Duo, elegante casa de comida italiana no Jardim Oceânico

RESTAUTANTE DUO ENCERROU AS ATIVIDADES. TEXTO FOI MANTIDO COMO REFERÊNCIA DA GASTRONOMIA CARIOCA PARA PESQUISA

Um passeio pela Itália. Assim Nicola Giorgio definiu a cozinha da casa a qual é sócio, o Duo. Alto e elegante, antes de sentar-se a mesa o italiano circulava entre o salão e a cozinha, sem perder nenhum detalhe do que ocorria durante o pico de almoço. Domingo é um dia calmo, depois nos revelou.

Em serviço Nicola aparenta muita seriedade, mas quando se conversa com ele, vemos que se trata de uma pessoa descontraída e simpática e que adora falar de seu trabalho e da infância na Itália, onde deu os primeiros passos em direção a profissão de gestor de restaurante.

Começou a trabalhar aos 14 anos. Lavou muito prato até poder estudar hotelaria. Depois passou pela Suíça, Paris e Londres antes de vir morar no Brasil, onde já vive há alguns anos.

Restaurante Duo
Salão principal do restaurante
Restaurante Duo
Um segundo ambiente, pouco mais reservado, aos fundos
Sommelier Dionízio Chaves

Nicola comanda o Duo com o sommelier Dionízio Chaves. A casa tem um pouco dos dois, ou digamos, espaço suficiente para os dois trabalharem. Nicola entre a cozinha e o salão e Dionizio na parte dos vinhos.

Assim que chegamos à porta do restaurante, Dionízio se apresentou. Estava na companhia de sua esposa Isabel e de um filhote de Golden Retriever que confessou ele, é muito bonito, mas lhe dá um trabalho de tirar o sono.

Dionízio Chaves é um dos mais respeitados sommeliers do Brasil, mas isso não parece ter lhe tirado a simplicidade e simpatia. Após escutá-lo falar de si, saí com a sensação de que eu deveria me empenhar mais para correr atrás dos meus sonhos. Sua determinação é inspiradora.

Restaurante Duo
Trabalho na cozinha, visível para os clientes
Restaurante Duo
O ambiente principal conta com um grande e confortável bar

O primeiro contato de Dionízio com o mundo dos restaurantes teve inicio através de sua mãe, que era uma excelente cozinheira e tinha um restaurante bastante popular na Rocinha, onde moravam. Chegou a vender picolés na praia de São Conrado antes de arrumar um emprego no restaurante Guimas, como ajudante de garçom.

Um dos mais respeitados sommeliers do Brasil

Sonho de sua juventude passava longe dos vinhedos até então. Não era de beber, sempre foi um jovem disciplinado e, como ele mesmo se define, “careta”. Queria mesmo era ser jogador de futebol.  Foi da escolinha do Flamengo e chegou a jogar no Nacional de Montevideo, no Uruguai, por cinco meses.

A necessidade de trabalhar acabou lhe afastando dos gamados e o levando para o mundo da gastronomia. Foi no Guimas que iniciou sua história com o vinho e descobriu que queria ser sommelier. Ajuda de amigos e de clientes admiradores de seu trabalho abriu portas. Fez estágio no Locanda de la Mimosa, depois iniciou a carreira de sommelier no Rapsody, passando pelo Le Sommelier.

Restaurante Duo
Nossa jornada começou com um tartare de salmão e carpaccio de peixe branco
Restaurante Duo
Outra entrada do almoço: antepasto italiano

Dividindo o tempo entre os estudos do vinho e os negócios, conseguiu em 1999 o primeiro lugar no concurso brasileiro de sommelier. Conheceu Nicola na época em que trabalhou no Hotel Fasano e a ideia de abrirem um projeto juntos foi um processo natural na carreira dos dois.

Refinado, mas ao mesmo tempo descontraído

O barato do Duo é conseguir ser refinado, chique, mas não pender para um formalismo que poderia tornar o ambiente desagradável. Muito ao contrário: espaço é amplo, a iluminação impecável. Durante o dia, a luz do sol ilumina de forma controlada o salão. A decoração foi muito bem planejada para tornar o ambiente mais descontraído.

Restaurante Duo
Risoto de cogumelos frescos com galinha d´Angola
Restaurante Duo
Risoto de frutos do mar
Restaurante Duo
Stinco de vitela com polenta de pecorino e sálvia

É um lugar para quem gosta de vinho e boa cozinha italiana e segue um pouco o que Dionízio apregoa: transformar o ato de tomar vinho numa coisa natural e agradável. Contam com 400 rótulos e há vinhos em diversas faixas de preço.

Jardim Oceânico

Quando iniciaram a parceria, Dionízio e Nicola planejaram inicialmente abrir um espaço na Zona Sul da cidade, no entanto os preços das áreas comerciais da região nobre do Rio estavam muito altos. Somado a isso, não encontraram um espaço amplo condizente com os seus anseios.

Relutaram inicialmente em migrar o projeto para Barra, com medo de perderem a clientela da Zona Sul. Isso foi até baterem o olho no local atual no Jardim Oceânico: estavam certos de que ali caberia o sonho dos dois.

O preconceito de parcela dos moradores da Zona Sul com a Barra vem se desfazendo conforme aumenta o fluxo de pessoas entre diferentes partes da cidade, por conta justamente da valorização absurda dos imóveis na área nobre do Rio.

Há muita gente migrando de Ipanema e Leblon para a Barra. Com isso existe uma mudança no perfil dos serviços do bairro, com a abertura de novas casas. O Duo se encaixa aí. Além disso, por ser no início da Barra, o restaurante atende também os clientes que moram na Zona Sul.

Restaurante Duo
A jornada ainda teve direito a uma sobremesa
Restaurante Duo
Limoncello feito pelo próprio Nicola

Vencida a etapa de se ambientar em território da Barra, a maior dificuldade enfrentada pelos sócios na abertura da casa, segundo Nicola, foi com a contratação de mão de obra. Sobram oportunidades de trabalho no setor de gastronomia justamente porque falta gente com capacitação e especialização para preencher as vagas.

Jornada pela gastronomia italiana

Após o ótimo bate-papo com os dois sócios, foi-nos oferecida uma jornada deliciosa de pratos. Começou com tartare de atum e carpaccio de peixe branco, antepasto italiano. Passou pelo risoto de cogumelos frescos com galinha d´Angola (realmente muito bom) e frutos do mar e finalmente um “Stinco” de vitela com polenta de pecorino e sálvia.

Um almoço memorável que não poderia terminar de maneira mais italiana: com um Limoncello feito pelo próprio Nicola. Receita de sua mãe, ele nos revelou.

RESTAUTANTE DUO ENCERROU AS ATIVIDADES. TEXTO FOI MANTIDO COMO REFERÊNCIA DA GASTRONOMIA CARIOCA PARA PESQUISA

Restaurante Duo

Endereço: Rua Érico Veríssimo, 690, Barra da Tijuca – Rio de Janeiro.

Quer lembrar de outros tantos bares e restaurantes que fecharam as portas no Rio de Janeiro e São Paulo, acesse a nossa página: memória

Comente aqui no blog ou em nosso instagram , tinha algum bar que você era apegado que fechou as portas?

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.