Labuta Mar é dedicado as gostosuras das águas

Labuta Mar

O chef Lucio Vieira é conhecido por seu trabalho no Labuta Bar, no Centro do Rio, com petiscos e pê-efes simples. A releitura dos botecos cariocas em tira-gostos como porção de jiló e caldo de mocotó conquistou o público. O Labuta Mar é uma extensão desse sucesso, porém concentrando sua atenção aos peixes e frutos do mar.

Labuta Mar, bar, boteco, bairro da Glória, Rio de Janeiro
O painel indicando entre outras coisas os peixes do dia

Essa é uma nova tendência que venho testemunhando tanto no Rio, quando em São Paulo. Bares com estilo mais despojado, preços mais em conta, a se dedicar a riqueza dos mares. Eu apoio essa onda.

Redescobrindo o Bairro da Glória

No caso do Labuta Mar, de cara já admirei o local escolhido pelos donos para abrir a casa. Bem ali na Rua do Russel, por muitos conhecida por ser até 2018 ser a sede da Rádio Globo.

Fica defronte a Praça Luís de Camões, dessas que merecem ainda melhor atenção (como muitas no Rio). Mas é um belo visual, tendo o Aterro do Flamengo ao fundo.

Labuta Mar, bar, boteco, bairro da Glória, Rio de Janeiro
A frente do Labuta Mar na Rua do Russel

Eu sou bastante suspeito ao falar da região, pois amo tudo aqui lá e fico feliz em ver que alguns grãos de revalorização estão sendo assentados.

Já mais próximo da Lapa, a Praça Paris já vem testemunhando uma retomada. Aos domingos, quando rola a Feira Livre da Glória (minha predileta), tudo aquilo fica bem cheio.

Petiscos do mar

Tirei uma tarde durante a semana para aportar na Rua do Russel. Muitos clientes curtem sentar nas cadeiras de praia dispostas do outro lado da rua, na área da praça. Eu preferi sentar junto as mesas em frente ao bar.

Labuta Mar, bar, boteco, bairro da Glória, Rio de Janeiro
Opções de petiscos disponíveis no balcão do bar

O cardápio se divide entre os petiscos do mar quentes e frios, além das porções para beliscar. Dá para conferir algumas opções frias no balcão do bar. Para quem preferir rangar, há os pratos divisiveis por dois. Na hora do almoço durante a semana rola uns pê-efes que variam a cada dia.

Para beber, cervejas de garrafa sem grande variedade, mas que atendem aos anseios dos sedentos por pão líquido. Pedi logo uma Heineken para acalmar os pensamentos, servida no tradicional copo americano (brasileiro).

Labuta Mar, bar, boteco, bairro da Glória, Rio de Janeiro
Labuta Mar cardápio
Empada de camarão

Entre tantas opções interessantes a escolha é dificil. Mas, na companhia de minha mãe, resolvemos iniciar com as empadas de camarão, enquanto escolhimos o petisco seguinte. De cara vi que o melhor seria ficar beliscando, para provar mais coisas do menu.

As empadas são de tamanho médio, com massa leve do estilo farelenta. Dessas que desmanjam na mão. Eu amo empada de camarão que é algo muito tipico da culinária botequeira carioca. O recheio estava muito bom. Ponto positivo para o bar. A azeitona preta para mim é um plus.

Labuta Mar, bar, boteco, bairro da Glória, Rio de Janeiro
As empadas de camarão tem recheio delicioso

Ainda ensaiei solicitar a empada de polvo, mas seria muita empada para um dia só, levando em conta que a comilança seguiria ainda.

Ovo marinado

Antes de ir ao Labuta Mar pessoalmente, já tinha me fascinado a imagem do Ovo Marinado com Massago, Maionese japonesa Kew Pie e cebolete que vi no Instagram do bar. Não tirei isso da cabeça.

Labuta Mar, bar, boteco, bairro da Glória, Rio de Janeiro
O Ovo Marinado com Massago é um espetáculo a parte

Foi o nosso segundo pedido. Nesse caso, dentro dos petiscos frios, o mais diferente e delicioso do dia, sem dúvida. Tão belo de se ver que dá pena de comer. Antes de devorar, umas fotos para publicar no Insta. Um pedido que reúne ovo e ova de peixe sempre terá minha atenção. Estava muito bom realmente.

Espetinho de polvo

Já nas porções, mandamos vir um Espetinho de Polvo na Brasa com Pimentão Vermelho, Gremolata, bacon de peixe e farofa de pão. Como são dois espetos, dá pra dividir na boa. O polvo faz parceria aqui com cubinhos de peixe. Um petisco leve e bacana.

Labuta Mar, bar, boteco, bairro da Glória, Rio de Janeiro
Espetinhos de polvo com peixe

Pensei em uma segunda porção como o sempre tentador Vôngole (com molho de vinho branco), mas minha mãe nesse ponto já tinha se dado por satisfeita.

Ostras de sobremesa

Nesse momento vi uma porção de ostras cruzar pelo bar levadas pelo garçom até a galera nas cadeirinhas de praia, lá na praça. Tava escolhida a minha saideira.

Labuta Mar, bar, boteco, bairro da Glória, Rio de Janeiro
O trio de ostras me serviu como sobremesa

Pedi o Trio de Ostras na Brasa com vinagrete e limão. Ostras é um troço que amo demais, cruas, grelhadas do jeito que for. Com o molhinho vinagrete ficou show, fechando bem os comes naquela tarde.

Para voltar

Dizem que nos finais de semana o bicho pega por ali e o bar fica bem movimentado, incluindo filas no banheiro. Não tenho como avaliar. O que posso dizer é que para mim me pareceu um programa perfeito para um final da tarde, uma happy hour temprana. Ou chegar cedinho, antes da galera do almoço invadir.

Labuta Mar, bar, boteco, bairro da Glória, Rio de Janeiro
Cerveja no copo americano. Gostei do bar

É mais um bar para ficar beliscando do que propriamente fazer uma refeição. Isso na minha opinião. Gostei muito do Labuta Mar, uma boa novidade, desses bares para voltar. Quem sabe após uma caminhada no Aterro, ou uma passada rápida após as compras na Feira da Glória.

Endereço: Rua do Russel, 450, loja B – Glória. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: de terça a domingo das 11h30m às 22h.
Contato: (21) 3268-7672

Para saber mais: instagram.com/labuta_mar

Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.