Mais uma noite na Adega da Velha

Chegou o garçom, pedi logo dois chopes. Peça sempre caprichado e na pressão. A comida da Adega da Velha é boa, nem olhei o cardápio, mandei vir à carne na farofa. O rapaz magro ficou sem entender, fez olhar de cachorro.

Não sabia o que era a carne na farofa. “É… uma carne que vem com farofa…”, tentei explicar sem saber mais o que dizer. Resolvi ir até o bar mostrar a tal iguaria. Identificada a comida (que não tem nome, é apenas carne na farofa) eu solicitei uma mini porção.

Voltei para a mesa e umas velhas me olharam, o cachorro balançou a rabiola. Tomavam chope numa rapidez incrível e não paravam de fofocar. Enfim sentei e tomei o primeiro gole de chope. Depois da semana inteira gripado, trancado em casa, parecia querer compensar tudo de uma só vez. Brindei à vida com o Barnabé e a todos os pubs que eu hei de conhecer.

Tenho quase certo ser músculo bovino. Pensei em perguntar ao Chico, mas fiquei com preguiça. Uma delícia, rapidamente limpamos o pequeno prato. Henrique queria comer mais, eu também. Pedimos uma porção de carne de sol com aipim e farofa. Gosto muito da carne de sol da Adega da Velha. Jogamos manteiga de garrafa e pimenta por cima de tudo e comemos o petisco.

Adega da Velha, músculo bovino
A sempre boa porção de músculo com farofa
Adega da Velha, carne de sol
A carne de sol naquela noite estava ótima
A Adega da Velha é para ir de coração aberto

Vinicius, outro amigo, não gosta muito da Velha, não tem boas lembranças dela. Outros tempos, outras histórias. Insisti, disse para ele sentar de coração aberto e assumir o chope mais ou menos. O papo estava bom, ele já estava meio alto e acho até que nem reparou nas velhas ao seu lado.

Conversamos sobre Londres, sobre o bunker do Churchill e sobre como já estávamos ficando velhos. Saímos com o bar quase fechando, minha esposa ainda pediu um sanduíche de filé – talvez inspirada no Cervantes – que estava muito bom.

Na volta para casa, passando pelo Bar do Adão, demos de cara com o cachorro magro e suas duas velhas tomando um chope de saideira. Eu dei um tchau discreto mais elas não me responderam, nem o cachorro.

Endereço: Rua Paulo Barreto, 25 – lojas A e B, Botafogo, Rio de Janeiro – RJ.
Horário: diariamente das 08h às 00h.
Contatos: (21) 2286-2176

Para saber mais:
instagram.com/adegadavelha

Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.