Bacalhau na Cadeg – Empório Gourmet Show

Emporio Gourmet, Cadeg

Entre os destinos onde vale traçar um Bacalhau na Cadeg está o Empório Gourmet Show, uma deli com espaço de restaurante escondido no segundo piso. Mais importante de tudo, servem o sensacional Bacalhau Empanado em Farinha Panko

Não esperem o lugar mais charmoso do mundo, nem um primor de decoração, mas é limpo e o ar-condicionado, potente. É um item fundamental no calor carioca, principalmente na quentura do bairro de Benfica.

De uns tempos para cá resolveram se referir ao entreposto comercial de Benfica como Mercado Municipal do Rio de Janeiro, mas é por CADEG (Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara) que os frequentadores conhecem o local.

CADEG – Mercado Municipal do Rio de Janeiro

O Centro de Abastecimento foi criado após a derrubada do antigo mercado da Praça XV (um pecado) durante a construção da Perimetral. Este último um horroroso viaduto que, benza deus, foi abaixo recentemente. Podiam reconstruir o mercado, né? Enfim.

Bacalhau na Cadeg
O bacalhau é um dos principais produtos vendidos nas lojas da CADEG

O CADEG agora, portanto, é apresentado como Mercado Municipal e vai perdendo, de fato, a sua roupagem de somente um Centro de Abastecimento para se tornar um destino gourmet, ocupado também por restaurantes, bares e delis.

O comércio de atacado ocorre de maneira mais intensa durante a madrugada e na parte da manhã, incluindo um ótimo mercado de venda de plantas e flores. Por volta das 11h o público alterna para a galera que vem almoçar ou comprar nas delis e lojas especializadas em produtos como vinho, cervejas, azeites, bacalhau e por aí vai.

Emporio Gourmet,  Bacalhau no Panko, Bacalhau na Cadeg
Bacalhau na farinha Panko do Empório Gourmet: sensacional! 

Antigamente as opções gastronômicas se limitavam a restaurantes simples ou botequins, como o tradicional Poleiro do Galeto, que serve ótimos Pê-efes. Agora há diversas alternativas como parrilla uruguaia e, principalmente, comida portuguesa que é o forte do local, inclusive através de um reconhecido festival.

Emporio Gourmet, Bolinho de Bacalhau, Bacalhau na Cadeg
O bolinho de bacalhau do restaurante está num bom nível
O bacalhau é o rei

Falando em comida lusitana, o Empório Gourmet Show serve ótimos pratos de bacalhau. Com destaque para o sensacional Bacalhau Empanado em Farinha Panko. Exatamente o motivo que me levou até lá num almoço de dia de semana com meu sócio na ogrice, Xaxá Malaguti. A porção atende muito bem dois seres humanos com fome.

O peixe vem em pedaços crocantes por fora e macios por dentro, com lascas que se desfazem facilmente a cada garfada. Para acompanhar, batatas ao murro, alho, cebola, abobrinha, pimentões, ovo cozido e azeitonas pretas.

Emporio Gourmet, Deli, Bacalhau na Cadeg
A deli do Empório no primeiro andar e tem horário de funcionamento mais extenso

Como entrada, claro, não deixamos de pedir ao menos um bolinho de bacalhau para cada um. É uma entrada indispensável na passagem por qualquer restaurante português no Rio de Janeiro.  O bolinho do Empório Gourmet, apesar de não constar no meu ranking de prediletos, está num bom nível. Isso numa cidade em que a concorrência é fortíssima.

O lance é realizar um programa duplo: faça suas compras na Cadeg, passe na Deli do Empório no primeiro andar, adquira mais algumas iguarias e depois sente para curtir o Bacalhau no Panko.

Empório Gourmet Show

Endereço: Rua Capitão Félix, 110 – Benfica. Rio de Janeiro / RJ.
O restaurante funciona de terça a domingo das 11h às 16h. A Deli abre de segunda a quinta das 7h às 17h. Sexta e sábado das 7h às 18h e domingo das 9h30 às 16h30.
Contatos: (21) 2580-3776

Para saber mais: emporioshow.com.br

CADEG – Mercado Municipal do Rio de Janeiro

Rua Capitão Félix, 110 – Benfica. Rio de Janeiro (RJ)
O Galpão (anexo) do Mercado das Flores funciona de Segunda a sábado de 3h às 12h. As lojas tem horários específicos de funcionamento que podem ser verificados no site do Mercado.
Contatos: (21) 3890-0202 / (21) 3526-5717

Para saber mais: cadeg.com.br

Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.