Restaurante Mosteiro, no Centro do Rio de Janeiro

O Restaurante Mosteiro está longe de ser do estilo família. Afinal, se trata do Centro do Rio. O público ali é de empresários, políticos, executivos e por ai vai. Um espaço para confabular e ter reuniões de trabalho. Ou para escapar do calor carioca no forte ar-condicionado – como fiz junto ao meu amigo Thiago.

Patê de fígado, azeitonas portuguesas e a taça com palitos de cenoura no gelo. Um couvert clássico que sempre me deixa bastante feliz e que é a cara do ambiente. Um jeitão elegante fora de moda, meio aristocrata tradicional – que algumas casas portuguesas do Rio têm.

Restaurante Mosteiro
Couvert clássico: patê de fígado, azeitonas portuguesas e palitos de cenoura no gelo

Os clientes não falam alto e os garçons, vestidos de terno, são educados e atenciosos. O nome e a logomarca remetem ao Mosteiro de São Bento, uma das construções históricas mais antigas da cidade, que fica bem pertinho. Quem passa pela rua quase não repara na porta de madeira que dá acesso ao salão.

Não podia mesmo recusar o couvert na espera por meu amigo. Comi quase todas as azeitonas pretas e cenouras antes dele chegar. Logo partimos para o principal, quer dizer, a entrada. Digo isto porque para mim a empada do Mosteiro é algo de outro mundo. Tão boa que eu me daria por satisfeito em comer umas quatro e fazer às vezes do almoço. É, sem dúvida, a marca registrada do lugar.

Restaurante Mosteiro
A empada do Restaurante Mosteiro é algo de outro mundo, a marca registrada do lugar
Restaurante Mosteiro
A de camarão, com sua massa leve, é a melhor que já comi na vida

Queria muito comer um polvo com arroz a brócolis. É uma sina. É praticamente impossível eu ir ao Rio sem deixar de me esbaldar com meu prato carioca predileto. Como o Rio é a cidade do polvo, e do arroz a brócolis, para minha felicidade é possível encontrar versões das mais diversas (e com preços também diversos) por toda a cidade. Do boteco até o Mosteiro.

Praticamente intimei meu amigo a dividir comigo o pedido, que naquela casa portuguesa é servido como Polvo à Don Luiz Leite (guisado com arroz e brócolis). O molusco vem cortado em pedacinhos e já todo misturado com o arroz. Uma boa versão. Não sei se a minha predileta, mas muito boa. Não seria para dividir propriamente, mas ninguém cria caso por ali. Deu na conta para nós dois e acabou por compensar o cheque no final.

Restaurante Mosteiro
Polvo à Don Luiz Leite (guisado com arroz e brócolis)
Restaurante Mosteiro
O Restaurante Mosteiro tem um jeitão elegante fora de moda, meio aristocrata tradicional

O Restaurante Mosteiro é praticamente uma unanimidade quanto a sua cozinha, que consegue manter um padrão muito bom em todos os pratos e ao longo dos muitos anos de sua história. Por isto a experiência vale muito a pena, mesmo considerando que não é para todo o dia.

Ademais, não é em qualquer lugar que se come uma empada como a servida por lá. A massa é muito leve. A com recheio de camarão é a melhor que já comi na vida. Isto é muito coisa, principalmente numa cidade como o Rio, onde as empadas têm quase que um significado religioso de tão amadas.

Atualização (24/10/2023):

Fundado em 1964, o Restaurante Mosteiro reabriu em 2023 por iniciativa de Antônio Rodrigues, dono da rede Belmonte. A clássica casa de comida portuguesa passou um período fechada por conta dos impactos da pandemia.

Restaurante Mosteiro

Endereço: Rua São Bento, 13 – Centro. Rio de Janeiro / RJ
Horário: de segunda a sexta das 11h às 22h.
Contatos: (21) 3950-3505 / (21) 960152382

Para saber mais: instagram.com/restaurantemosteiro

Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.