Burger & Mortadela, lanchonete no Ipiranga

Burger & Mortadela, lanchonete, Ipiranga
Burger & Mortadela, lanchonete no Ipiranga

Bem ao lado do Hambúrguer do Seu Oswaldo fica o Burger & Mortadela. Eu nunca tinha ouvido falar do lugar. Mas por sorte do azar, dei com a porta do Oswaldo fechada. Foi assim que conheci essa simples lanchonete, com ótimo sanduíche de mortadela.

Silvia e eu estávamos a caminho de um passeio pelo Parque da Independência. Devíamos contar com a possibilidade do Hambúrguer do Seu Oswaldo estar fechado, pois era a última semana de 2011.

Em São Paulo significa quase como férias coletivas gerais. A cidade fica vazia, muitos bares e restaurantes aproveitam para entrar em recesso e realizar reformas. Não foi diferente com o lugar do Hambúrguer.

Burger & Mortadela
Grandes peças de Mortadela Ceratti ficam expostos por todo o pequeno espaço da casa

“Putz!” Poderia ter dito isso alto, ali no Ipiranga, as margens nada plácidas da Rua Bom Pastor, como um grito de fome, se nós não tivéssemos qualquer outra perspectiva do que comer na área.

Mas o “Putz!” Tornou-se quase “Que Sorte!” ao constatarmos que bem ao lado estava o Burger & Mortadela. Logo que sentei junto ao balcão verifiquei que o pequeno espaço estava lotado. Havia muitas reportagens presas nas paredes de azulejo. Constatei que era – assim como o do Hambúrguer – um estabelecimento famoso.

Sanduíche de Mortadela com queijo e molho vinagrete

Se não fomos de Hambúrguer, caímos graciosamente de boca num belíssimo sanduba de mortadela. Não qualquer um, mas sim a opção mais pedida da casa. Uma espécie de cheese-Mortadela, ou Sanduíche de Mortadela com queijo e molho vinagrete.

Isso mesmo, um lanche de Pão Francês com muita mortadela, queijo mussarela e vinagrete, esquentado na chapa! Ponho exclamação porque é surpreendente, maravilhosa e simples a mescla, mas nunca tinha parado para avaliar a possibilidade de criar este sanduba. O molho vinagrete fecha fantasticamente a combinação.

Burger & Mortadela
A mortadela e o queijo são enrolados juntos, com o vinagrete no meio. Muito bom!

Nossa intenção, como eu disse anteriormente, era apenas fazer um pequeno lanchinho antes do passeio pelo Parque da Independência, pois depois iríamos almoçar na Mooca. Resolvemos, então, dividir o sanduíche. A coisa estava tão boa, no entanto, que quase desistimos de nossa jornada a parar por ali mesmo para devorar mais um ou dois sanduíches.

Difícil dizer que é melhor do que o célebre Sanduíche de Mortadela servido em alguns bares do Mercadão simplesmente porque o estilo é outro.

O da lanchonete no Ipiranga leva menos mortadela, para que permita uma melhor composição com o queijo e o molho. Interessante é que as fatias de queijo e mortadela são enroladas juntas, com o molho no meio. O que facilita na hora de levar a coisa toda a boca.

Não é preciso nem passeio pelo Parque da Independência para eu voltar ali. Essa parada estratégica é um programão por si só. Difícil agora vai ser resistir ao Sanduíche de Mortadela para comer no vizinho o Hambúrguer do Seu Oswaldo.

Burger & Mortadela

Endereço: Rua Bom Pastor, 1665 – Ipiranga. São Paulo (SP).
Funciona de segunda a sábado das 12h às 22h30m.
Contatos: (11) 2063-7004

Para saber mais:
instagram.com/burgeremortadela

Gostou da dica? Então der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de destinos em São Paulo em: comer e beber em Sampa

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.