Velho Adonis, maravilhoso botequim de Benfica

Bar Velho Adonis Rio de Janeiro, Bar Velho Adonis Cardápio, Velho Adonis Benfica, comida de boteco, botequim

O Velho Adonis é uma versão nova do Adonis que sempre amei e continuo amando. O ambiente segue o mesmo, com a parte do balcão (a original) ostentando a velha torneira de bronze da Brahma. De lá saem os chopes gelados e cremosos, que naquele calor de Benfica são uma benção.

Comprado pelo cearense o João Campos em 2020, o Velho Adonis foi renovado. Campos tem longa experiência na área de gastronomia, fazendo carreiro em nada menos que o Antiquarius. O Adonis chegou muito perto de ficar para história não fosse João, que reabriu a casa e recuperou, inclusive, a torneira da Brahma.

Bar Velho Adonis Rio de Janeiro, Bar Velho Adonis Cardápio, Velho Adonis Benfica, chope Brahma, torneira de bronze da Brahma
A histórica chopeira da Brahma e o chope cremoso do botequim
Novidades no cardápio do Velho Adonis

Foi um acerto manter seu foco na culinária luso-carioca que fez a fama do botequim e preservar muitos dos pratos do cardápio do Adonis original como os de bacalhau, incluindo a punheta de bacalhau e os bolinhos. Além da renomada Rabada servida as quartas e sábados.

Quem já conhecia a casa de longa data, no entanto, irá reparar em novidades no cardápio. É o caso do Polvo com Bacon, Açorda de Frutos do Mar, Alheira e a Bagaceira com Chouriço, entre outros. São pratos trazidos pelo chef Antônio Rodrigues, que comanda a cozinha local.

Bar Velho Adonis Rio de Janeiro, Bar Velho Adonis Cardápio, Velho Adonis Benfica, bolinho de bacalhau
O bolinho de bacalhau segue excelente
Bolinhos de bacalhau, onde tudo começa

Tinha muitos anos que não botava os pés lá. Fiquei surpreso com o movimento, em um dia de semana. Cheguei com meu sócio da Esquina Filmes, Alexandre, e tivemos de esperar vagar uma mesa. Nada que fosse um grande sacrifício. Ficamos na calçada, junto a outros tantos, utilizando um banco alto como suporte para os nossos chopes.

Assim que se chega, mesmo ali na espera, os garçons logo trazem os chopes para aliviar a tensão. Junto a eles, uns bolinhos de bacalhau para distrair a fome. Que bolinho! No formato clássico redondo, ele ainda é um dos melhores do Rio. Dá muita vontade de repetir, mas ainda teríamos outros itens em nossa passagem pela boteco da Zona Norte.

Bar Velho Adonis Rio de Janeiro, Bar Velho Adonis Cardápio, Velho Adonis Benfica, polvo com bacon
O Polvo com Bacon se tornou um dos destaques entre os petiscos
Polvo com bacon, uma maravilhosa criação

Após umas três rodadas de chopes e os bolinhos, descolamos uma mesa no salão mais antigo. O Adonis se restringia apenas a parte do balcão com umas mesas de fundo, onde sentamos. Depois expandiram ao comprarem uma loja ao lado, se esticando pela esquina da Rua São Luiz Gonzaga.

Já tinha recebido de diferentes fontes botequeiras confiáveis a dica em relação ao Polvo com Bacon. Foi o pedido que fizemos assim que descansamos nossas bundas nas cadeiras. Enquanto isso, mais chopes vinham da torneira.

O polvo chegou em uma porção generosa, acompanhada de uma cesta de pães. Os tentáculos macios combinavam perfeitamente com os pedaços de bacon. Uma coisa bela demais! Só por aquilo me dá vontade de voltar ao bairro de Benfica toda vez que for ao Rio de Janeiro. É um desses pedidos que já nascem como um clássico da culinária de boteco carioca.

Bar Velho Adonis Rio de Janeiro, Bar Velho Adonis Cardápio, Velho Adonis Benfica, bacalhau empanado
Gurjão de Bacalhau: petisco inusitado e delicioso
Gurjão de bacalhau

Após o polvo a ideia era pedir mais um petisco. Mas qual? O menu de petiscos do Adonis é uma grande extensão de coisas interessantes. Partíriamos para uma rodada de pastéis, como o Pastel de Rabada? Seguriamos com o Jiló à Milanesa? Quem sabe uma Barriga Suína

Sendo o bacalhau um dos fortes da casa, venceu em nossa escolha o inusitado Gurjão de bacalhau. A porção reestabeleceu pra mim o sentido existencial do gurjão. Parafraseando o grande Bruno Henrique: ” é “Oto Patamá”.

Vontade não faltou de seguirmos por ali na arte de petiscar. O problema é sempre o espaço dentro de nós. Após o Gurjão de Bacalhau, então, fizemos mais umas duas ou três rodadas do ótimo chope e seguimos nosso caminho, com certeza de que não demorarei mais tanto tempo para retornar.

Endereço: Rua São Luiz Gonzaga, 2156 – loja A.
Horário: terça a quinta das 10 às 22h. Sexta e sábado das 10h às 23h. Domingo das 10h às 19h.
Contato: (21) 3890-2283

Para saber mais: instagram.com/velhoadonis

Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.