comida carioca
O cardápio do Bar Urca é um maravilhosa mergulho na típica comida luso-carioca. Lá estão alguns clássicos da cidade.
Como entrada: sardinhas fritas espalmadas, empada de camarão, bolinho de bacalhau e pastel de camarão. De prato principal: polvo com arroz de brócolis e batatas coradas.
São coisas que me fazem sentir uma enorme saudade de minha terra natal. E estando no Rio, dificilmente eu deixo escapar a oportunidade de traçar alguns desses itens.
Vista da Baía de Guanabara
Em viagem em julho para a Guanabara, o dia lindo de sol e de temperatura amena (vantagem do inverno carioca) foram convidativos para sentar junto a janela do tradicional restaurante.
Não é um programa barato, é bom que se diga. Mas, para quem não pode estar sempre no Rio como eu, uma parada por ali vale muito a pena. Assim, decidi dedicar uns bocados para me deliciar em uma tarde sem pressa com a familia.
Restaurante clássico do Rio
Nada mais acolhedor que velhos e experientes garçons. Desses que você realmente pode confiar quando sugerem, ou não, algo para comer no dia. Assim é com a equipe do Bar Urca que muito bem nos atendeu nesta passagem.
Estava na companhia de meu irmão, minha mãe e meu filho Arthur. Antes de partir para o prato principal, porém, fizemos nossa pequena seleção de entradas tipicas do Rio de Janeiro.
Sim, passamos por tudo que já citei mais acima: sardinha, empada, bolinho de bacalhau e pastel. Tudo muito bom. Que sardinha bem frita! E o que dizer da empadinha. Do tamanho certo, do tipo menor, sem aquele exagero de recheio. Perfeita.
Pastel com recheio delicioso de camarão e o bolinho de bacalhau bem acertado. Podia ficar repetindo esse pedido pelo resto da tarde até o pôr do sol. Mas o bolso pesa, né?
Polvo Grelhado
Após as entradinhas, decidimos por pedir apenas um prato: o polvo grelhado com arroz de brócolis e coradas. Esse é um dos meus pratos típicos do Rio prediletos. A porção maior para 2 pessoas nos atendeu bem naquele momento.
Chegou uma enorme travessa que parecia um daqueles cruzadores imperiais do Star War. O que dizer, polvo grelhado é um troço bom demais! Ainda mais com arroz de brócolis, batatas coradas com azeite por cima de tudo. Além da pimentinha para completar.
Tudo regado ao bom e básico chope claro da Brahma, que as vezes me faz falta beber.
O Bar Urca está aberto desde 1939 e sob o comando desde sempre da familia Gomes. É, sem dúvida, um patrimônio histórico, cultural e gastronômico do Rio de Janeiro. Eu não vou disfaçar, sou mesmo um fã de carteirinha do local.
Bar e Restaurante Urca
Endereço: Rua Cândido Gaffrée, 205 – Urca. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: O bar funciona diariamente das 8h às 22h30m. O restaurante, diariamente das 11h30m às 22h30m.
Contato: (21) 2295-8744
Metrô mais perto: Estação Botafogo (Linha 01)
Para saber mais:
instagram.com/barurca
Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.
Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio