Após o incêndio que devastou o salão principal do restaurante e quase sepultou uma das mais tradicionais churrascarias cariocas, a Churrascaria Majórica foi reerguida e reabriu as portas poucos meses depois da tragédia.
Estava ansioso para voltar e conferir como as coisas andavam. Convidei meu sócio, amigo e um dos maiores especialistas em Majórica que eu tenho notícia, o Xaxá, para me acompanhar num almoço de dia de semana por lá.
Em nossa passagem em meados de agosto a casa ainda realizava uma profunda reforma e o salão maior estava fechado. Se o restaurante costumava lotar com dois salões, imagina apenas com um só. Por isto mesmo nos precavemos em chegar logo que o serviço abriu, ao meio dia.
A sala menor, com ar condicionado, continua como sempre foi: ostentando seu estilo retrô característico. Muito uso de madeira e quadros com pinturas de azulejo com temas espanhóis.
Churrasco à espanhola
Pode parecer estranho aos desavisados, mas a Majórica ~e uma casa de comida espanhola. Aquele dia mesmo em que passamos por lá, estavam servindo uma tentadora Paella.
Os garçons são atenciosos e conseguem dar conta do recado mesmo nos momentos em que o movimento está forte.
Pouco depois que se senta à mesa é servido um couvert simples, mas maravilhoso: torradas feitas de pão francês, bolinhas de manteiga, azeitonas pretas e verdes e molho a campanha. Típico dos restaurantes clássicos do Rio de Janeiro.
Deve-se ir com parcimônia nos beliscos, pois por ali a comida é sempre farta. Como entrada é indispensável e praticamente um pecado não se pedir a ótima linguiça no espeto.
Não sei qual é o fornecedor, mas tenho a impressão de que o sabor da linguiça da Majórica segue igual. Desde que comecei a frequentar a casa, ainda criança, com os meus pais.
Dá muita vontade de repetir a dose, mas como disse no início do parágrafo, é necessário deixar espaço para o principal: a carne.
Fraldinha com batat pastel
Há muitos cortes que gosto por ali, como a Baby Picanha, o T-Bone ou a Chuleta, no entanto aquele dia tinha ido mesmo atrás da Fraldinha. É a carne que meu amigo Xaxá é fã. A fraldinha da Majórica é muito boa, sem erro. Sempre macia e saborosa. Assim estava mais uma vez aquele dia.
Uma Fraldinha na brasa (por R$ 49.00) dá fácil para duas pessoas, mas nenhum dos pratos do restaurante é servido com acompanhamento. Mesmo pagando a guarnição à parte, o almoço na Majórica ainda apresenta um preço justo.
Em nosso caso, cada um estava afim de uma coisa diferente para acompanhar a carne. Xaxá pediu banana à milanesa e eu uma porção de Batatas Pastel. É o estilo típico argentino, com batatas infladas que se assemelham mesmo a um pequeno pastel de vento.
Foi um exagero de comida. Cada coisa vinha em uma enorme travessa, mas demos conta, com prazer, de tudo por ali. Nada como uma batata mergulhada no sangue da fraldinha. Delícia. Para fechar a questão e iniciar a digestão, dois cafezinhos e a conta.
Foi muito bom saber que as coisas por ali continuam iguais a sempre.
Churrascaria Majórica
Endereço: Rua Senador Vergueiro, 11-15 – Flamengo. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: diariamente das 12h às 23h.
Contatos: (21) 2205-6820 / (21) 2285-6789
Melhor parada: estação Flamengo do Metrô (Linha 1)
Para saber mais:
majoricario.com.br
instagram.com/majoricario
Gostou da dicas? Então quando der um pulo em um dos locais indicados não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.
Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio