Botiga Pirineus, embutidos artesanais

Botiga Pirineus, Jardins

A Botiga Pirineus, na Rua da Consolação, é um pequena maravilha que reunido um pouco de tudo que fabricam de embutidos artesanais.

Não é de hoje que sou fã da Pirineus. Considero uma das marcas de charcuraria melhor qualidade atualmente no mercado paulistano.

Entre os curados incluem-se o clássico Fuet Catalão (que foi por onde conheci a Pirineus), o Chorizo Espanhol, a Sobresada Mallorquina, Chistorra e Chorizo Cantimpalo.

Botiga Pirineus
A Botiga Pirineus, pequena loja das maravilhas embutidas
Botiga Pirineus
Os embutidos curados em exposição
Botiga Pirineus
As opções de produtos fresco na loja

Nos cozidos é possível encontrar estilos distintos de Morcilla e Butifarra, também embutidos tradicionais do país ibérico.

A influência principal é a Espanha, mas a Pirineus também se abriu para criações inspiradas em estilos da América do Sul.

É assim com a boa linguiça Parrillera típica da Argentina e as brasileiras Calabresa e Toscana. Além da Copa, que é um embutido tradicional no Brasil, porém de influência italiana.  

Botiga Pirineus
11 – Chistorra fresca; 12 – Parrillera; 13 – Toscana; 14 – Butifarra Cruda; 15 – Calabresa Fresca
Botiga Pirineus
16 – Butifarra Catalana; 17 – Butifarra Blanca; 18 – Butifarra Negra; 19 – Morcilla Espanhola; 20 – Morcilla Doce; 21 – Morcilla de Burgos
Botiga Pirineus

1 – Chorizo Espanhol; 2 – Chistorra Curada; 3 – Sobrasada Mallorquina; 4 – Fuet; 5 – Secallona; 6 – Chorizo Cantipalo; 7 – Lombo; 8 – Copa; 9 – Calabresa curada; 10 – Chorizo Asturiano

O começo da marca

A história da Pirineus remonta aos anos 50 e o seu sotaque espanhol vem do fundador, o catalão José Ribas, que começou a pequena produção de embutidos artesanais no bairro da Lapa. A marca segue sendo tocada pela terceira geração da mesma família, sempre com foco nos estilos catalãs e espanhóis.

Botiga Pirineus
Entrada da loja, na Rua da Consolação

O mais bacana de tudo é poder trocar uma ideia com a equipe, que explica os diferentes tipos de produtos, de onde surgiram, o preparo etc. Se você gosta de embutidos, como eu, a Botiga Pirineus é um destino fundamental em sua vida.  

Botiga Pirineus

Rua da Consolação, 2915 – Cerqueira César. São Paulo / SP

Contatos: (11) 30620157 / (11) 988310080 / embutidos@pirineus.com.br

www.pirineus.com.br

Instagram: pirineusbr

Facebook: pirineusembutidosartesanais

Encontre outras dicas de destinos em São Paulo em: comer e beber em Sampa

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.