A gastronomia africana do Biyou’Z

O Biyou’Z foi fundado pela empreendedora camaronesa Melanito Biyouha. Ela enxergou as boas possibilidades em abrir as portas da culinária de sua terra para além da comunidade.

Passou assim a servir também aos brasileiros um panorama dos pratos típicos de países como Angola, Nigéria, Senegal, Gana, Camarões entre outros.

Culinária africana

Apesar da imensa influência mútua entre a cultura culinária encontrada em diferentes países da costa oeste africana e as várias regiões do Brasil, são ainda raríssimas as casas que se propõe em nosso país a explorar e ofertar a rica gastronomia da África em terras tupiniquins.

São Paulo, com uma grande colônia de imigrantes vindos de países como Nigéria, Camarões e Angola, ainda não se abriu totalmente para este universo. O mesmo ocorre no Rio, que possui igualmente uma grande colônia de angolanos. Em parte isto ocorre pelo desinteresse brasileiro em explorar esta diversidade.

Biyou’Z Gastronomia Africana
Na parede do Biyou’ z reportagens com referências à cozinha local

No entanto, de uns anos para cá, alguns restaurantes que antes serviam basicamente aos estrangeiros começaram a despertar a atenção dos paulistanos. É o caso do Biyou’Z, bem próximo a Praça Júlio Mesquita, no Centro de São Paulo. A região concentra grande parte dos africanos em Sampa.

Biyou’Z Gastronomia Africana
Lugar singelo, com clima de boteco e poucas mesas num espaço pequeno
Ambiente singelo e atendimento simpático

Ainda hoje o restaurante é mais frequentado por africanos e a língua falada dificilmente é o português. Ao longo do almoço eu me senti como um turista em minha própria cidade e até arrisquei um francês enferrujado na comunicação com a simpática cozinheira.

O lugar é muito singelo, um boteco, mas de aspecto limpo. São poucas mesas num espaço pequeno, paredes coloridas e apenas algumas máscaras africanas a decorar o ambiente. Na parede, no entanto, já é possível ver reportagens com referências à cozinha local.

Biyou’Z Gastronomia Africana
Malang – Banana da Terra frita e peixe frito com molho acebolado
Semelhanças com a culinária brasileira

Cada dia há uma especialidade diferente em oferta, mas o cardápio também dispõe de pratos fixos bastante variados e tentadores. Quem pensa tratar-se de comida exótica vai ficar surpreso e se sentir bastante confortável com opções que lembram muito a comida brasileira do dia-a-dia.

O Peixe com banana-da-terra que eu comi é muito comum na cultura caiçara do litoral paulista e fluminense. A folha de mandioca, bastante utilizada na região Norte do país, também está presente por ali em pratos como o Pondu (folha de mandioca, fufu de milho e peixe frito). 

Ou mesmo a mistura de quiabo e galinha, tão presente em pratos nacionais, é possível de ver em pedidas como o Bicoye. Este vem com quiabo, tomate e cebola, galinha, carne de panela ou peixe e fufu de mandioca.

Por fim, não poderia faltar o dendê e camarão seco. Tão típicos dos pratos soteropolitanos, também são encontrados no Fumbua: Pasta de amendoim torrado com azeite de dendê, camarão moído e fumbua (folha seca típica da África).

Biyou’Z Gastronomia Africana
O Biyou’Z fica no centro de São Paulo, onde se concentra a comunidade africana
Preços em conta e muito sabor

Os pratos são servidos como Pê-efes e nenhuma das pedidas sai mais do que R$ 20,00. Como estava muito quente, escolhi uma opção que me pareceu mais leve, o Malang. Vem com banana da terra frita e peixe frito com molho acebolado.

O fato da “banana” vir antes do “peixe” no nome do prato faz todo o sentido. A porção da fruta é enorme! Fiquei muito surpreso com o sabor equilibrado e o ótimo tempero do pedido. A prato me custou apenas R$ 16,00!

Sai bastante satisfeito com o almoço, com o atendimento e a experiência de maneira geral, mas me arrependi depois de não ter provado o Fufu, espécie de massa que mistura banana-da-terra com mandioca ou milho (no restaurante há as duas opções). Fica pra próxima!

Biyou’Z Gastronomia Africana

Endereço: Alameda Barão de Limeira, 19 – Campos Elíseos. São Paulo / SP.
Horário: diariamente das 12h à 0h.
Contato: (11) 3221-6806

Para saber mais:

instagram.com/biyouzgastronomiaafricana

biyouzrestauranteafricano.com.br

Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de destinos em São Paulo em: comer e beber em Sampa

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.